10 Curiosidades sobre a animação “Os Incríveis” (2004)

Com o anúncio oficial de Brad Bird sobre o roteiro e produção de “Os Incríveis 2”, é praticamente impossível não querer matar a saudade dessa família de heróis, desempoeirar o VHS, e agarrar suas miniaturas.

Os envolvidos: o filme “Os Incríveis” foi originalmente desenvolvido para o processo de animação tradicional, onde os desenhos eram feitos à mão. Mas depois do fracasso de “Looney Tunes Back in Action”, de 2003, a Warner Bros. decidiu fechar sua divisão de animação. Bird então comentou sobre o projeto com seu ex-colega de faculdade, John Lasseter, que gostou da ideia e o convidou para trabalhar na Pixar. Lasseter também convenceu Bird a produzir o filme em animação por computador. Diversas empresas lançaram produtos relacionados ao filme.

O lucro certo: A Dark Horse Comics lançou uma série limitada de HQs baseada no filme. A Kellogg’s lançou um cereal com o tema dos Incríveis, assim como pop tarts e lanches com frutas. Nas semanas antes da estreia do filme também houve esforços promocionais com a SBC Communications e o McDonald’s.

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_1

Com “Os Incríveis”, o diretor Brad Bird pediu para sua equipe da Pixar inovar, extrapolar e descobrir novas maneiras de levar esse processo a seus extremos mais criativos, e conseguiu. Uma das grandes cenas da animação foi filmada em um simples modelo geométrico. Após o diretor aprovar a tomada, modelos mais complexos foram construídos para a câmera. Isso permitiu mais flexibilidade. Por exemplo:

– A cena da batalha final na cidade foi tão grande que não fazia sentido construir uma cidade e depois descobrir como filmá-la. Assim, a equipe da Pixar pré-visualizou a cena e depois filmou a ação. Somente depois os cineastas construíram um modelo final ao qual acrescentaram mais detalhes.

– A pele das personagens ganhou um nível superior de realismo, uma tecnologia para produzir o que é conhecido como espalhamento de subsuperfície. Os desafios não pararam com os seres humanos de modelagem. Brad Bird decidiu perto do final do filme que bebê Zezé iria passar por uma série de transformações, e em um dos cinco planejados ele iria se transformar em uma espécie de gosma.

Confira 10 curiosidades sobre “Os Incríveis”, para matar a saudade enquanto a sequência tão esperada não chega.


1. Os Incríveis foi o primeiro filme da Pixar protagonizado por uma família de humanos

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_2

Os animadores queriam que o componente emocional estivesse presente nas reações e movimentos dos personagens. Sem contar o fato de tornar a história mais realista.

2. A animação teve uma continuação em jogo
que fez muito sucesso

Apesar da sequência ter sido anunciada para os cinemas agora, os fãs ficaram satisfeitos com o jogo “The Incredibles: Rise of the Underminer” que continuava os eventos do primeiro filme.

3. A referência no ambiente dos heróis

A família Incrível morava em Metroville, uma combinação de Metropólis e Smalville.

4. A referência da DC e da Marvel

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_5

Existem inúmeras referências a diversos super-heróis em “Os Incríveis”, mas a maior delas O Quarteto Fantástico. Os poderes da família incrível são uma referência direta aos heróis da Marvel, exceto a super-velocidade de Flecha.

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_6

O nome original da Mulher-Elástica é Elastigirl, mas a personagem quase precisou de um novo nome já que a propriedade pertence à DC Comics. A Pixar se referiu à Helena como a Sra. Incrível no material de divulgação.

5. As cenas cortadas do trailer

Antes do filme ser finalizado, um teaser trailer foi lançado. Esse trailer incluía cenas exclusivas que não foram aproveitadas no filme.

6. Edna Moda

Para testar a animação, o próprio diretor Brad Bird gravou sua própria voz para a figurinista Edna Moda. Depois que as audições para a dublagem foram feitas, os produtores decidiram que nenhuma voz se encaixou tão bem quanto a do diretor e acabaram ficando com ela. A personagem se tornou tão popular que foi digitalmente animada para apresentar o Oscar ao lado de Pierce Brosnan, em 2005.

7. Primeiro papel de herói de Samuel L. Jackson

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_7

Apesar de ter se consagrado como Nick Fury em Os Vingadores, a dublagem de Samuel L. Jackson como Gelado, foi o primeiro trabalho do ator em um filme de Super-heróis. Acho que ele acabou gostando mesmo da coisa, não é?

8. Referências ocultas

Antes mesmo da animação cogitar ser lançada, o Senhor Incrível apareceu em “Procurando Nemo”. Quer conferir? Veja aqui essa e outras curiosidades sobre o filme do peixinho.

– Como em todos os filmes da Pixar, os animadores incluíram no filme uma referência oculta à sala de aula A113, do Instituto de Artes da Califórnia. A113, que homenageia a sala de aula do Instituto de Artes da Califórnia, que foi frequentada por vários dos principais desenhistas de animação da Pixar, aparece na sequência onde a Mulher Elástica tenta descobrir a localização do Sr. Incrível no esconderijo do Síndrome, na ilha.

“A113” moment in THE INCREDIBLES. ©Disney/Pixar.  All Rights Reserved.

– Durante a primeira sequência de luta contra o crime, o mapa no GPS do Sr. Incrível foi inspirado no bairro da sede principal da Pixar. Uma rápida espiada no mapa de Emeryville, o local da sede da Pixar, mostra que até alguns dos nomes das ruas são exatamente os mesmos.

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_9

– Os lendários desenhistas de animação da Disney, Frank Thomas e Ollie Johnston, aparecem no filme. Frank e Ollie, que eram integrantes do grupo “Nine Old Men”, criado por Walt, fazem as vozes dos seus próprios personagens no filme.

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_10

9. Super poderes baseados na personalidade de cada personagem da Família Incrível

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_11

O Sr. Incrível é o pilar fundamental da família, por isso seu poder é a superforça. Como mãe, Helen é esticada em todas as direções, mas nunca quebra, portanto, seu poder é a elasticidade. Violeta é uma adolescente tímida, o que é totalmente compatível com sua invisibilidade. E por último, a supervelocidade do Flecha corresponde a sua personalidade hiperativa de irmão caçula.

10. Segundo filme mais longo da Disney-Pixar

10-curiosidades-sobre-a-animacao-os-incriveis-2004_12

Na estreia, Os Incríveis foi o filme mais longo da Disney-Pixar, com 115 minutos de duração. Atualmente, é o segundo filme mais longo da Disney-Pixar, depois de Carros.


“Os Incríveis” é uma animação completamente diferente das outras animações da Disney/Pixar, seja por conter alguns temas adultos: família, morte e violência, ou seja por seus personagens bem mais humanizados, inclusive na aparência.

Espero que tenha gostado dessa pequena lista de curiosidades. E espero mais ainda, que com a chegada de “Os Incríveis 2” muita gente se apaixone por essa família divertidíssima de Super-Heróis.

Confira também: Os Incríveis 2 | Brad Bird confirma sequência da animação


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.