Curiosidades sobre Os Irmãos Cara de Pau (1980)

Eu nunca gostei de musicais, sempre achei chato as firulas e piruetas no meio da história, mas curiosamente, um dos meu filmes preferidos, é justamente um musical. Tô me contradizendo? Talvez.

Mas chega aí que eu vou dar alguns motivos pra todo mundo entender o porquê de Blues Brothers (Os irmãos cara de pau), ser um musical que foge de todos os clichês ruins que nós vemos por aí.

Num resumo breve, o filme da década de 80 (vamos começar por aí, sou fã de praticamente tudo que veio dos anos 80 no mundo do cinema), estrelado pela dupla John Belushi e Dan Aykroyd, que na época eram comediantes do SNL, conta a história dos irmãos Jake e Elwood, onde após dois anos preso, ele sai em liberdade condicional e fica sob custódia de seu irmão. Com muito estilo, roupas pretas, chapéus e óculos escuros, os irmãos saem em sua missão: conseguir US$ 5 mil para salvar o orfanato em que foram criados.

    • Na verdade, a banda surgiu quatro anos antes do filme,  em 1976 durante o Saturday Night Live. Belushi e Aykroyd tiveram um cuidado muito especial para deixar claro que os Blues Brothers não eram “Belushi e Aykroyd”, e sim Jake e Elwood foi tanto que eles até mesmo criaram a história da banda, que apareceu no encarte do seu primeiro disco. Eles teriam crescido juntos em um orfanato em Illinois e se apaixonaram pelo blues graças a um faxineiro do local. Assim, fizeram um pacto de sangue, cortando o dedo com uma corda que diziam ter vindo de uma guitarra de Elmore James.
    • Belushi chamou o filme de um tributo à música negra americana, e para isso se cercou dos grandes nomes do gênero: Aretha Franklin, James Brown, Ray Charles, Cab Calloway, misturando blues, rock and roll, soul, country e rhythm and blues.
    • O filme também deu origem a um game para IBM PC, Atari, NES e Game Boy. O objetivo do jogo é escapar da polícia para chegar a um show de blues, e há a possibilidade de escolher um irmão para ser seu personagem ou jogar simultaneamente com outro jogador.
    • Em 1997, oito episódios de uma animação sobre a Blues Brothers Band foram feitos, mas nunca foram ao ar.

  • Na época de seu lançamento, Os Irmãos Cara de Pau (1980) bateu o recorde de número de carros batidos em um filme. Foram contratados 500 extras para o filme e foram utilizados 150 automóveis que foram destroçados em diversas cenas de perseguição.
  • Para marcar os 30 anos do filme, o jornal do Vaticano dedicou uma página inteira ao filme, com nada menos do que cinco artigos, um deles dizendo que “não faltam provas” que justifiquem que Os Irmãos Cara de Pau (1980) seja considerado um “filme católico”.
  • O filme tem cenas memoráveis, como James Brown fazendo um pastor pregando a seu rebanho, Aretha Franklin fazendo todos dançarem em lanchonete de bairro, e Cab Calloway fazendo um número musical da Broadway.
  • Para cena de perseguição no Shopping, foi alugado um shopping que estava fechado que precisou ser equipado e decorado, e ter seu estacionamento lotado de carros. Todos os carros que aparecem no estacionamento são novinhos e foram cedidos por empresas de automóveis para o filme.

O que não falta são motivos pra assistir ao filme, um musical com comédia, piadas que fogem do clichê e dos bons costumes, personagens marcantes, carros explodindo e uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, com muito soul, r&b e vozes que arrepiam a alma de qualquer um.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.