As novas Caça-Fantasmas são mulheres, aceita que dói menos!

Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) é um filme de comédia de 1984, dirigido por Ivan Reitman. A história acompanha os professores universitários Egon Spengler (Harold Ramis), Raymond Stantz (Dan Aykroyd) e Peter Venkman (Bill Murray), que perdem seus empregos e decidem abrir seu próprio negócio como caçadores de fantasmas. Eles contratam a secretária Janine Melnitz (Annie Potts) e, mais tarde, um quarto membro – Winston Zeddemore (Ernie Hudson).

Os Caça-Fantasmas teve um enorme sucesso financeiro, conseguindo arrecadar mais de 229 milhões de dólares em bilheteria, a segunda maior do ano de 1984, atrás apenas de “Um Tira da Pesada”. Foi um sucesso com a crítica especializada e indicado a várias premiações importantes como BAFTA, Oscar e Globo de Ouro. O filme ganhou uma sequência em 1989 – “Ghostbusters II” – e algumas séries animadas, mas nunca um terceiro longa.

Os novos Caça-Fantasmas são mulheres, aceita que dói menos!

Caso você não seja uma criança dos anos 80/90, levando em conta o sucesso do filme, você já deve imaginar que o mesmo tenha uma legião de fãs, certo? Pois é. Esses fãs esperam ansiosamente pelo terceiro filme da franquia desde os anos 80, e ganharão esse presente tão almejado em 2016.

Entretanto, o novo Ghostbusters não será totalmente igual aos anteriores. A começar pela equipe, que teve de ser substituída por rostos novos já que o elenco original envelheceu desde os anos 80 e, infelizmente, um dos membros mais amados do time faleceu.

“Ah, mas uma equipe mais jovem de Caça-Fantasmas não é algo tão grave, já que passaram tantos anos e vários reboots modernos também substituem os atores originais.”

Sim, você tem razão. Lançar uma sequência ou reboot de um longa antigo implica em trazer um novo elenco, provavelmente uma nova história e uma nova ambientação. Isso é completamente aceitável.

Mas e quando o elenco muda de gênero?
O “problema” do novo Ghostbusters não é o novo elenco, a nova proposta ou o reboot em si, é o fato de terem substituído o elenco original masculino, por um elenco feminino. Aparentemente isso é inaceitável, desrespeitoso e ultrajante. O ódio aumentou quando as atrizes foram anunciadas, e para a surpresa geral, elas não correspondem ao padrão de beleza hollywoodiano. Para piorar ainda mais a situação, um homem foi escalado para o papel de recepcionista. É como se, a cada crítica, os produtores gritassem “FODA-SE”.

Antes de mais nada, deixo claro que defendo com unhas e dentes o novo Ghostbusters e não é simplesmente porque o novo elenco é feminino. Se o reboot tivesse um elenco feminino, mas apelasse para o sexismo, contratando atrizes apenas pelo seu corpo e/ou fama, eu criticaria sem dó. Mas estamos falando de um filme que está sendo levado a sério pelos produtores, cujo elenco é formado por grandes nomes da comédia norte-americana. Conheça-as (caso você ainda não as conheça, o que acho muito difícil, mas tudo bem):

as-caca-fantasmas-novas-fotos-elenco (5)

Melissa McCarthy: atriz, comediante, escritora e produtora norte-americana. Seu nome é conhecido e respeitado em Hollywood como uma das melhores comediantes da atualidade. É possível conferir seu ótimo trabalho em filmes como “Uma Ladra Sem Limites” (2012), “As Bem Armadas” (2013), “Tammy” (2014), “Um Santo Vizinho” (2014) – onde atuou com Bill Murray – e “A Espiã Que Sabia de Menos” (2015); e também na televisão, em “Gilmore Girls” e “Mike & Molly”. Ela interpretará Abby Yates, co-autora do livro de Erin. Desde que o material foi publicado, as duas amigas se desentenderam e seguiram caminhos separados. Abby vai atrás de fantasmas ativamente, como uma caçadora.

as-caca-fantasmas-novas-fotos-elenco (3)

