Divergente, Insurgente e Convergente: nova série de filmes baseada em livros

Os filmes baseados em livros são um sonho realizado do autor e dos leitores. Quando você lê e gosta de um livro, aqueles personagens fazem parte de você, e ver tudo que você leu acontecer nas telas de cinema é concretizar algo que, até então, só existia na imaginação de cada leitor. As séries de livros que viram filmes estão aumentando com o passar do tempo, e o sucesso é certo. As sagas Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes, O Senhor dos Anéis, entre outras, estão aí para provar que o universo cinematográfico está intimamente ligado ao literário, e novas obras literárias estão tomando conta do cinema.

220

Hoje vamos falar sobre uma saga de livros que terá sua estreia nos cinemas dia 17/04 e promete ser mais uma obra de sucesso, direto das páginas para as telas.

Divergente é o primeiro livro da série de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth (seguido dos livros Insurgente e Convergente), lançado em abril de 2011. A saga tornou-se best-seller do The New York Times, alcançando o primeiro lugar entre os mais vendidos, sendo comparada à Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins, e à The Maze Runner, do autor James Dashner.

Mas afinal, do que se trata “Divergente”?

Bdj-BTJCcAAMUqa
Assim como Jogos Vorazes e The Maze Runner, se trata de uma distopia de um mundo futurístico. Neste caso, a sociedade é dividida em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Sinceridade e a Erudição. Aos chegar aos 16 anos todos os jovens se submetem a um teste que irá averiguar para qual facção o indivíduo está mais preparado. Porém, mesmo assim, ele pode escolher ir para qualquer outra facção. Mas a escolha não faz os jovens serem automaticamente aprovados. Eles também precisam passar por uma iniciação, diferente para cada facção. Se não conseguir ser iniciado, ele vira um sem-facção. Que pode ser a pior coisa para qualquer pessoa.

Se a gente já tem dificuldade pra escolher o curso que vai prestar vestibular, imagina uma porra dessas?

DIVERGENT

A protagonista se chama Beatrice (Tris) e não sabe ao certo o que fazer da vida. Ela cresceu na facção Abnegação, junto com os pais, mas agora precisa escolher pra onde quer o rumo da vida dela. Escolher entre a família e si mesma não tá fazendo bem pra cabeça da menina. No dia da cerimônia ela é submetida a uma máquina que tira dela, através de uma manipulação mental, a qual facção ela pertence. Acontece que seu exame revela um resultado imprevisto: ela não pertence a nenhuma facção, ela é uma Divergente.

Como assim divergente?

Divergente-Assista-ao-novo-trailer-do-filme-00 divergent-movie-shailene-woodley 131113_divergente_thumb
Sabe aquelas pessoas que simplesmente não se encaixam na sociedade? Ela é tipo isso, só que a sociedade que ela vive é mais brutal que a nossa, e naquele suposto “mundo perfeito” não podem existir divergentes. É como se fosse um formigueiro, todo mundo com sua função pra manter tudo bonitinho, em ordem. Quando surge um divergente, que pode atrapalhar o andamento das coisas, tem que ser morto.

A protagonista morre? ISSO É SPOILER, FDP?
Calma! Tudo o que sei é que ela não pode ser descoberta, senão ela morre. Daqui pra frente, é lutar contra a própria cabeça e contra a sociedade pra que ela não seja descoberta, mas outras coisas acabam surgindo e deixando tudo mais complicado… E rola uns romancinho também.

10006962_506415412801572_238701021_n

O filme é produzido por Lucy Fisher, Pouya Shabazian e Douglas Wick, com roteiro de Evan Daugherty e Vanessa Taylor. É estrelado por Shailene Woodley (Tris), Theo James, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Maggie Q, Jai Courtney, Miles Teller e Kate Winslet.

Claro que não dá mais tempo de ler o livro antes de assistir o filme (há não ser que você seja um mutante ou sei lá), mas é válido assistir, principalmente se você é do tipo que gosta de ler e já se identifica com alguma série. Vai que descobre mais uma história que combina contigo? O próximo filme estreia em 2015, até lá dá pra acompanhar os livros (se quiser, né). Como uma apaixonada por ficção científica, depois de pesquisar bastante resolvi fazer esse post e espero que tenha sido útil. Aqui no blog também tem um post só com livros que virarão filmes em 2014. Vale lembrar que a protagonista é a mesma menina que vai protagonizar “A Culpa É Das Estrelas” de John Green, e você pode assistir o primeiro trailer aqui.

Falando em sagas, você acompanha alguma ultimamente?

 

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.