The Flash

Uma teorização definitiva

O texto a seguir tem como meta abordar a teorização da trama central que movimenta a série. As informações apresentadas aqui podem ter difícil entendimento a medida que você não tem um acompanhamento regular da série e principalmente de histórias básicas do personagem.

Para maior entendimento, leia matérias anteriores envolvendo os 75 anos dos personagens Flash e Flash Reverso:

The Flash | Uma teorização definitiva

A matéria a seguir contém spoilers e mediante aviso, a leitura da mesma é de total responsabilidade do leitor.

Para começar, reuniremos os fatos de maior relevância apresentada na série sobre o Flash Reverso. Sendo elas:

Harrison Wells esteve envolvimento direto na transformação de Barry Allen em um velocista.

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena final do episódio 03, “Things You Can’t Outrun”

Harrison Wells tem uma sala secreta. Na mesma, um jornal do futuro com a seguinte manchete: “Flash Desaparecido”;

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena final do episódio 01, “City Of Heroes”

Harrison Wells é revelado ser o Flash Reverso;

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena final do episódio 9, “The Man in the Yellow Suit”

Harrison Wells revela ser um viajante do tempo autodenominado Eobard Thawne, e de ter permanecido no passado-presente após a tentativa falha de assassinar o jovem Barry Allen (verdadeira intenção, de acordo com o mesmo).

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena do episódio 15, “Out of Time”

Eobard Thawne é Harrisson Wells devido ao resultado de uma absorção de características físicas do verdadeiro Harrison Wells, que falece no processo logo após o acidente de suma responsabilidade total de Eobard Thawne;

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena final do episódio 17, “Tricksters”

Os fatos aqui comprovados pela própria série indicam diversos fatos. E um destes fatos é o de estarmos presenciando uma nova linha temporal desde a permanência do viajante Eobard Thawne no passado-presente. E ainda mais, estaríamos em uma quarta linha do tempo desde a origem primária de Barry Allen no Flash, já que, essas linhas temporais se ajustariam da seguinte forma:

  • 1° Linha do tempo: A mãe de Barry é assassinada por pessoa X (desconhecida até então), levando Barry a se tornar um cientista florense para provar a inocência de seu pai (que seria o suspeito principal), e consequentemente mais tarde se tornando o Flash.
  • 2° Linha do tempo: Eobard Thawne, o Flash Reverso, volta no tempo e assassina Nora Allen, onde os eventos da linha temporal anterior permanecem intactos tendo a ordem natural ocorrendo.
  • 3° Linha do tempo: Barry Allen volta no tempo para salvar sua mãe, mas acaba por salvar sua versão jovem e deixando o fluxo-temporal da morte de sua mãe acontecer. No processo, Eobard Thawne acaba por ficar preso no passado.
  • 4° Linha do tempo: Todos os eventos que acompanhamos durante a série até o presente momento.

Lembrando que, as mudanças nas linhas temporais acontecem ao fim das anteriores, gerando assim uma nova linha. Exemplificando, o fato do Flash Reverso assassinar Nora Allen ocorre ainda na 1° linha do tempo, que acaba por gerar essa 2° linha do tempo e assim sucessivamente. Ainda sim, todas as mudanças citadas são significativamente pequenas onde acabam por não alterar drasticamente a ordem natural dos acontecimentos.

The Flash | Uma teorização definitiva

Desde que ficou preso no passado-presente, Eobard Thawne (como Harrisson Wells) esteve envolvido de maneira indireta e até mesmo direta na formação de Barry Allen em um velocista. Porém, é digno de se notar que antes do Reverso Eobard Thawne ficar preso no passado, Barry Allen já havia se tornado o Flash.

Durante o episódio de número 17 (“Tricksters”), podemos ver que Barry Allen voltou no tempo para impedir que o Reverso Eobard Thawne assassinasse o jovem Barry Allen (até então revelado no episódio de número 15 (“Out of Time”) ser a meta principal do Flash Reverso). Sendo assim, isso indica que Barry Allen havia se tornado o Flash em uma linha do fluxo-temporal anterior a que estamos presenciando sem ter a presença de Eobard Thawne na mesma, ou seja, Barry Allen teria se tornado o Flash naturalmente sem qualquer envolvimento de Eobard Thawne já que o mesmo não teria permanecido no passado-presente na noite que o mesmo teria tido assassinado Nora Allen.

Isso explicaria também como o Flash Reverso teve seu surgimento (algo até então que não tivemos nenhuma explicação durante a série), já que a origem do Flash Reverso está diretamente ligada com a origem do Flash Barry Allen (fato que acontece na 1° linha do tempo). Pois, o Eobard Thawne só é um Flash Reverso por ter encontrado um uniforme do Flash Barry Allen no seu tempo (século 25 pra ser mais exato) e conseguido focalizar a força velocidade da vestimenta. E ainda mais, o primeiro contato entre o Eobard Thawne e Barry Allen foi quando o próprio Barry Allen viajou até o século 25 para impedir a detonação de uma bomba-nuclear que afetaria até mesmo o fluxo-temporal, conhecendo assim sua contraparte (Eobard Thawne) que por sua vez desenvolveu um comportamento de obssessividade e ódio após ter suas atividades ilícitas interrompidas por Barry Allen.