Kristen Wiig: atriz e comediante norte-americana. Fez parte do elenco de “Saturday Night Live” de 2005 à 2012, e é membro do renomado teatro de comédia “The Groundlings Main Company” em Los Angeles. Seu talento pode ser apreciado no universo cinematográfico em filmes aclamados como “Missão Madrinha de Casamento” (2011) – onde atua ao lado de Melissa McCarthy – “A Vida Secreta de Walter Mitty” (2013), “Tudo Por um Furo” (2013), “Irmãos Desastre” (2014), “O Diário de uma Adolescente” (2015), “Perdido em Marte” (2015), “Zoolander 2” (2016) na 5ª temporada da série “Arrested Development” e na minissérie produzida pela Netflix “Wet Hot American Summer: First Day of Camp”. Ela interpretará Erin Gilbert, uma escritora especializada em temas sobrenaturais que trabalha na Universidade de Columbia.

as-caca-fantasmas-novas-fotos-elenco (4)

Leslie Jones: atriz e comediante norte-americana. Além de fazer parte do elenco do “Saturday Night Live”, Leslie faz parte do elenco de ótimos filmes e séries como “Descompensada” (2015), “No Auge da Fama” (2014) e “Workaholics”. Ela interpretará Patty Tolan, uma funcionária do metrô da cidade de Nova York que se deparará com a principal ameaça sobrenatural do filme.

as-caca-fantasmas-novas-fotos-elenco (2)

Kate McKinnon: atriz e comediante norte-americana. Faz parte do elenco do “Saturday Night Live”, estrelou o ótimo filme “Parceiras Eternas” (2014), “Ted 2” (2015). Ela interpretará Jillian Holtzmann, a nova parceira de Abby.

as-caca-fantasmas-novas-fotos-elenco (1)

Chris Hemsworth: ator australiano, conhecido por interpretar o personagem Thor nos cinemas. Embora eu acredite que quase todo mundo o conhece devido aos filmes do Thor e dos Vingadores, você pode vê-lo em filmes como “Rush: No Limite da Emoção” (2013), “Além da Escuridão – Star Trek” (2013) e “Branca de Neve e o Caçador” (2012). Ele interpretará Kevin, o recepcionista das Caça-Fantasmas, personagem originalmente interpretada por Annie Potts.

Antes de explicar direitinho para quem está com dúvidas ou com o pé atrás com o longa, alguns pontos importantes devem ser destacados para todos que estão reclamando sobre o fato dos novos Caça-Fantasmas serem do sexo feminino:

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (7)

1) Se o elenco do filme fosse composto por homens, sendo eles bons comediantes de Hollywood como são essas atrizes, ninguém estaria reclamando. Ou até haveriam reclamações, mas as pessoas diriam que “dariam uma chance ao filme” antes de gritar por aí que será um fracasso.

2) Não é sexista ter Chris Hemsworth como o recepcionista. Chris tem muitas oportunidades em Hollywood e, acredite ou não, tem o direito de escolher este papel. Ele não é obrigado a aceitar nenhum trabalho onde não se sinta à vontade ou não concorde com seu papel. Já a reclamação sobre o fato de um homem atraente viver o papel de recepcionista é totalmente sexista. Afinal, é perfeitamente aceitável colocar uma mulher nesse papel porque isso atende às suas ideias institucionalizadas de gênero que são, literalmente, o alicerce sobre o qual é construído o machismo, não é mesmo?

3) As atrizes deste filme conquistaram seus papéis por uma série de razões, sendo a aparência, a menos importante delas. Portanto, se você não acha que elas são fisicamente atraentes o suficiente para seus papéis, você não é um fã de verdade da franquia e não se preocupa com a história. É apenas um hater.

4) Nenhum direito humano ou “direito dos homens” está sendo violado na realização deste filme. Privilégio e ego não são a mesma coisa que direitos.

