A verdadeira história por trás dos Pokémon maromba
in

A verdadeira história por trás dos Pokémon maromba

As populares figures dos monstrinhos de bolso foi fruto de roubo e seu criador não está ganhando um centavo com isso

Você provavelmente já deve ter visto imagens de um Pikachu, Charmander, Bulbasauro e Squirtle musculosos, certo? As figures desses pokémon são facilmente encontradas no Aliexpress, Shopee e Wish. Até mesmo no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é possível achar o kit com os quatro personagens. 

Enquanto você pensa que essas figures foram fruto da imaginação de alguma empresa de brinquedos que resolveu explorar o mercado de itens colecionáveis de pokémon, pode ir tirando o cavalinho da chuva que realidade mostra que o buraco é um pouco mais embaixo.

As versões maromba de Pikachu, Charmander, Bulbasauro e Squirtle foram criadas pelo artista malaio Chan Yen Yee, e distribuídas de forma gratuita pros entusiastas da impressão 3D reproduzirem para uso pessoal. Ou seja, entende-se que o uso comercial foi proibido.

Infelizmente, vários fabricantes de brinquedos pegaram esses designs e os venderam como produtos por meio de vários sites. No inicio do boom dos bonecos, mais ou menos em setembro de 2020, esses fabricantes tentaram compensá-lo de alguma forma, mas se recusaram a parar de vender os produtos. E o resultado gente já sabe há um tempo, né? As figures se popularizaram e o controle que era muito frágil (pra não dizer outra coisa) foi perdido.

Em tradução livre, a publicação acima feito pelo artista no Facebook diz o seguinte:

Recentemente, meus designs de Pokémon foram roubados ressurgiram dessa vez em produtos físicos. (obrigado a todos os meus amigos que me notificaram)

O ESTÚDIO que plagiou meus trabalhos entrou em contato comigo há algum tempo, não só não mostraram intenção de recuar, como me deram um monte de justificativas, e até queriam me enviar um conjunto de seus pokémon como gesto de desculpas.

Eu previ esse tipo de coisa, pois pessoas ao meu redor e na comunidade de impressão 3D já enfrentaram isso antes (até copie o produto apenas de uma foto ou impressão física).
O que me surpreendeu foi que algumas pessoas ficaram do lado do estúdio porque eles disponibilizam os produtos prontamente.

Mas nem tudo é sombrio, pelo menos ganhei experiência em esculpir e imprimir. Eu sei que estou batendo em um cachorro morto. Apenas desejo desabafar antes de continuar trabalhando em outros designs e estampas. Tenha um bom dia.

10 animes baseados em games pra você assistir já

Por outro lado, estamos cientes de que os pokémon são propriedade da The Pokemon Company, ou seja, pode rolar aí uma violação de direito autoral. Mas é um caso que exige análise e interpretação de um profissional da área. Muitas pessoas alegam também, que Chan distribuiu esses designs propositalmente de forma gratuita e não para fins comerciais. Ou seja, se o mundo fosse um lugar ético, ninguém ganharia com isso. 

A verdadeira história por trás dos Pokémon maromba

Independentemente do embaraço legal, é importante mais do que nunca a partir de agora, ter em mente de que quando você for comprar esse tipo de figure, estar ciente que o artista de alguma forma está sendo prejudicado. E caso você queira apoiar Chan Yen Yee e mostrar sua apreciação por seu trabalho, siga seus perfis MyMiniFactory Thingiverse .

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

7 curiosidades sobre o clássico 'Final Fantasy VII'

7 curiosidades sobre o clássico ‘Final Fantasy VII’

Sem bônus de depósito: o que são, o que você pode obter, as principais vantagens, tipos