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena do episódio 17, “Tricksters”

Isso nos leva a deduzir que, ou Barry Allen voltou momentaneamente com Eobard Thawne no tempo para impedir que o vilão cumprisse sua meta ou Barry Allen voltou aleatoriamente no tempo para evitar que sua mãe fosse assassinada pelo Flash Reverso Eobard Thawne (fato que acontece na 2° linha do tempo, gerando assim a 3° linha do tempo). Embora a primeira dedução pareça ser mais embasada, já que Barry parecia saber o plano de Eobard Thawne ao salvar sua versão criança e deixando que o fluxo-temporal ocorresse naturalmente ao optar por não salvar sua mãe no processo (evitando assim a tão famosa saga Flashpoint Paradox).

Ainda sim, se acreditarmos na segunda opção citada, podemos ter a possibilidade de que na verdade, o Barry que vemos na noite da morte da sua mãe, vem da linha temporal de Flashpoint Paradox ocorrida por ele já ter salvo sua mãe, ou seja, o Barry Allen já teria passado pelos eventos de Flashpoint Paradox, onde o mesmo saberia onde havia errado (que no caso, seria ter salvo sua mãe). Sendo assim, ao voltar no tempo, Barry deixaria o fluxo-temporal ocorrer naturalmente ao salvar sua versão mais jovem e deixando que a morte da sua mãe também ocorresse, onde acabaria por na verdade, gerar uma quinta linha temporal (sendo essa a que presenciamos na série), já que a linha temporal de Flashpoint Paradox teria ocorrido após a 3° linha do tempo, consequentemente sendo a 4° linha do tempo. No processo, Eobard Thawne acabou por ficar preso no tempo, ou seja, no passado.

The Flash | Uma teorização definitiva

Cena do episódio 17, “Tricksters”

 

Porém, Eobard Thawne pode não ter sido o único a permanecer preso no passado-presente. Pois o Flash do futuro (Barry Allen até então do futuro, e pós-Flashpoint Paradox) estaria preso no fluxo-temporal do passado, ou seja, teria permanecido preso no fluxo-temporal por 15 anos assim como Eobard Thawne. Afinal, É sabido que Eobard Thawne tem uma sala secreta nas instalações da Star Labs e que nesta mesma sala ele possui um holograma futurístico de um jornal com a seguinte manchete: “Flash Desaparecido”. Muitos remeteram esse desaparecimento do Flash do futuro à possibilidade de Barry Allen do futuro ter voltado no tempo para salvar a sua mãe, ocasionando assim os eventos vistos em Flashpoint Paradox (cogitando até mesmo aos eventos de Crise Nas Infinitas Terras). Mas essa hipótese é errônea, pois, se o Flash do futuro tivesse feito isso com sucesso, nós não estaríamos presenciando esse fluxo-temporal de Barry Allen do presente. Mas ainda sim, não queira dizer que o Barry Allen não já tenha passado pelos os eventos de Flashpoint Paradox, onde de uma certa forma, até ressalta as informações citadas anteriormente nesta teoria. Porém, o Flash do futuro estava presente na noite em que o Flash Reverso teria tido assassinado Nora Allen e isso é fato.

Consequentemente teríamos um paradoxo temporal com a existência de dois Barrys Allen no mesmo fluxo-temporal. Isso se dá por o Barry Allen do futuro ser mais velho que o Barry Allen do presente. Pois quando o Barry Allen do futuro viajou no fluxo-temporal para tentar impedir que o Flash Reverso assassinasse sua mãe (ou no caso, a versão mais jovem dele), ele era um pouco mais velho que o Barry Allen do presente e do passado (criança). Por ter ficado 15 anos preso no passado-presente, o Barry Allen do futuro teria envelhecido naturalmente criando um paradoxo temporal já que o Barry Allen do passado (criança) e do presente apresenta faixa-etária diferente da do Barry Allen do futuro, para que assim formasse um único Barry Allen no presente.

The Flash | Uma teorização definitiva

Tendo sua existência nesse fluxo-temporal, Barry Allen do futuro estaria provavelmente em algum lugar de Central City ou ao redor do mundo mantendo-se em anonimato através de uma nova identidade para que o fluxo-temporal possa ocorrer naturalmente até que ele possa intervir sem alterá-lo com mudanças trágicas, no caso, quebrando todo o paradoxo existente de se ter 2 Barrys Allen no mesmo fluxo-temporal sem causar efeitos colaterais. Ainda sim, o Barry Allen do futuro pode sofrer mudanças do fluxo-temporal ocorrida pelo Barry Allen do presente mesmo estando no passado-presente, pois apesar de está fora do seu tempo, ele ainda é parte do fluxo-temporal do Barry Allen do presente. Por exemplo, se o Barry Allen do presente morrer, consequentemente o Barry Allen do futuro irá morrer também.