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (1)

5) O filme está em boas mãos. Boas não: as melhores! Paul Feig, diretor, co-roteirista e produtor do reboot é uma das pessoas mais talentosas de Hollywood. Foi o diretor de “O Sonho da Liberdade” (2003) e também dirigiu comédias espetaculares como “Missão Madrinha de Casamento” (2011), “As Bem-Armadas” (2013) e “A Espiã Que Sabia de Menos” (2015). Na televisão, já dirigiu episódios das séries “Freaks & Geeks”, “Arrested Development”, “30 Rock”, “Parks and Recreation”, “Bored to Death”, “Nurse Jackie”, “The Office, entre outras. Como roteirista, sua experiência vem de “Freaks & Geeks”, “O Sonho da Liberdade” (2003), “A Espiã Que Sabia de Menos” (2015) e da recente série “Other Space”. E como produtor ele trabalhou em “Freaks & Geeks”, “The Office”, “Nurse Jackie”, “Missão Madrinha de Casamento” (2011), “As Bem-Armadas” (2013) e “A Espiã Que Sabia de Menos” (2015), “Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme” (2015), entre outros. Resumindo: o cara é demais!

6) Katie Dippold, que co-escreveu Ghostbusters com Paul Feig, não fica pra trás. Ela já roteirizou episódios da série “MADtv” e “Parks and Recreation”, o filme “As Bem-Armadas” (2013), além de também ser produtora de “MADtv” e “Parks and Recreation”.

7) Dan Aykroyd, um dos Caça-Fantasmas originais e roteirista dos filmes originais, é produtor executivo deste novo filme e também ajudou no roteiro.

8) Ivan Reitman, diretor dos dois filmes originais, também é produtor executivo deste aqui.

9) Membros do elenco original de “Os Caça-Fantasmas” que tanto amamos – Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Annie Potts – não só aprovaram a ideia, como estarão no filme, fazendo participações especiais. Dá pra acreditar nessa maravilha?

Tendo pontuados os destaques acima, há algumas palavrinhas que eu gostaria de dizer:

Há uma grande chance de você não gostar do resultado final do novo Ghostbusters, assim como também há uma grande chance de você gostar. Acabamos de assistir os novos filmes das franquias Mad Max, Jurassic Park e Star Wars, que deveriam ter surtido algum efeito em sua perspectiva. Nada será tão bom quanto o original e pensar que é possível recriar tudo o que esses clássicos representaram é loucura. Entretanto, existem maneiras de recuperar o espírito essencial que fez com que os clássicos fossem tão divertidos, e criar um filme que faz as pessoas sentirem-se como crianças novamente vale o esforço dos cineastas.

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (8)

Imagine que enquanto você estava assistindo “Jurassic World”, havia uma menina sentada alguns lugares abaixo do seu. Ela estava em pé, pulando pra cima e pra baixo (para o desespero de seus pais, que tentavam controlá-la), extremamente animada para o filme começar. Ela sentiu medo durante alguns dos momentos mais assustadores e saiu do cinema fazendo barulhos de dinossauro, enquanto implorava a seus pais para ver o filme novamente. Para ela, esse filme foi uma experiência semelhante à que você teve em 1992, e mesmo que vários adultos digam para ela ou na frente dela que o original é melhor, que os efeitos não convenceram e que treinar velociraptors é impossível, o longa continuará a ter o mesmo impacto.

Esse novo Ghostbusters tem o objetivo de fazer o mesmo, ou seja, capturar a imaginação de uma geração totalmente nova, que é jovem demais para se lamentar sobre como “os filmes eram melhores antigamente”. Pode não surtir em você o mesmo efeito que os filmes originais tiveram quando era uma criança, mas pode ter um efeito semelhante em alguém que, daqui a vinte anos, também reclamará do quanto os filmes “da sua época” eram melhores.

Os novos Caça-Fantasmas são mulheres, aceita que dói menos!

Há pessoas extremamente talentosas e engraçadas na frente e atrás das câmeras, assim como na época do primeiro filme. O diretor Paul Feig e sua equipe estão fazendo (ou refazendo) essa história para ambas as audiências. Será um filme para a nova geração, que é jovem demais para entender todas as piadas e referências, mas gosta da premissa e tem a mente aberta para as possibilidades, e para você, que viveu experiências inigualáveis com essas histórias há um tempo atrás, entende as piadas e referências, e merece se divertir por algumas horas com uma pitada de nostalgia de brinde.