Barry Allen teria se tornado o velocista Flash na linha do fluxo-temporal anterior a esta da maneira similar a que presenciamos neste fluxo-temporal, mas de fato seria acidentalmente ocasionado, e não planejado por alguém (no caso, por Eobard Thawne). Logo, as relações entre os personagens, como entre a equipe da Star Labs, teria sido diferentes e até mesmo Barry Allen descobriria por si só suas habilidades. Os demais meta-humanos provavelmente teriam sido diferentes, mas as mudanças seriam ligeiras e não tão significativas a ponto de atrapalhar extravasadamente a remodelação de tais personagens a nova linha estrutural do fluxo-temporal.

The Flash | Uma teorização definitiva

A única explicação plausível para a permanência de Barry Allen do futuro e do Eobard Thawne no passado-presente seria pelo consumo em grande escala da energia vinda da Força de Aceleração onde um neutralizaria involuntariamente o outro ao tentar acessar grandes quantidades de energia da Força de Aceleração (já que Barry Allen usufrui da energia da Força de Aceleração original, enquanto Eobard Thawne, da Força de Aceleração Negativa. Isso explicaria também porque nenhum dos velocistas conseguiram retornar a seus respectivos tempos).

Tudo leva a crer que Eobard Thawne sabe que Barry Allen do futuro está preso no passado-presente juntamente com ele, e Eobard Thawne conta com isso para dar continuidade nos seus planos. Afinal, Eobard Thawne não quer apenas voltar a seu tempo, mas destruir o Flash no processo. O Barry Allen do presente seria a chave para que Eobard Thawne fosse capaz de acessar e usufruir da grande quantidade de energia da Força de Aceleração nesse ponto do fluxo-temporal (presente). Sendo assim, Eobard Thawne seria capaz de viajar não só para seu tempo, mas como para qualquer período do tempo que ele quisesse. Logo, ele poderia viajar no fluxo-temporal e matar o Barry Allen do passado (criança) onde consequentemente mataria o Barry Allen do presente e futuro.

The Flash | Uma teorização definitiva

Porém, inicialmente alguns pontos dessa teoria embasada em fatos comprovados pela própria série apresentam informações sem sentido, sendo uma delas os objetivos do Flash Reverso Eobard Thawne. É sabido que Eobard Thawne quer destruir todo o legado de seu nêmeses (Barry Allen) e que ele viajou através do fluxo-temporal até o passado para matar Barry Allen (criança). Porém, como a origem do Flash Reverso é totalmente dependente da existência de Barry Allen, matar o próprio Barry Allen no passado (criança) alteraria todo o fluxo temporal onde em uma nova linha do fluxo-temporal Eobard Thawne não seria o Flash Reverso. Uma consequência ao qual Eobard Thawne não consideraria pagar, e se sim, seria totalmente desnecessário ele ter voltado até o passado para matar Barry Allen (criança) já que ele poderia simplesmente matar Barry Allen do presente recorrente da linha do fluxo-temporal anterior a que estamos presenciando.

Subtende-se assim que, já que Eobard Thawne sabe da presença do Barry Allen do futuro preso neste ponto do fluxo-temporal juntamente com ele, ele (Eobard Thawne) não teria assassinado-o porque isso afetaria sua existência, até mesmo nessa linha. Porém, isso não se aplica ao Barry Allen do presente, já que o Barry Allen do presente não tem qualquer participação na criação de Eobard Thawne como Flash Reverso. Mas ainda sim, a morte de Barry Allen do presente afetaria diretamente o Barry Allen do futuro preso a esse ponto do fluxo-temporal, porém não afetaria Eobard Thawne, já que a morte resultante de Barry Allen do futuro foi algo de uma linha temporal diferente da de ambos e ao qual Barry Allen do futuro e Eobard Thawne não tem mais ligação.

Vale lembrar que, essa teoria foi totalmente planejada por este a quem vós fala, tendo base as informações apresentadas na série até o momento e conhecimento do autor sobre o universo envolvente do herói Flash. A teoria foi originalmente publicada no dia 16 de Abril deste mesmo ano no meu Tumblr, e ainda sim, ela poderá ser atualizada com informações que possa confrontar esta teoria, tanto da série quanto vinda do público. No season finale, teremos Barry Allen viajando no tempo até o dia da morte de sua mãe, então futuramente teremos muito o que discutir.

Para qualquer dúvida, opinião e questionamento, deixem seus comentários abaixo que logo buscaremos responder.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.