Se “Os Caça-Fantasmas” fez todas as garotinhas cantarem seu tema em 1984, mesmo com uma equipe masculina, o que impede o novo filme de conquistar o coração dos garotos de hoje em dia com uma equipe feminina? Crianças não se preocupam com sexo, apenas com diversão, e é por isso que elas se divertem muito mais que os adultos.

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (4)

Se você quiser continuar odiando o novo Ghostbusters, tudo bem. É problema seu alimentar tanta energia negativa dentro de si e vomitar sua opinião medíocre pela internet afora. Mas se você tiver o mínimo de discernimento, vai perceber que eu não disse nenhuma mentira. Este texto não é um discurso radical, apenas uma elaborada constatação. O que me entristece é saber que estamos em 2016 e é preciso explicar tudo isso para adultos, da mesma forma detalhada e paciente que uma professora explica a uma criança que a soma de 1 + 1 resulta em 2.

E antes de comentar dizendo “Não sou machista, mas…” ou “Sou mulher, mas mesmo assim…”, entenda que se o seu problema é a substituição de um personagem originalmente masculino por um feminino, você é sim machista e acha que o mundo gira ao redor do seu umbigo. Você não é obrigado a assistir o filme, os trailers e tampouco se interessar pelas notícias que surgirem. Você tem centenas de outros filmes para assistir, então vá e assista.

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (2)

Aos que dizem que a nova proposta das Caça-Fantasmas irá destruir sua infância: vocês realmente estão cientes do que dizem? Infâncias são destruídas por guerras, doenças, fome e tragédias, não por um filme. Aliás, é engraçado ver adultos dizendo que terão suas infâncias destruídas, porque a infância deles já acabou. Embora sua idade mental ainda seja infantil, você já é um adulto, get over it.

“Ah, mas eu vi o trailer e ficou uma bosta”
Você assistiu um trailer. UM TRAILER. Você tem todo direito de não ter gostado desse trailer, mas vem cá, você realmente confia 100% em um trailer? Você assistiu os outros? Porque eu tenho acompanhado os outros e, sinceramente, estão cada vez mais diferentes do primeiro. Assista o trailer abaixo, por exemplo, e diga se não é muito melhor:

Quando saiu o primeiro trailer de Star Trek: Sem Fronteiras eu detestei, achei bem nonsense, mas não saí por aí dizendo que o filme inteiro seria um lixo por causa disso. Aí, quando a Paramount divulgou o segundo trailer que ficou muito melhor. Mesmo assim, ainda há 50% de chances do filme ser ruim, assim como há 50% de chances do filme ser bom. Eu só saberei quando tiver assistido, afinal, já fui muito enganada por trailers. O mesmo deveria valer para As Caça-Fantasmas, mas tudo o que vejo são comentários repletos de ódio e deslikes a cada trailer ou clipe divulgado. As pessoas nem sequer assistem. Isso é REALMENTE muito triste.

as-novas-caca-fantasmas-sao-mulheres-aceita-que-doi-menos (5)

Um projeto sendo desenvolvido por pessoas talentosas, unindo duas gerações de uma franquia maravilha com o único propósito de divertir e tudo o que os ditos “fãs” dão em troca é ódio gratuito? Os Caça-Fantasmas e As Caça-Fantasmas não merecem isso.

As duas gerações de Caça-Fantasmas unidas

Enfim, esse texto não é apenas sobre o novo Ghostbusters, mas também abrange todos os projetos que são bombardeados com críticas e ódio pelo simples fato de não agradarem os marmanjos e marmanjas como eles acham que deveriam ser agradados. O mundo é assim agora e – SURPRESA! – as mudanças vão acontecer independentemente do quanto você xingue no twitter e/ou cacareje no facebook. Aceita que dói menos, ou abra sua mente e aproveite tudo de maravilhoso que está acontecendo – vale à pena, eu garanto!

giphyWho you gonna call?

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.