in

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Penny Dreadful é uma das melhores séries atuais e uma das minhas favoritas. A primeira temporada foi maravilhosa, mas a segunda está sendo absolutamente superior. O programa é sustentado pelos personagens e dois deles estavam me deixando incomodada com seus rumos: Lily Frankenstein e Dorian Gray. O episódio que foi ao ar no último domingo (02×08 “Memento Mori”) fez com que essas duas figuras revelassem seu lado negro, e é impossível deixar que isso passe em branco.

Vamos falar sobre Lily Frankenstein neste texto e de Dorian Gray no próximo (que sairá entre hoje e amanhã):

Então a personagem Brona Croft da temporada anterior foi trazida de volta à vida como Lily Frankenstein. No último episódio, a personagem teve o melhor momento de sua existência na série, quando discursou para Caliban:

“Você é cego como todos os outros homens. Lisonjeamos nossos homens com a nossa dor, curvamo-nos diante deles, tornamo-nos bonecas para o deleite deles. Perdemos nossa dignidade em espartilhos, no salto alto, na fofoca e na escravidão do casamento. E nossa recompensa por esse serviço? As costas da mão, o rosto virado no travesseiro, a vagina dolorida e ensanguentada enquanto nos forçam, em nossas camas, a aguentar seus corpos gordos e arfantes! Vocês nos arrastam para os becos, meu rapaz, e se forçam em nossas bocas por dois xelins, quando não estão batendo na gente com toda a força! Quando não estamos com os olhos, a boca, a bunda e a vagina ensanguentados! Nunca mais vou me ajoelhar perante nenhum homem. Agora eles devem se ajoelhar perante a mim.”
— Lily Frankenstein (Penny Dreadful)

Penny Dreadful fez algo realmente profundo com Lily. Durante a primeira temporada, Caliban dizia que Victor estava em dívida com ele e que queria uma mulher. Mais do que isso, ele queria uma mulher bonita, e quando Lily foi revivida, ele afirmou que ela pertencia a ele. Por mais que ele tenha sido gentil em sua aproximação, Caliban e Victor tentaram manipulá-la inventando memórias sobre um suposto noivado, para que ela aceitasse o destino para o qual foi criada.

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

O rumo que a trama tinha tomado desde o “nascimento” de Lily nos levou a entender que ela rejeitaria Caliban, mas se submeteria ao mesmo papel de esposa submissa a Victor. O arco de Caliban, então, sofreria uma reviravolta e provavelmente ele acabaria se relacionando com a menina cega, filha de seu patrão. Embora problemáticas, as pontas estariam amarradas, certo?

Errado! A série estava apenas preparando o terreno para a reviravolta maior: o empoderamento de Lily Frankenstein. Muitas dúvidas surgiram depois de seu discurso, muitas pessoas defendem Victor Frankenstein, vêem os dois como um casal perfeito e não entendem o motivo de Lily querer matá-lo. Vamos analisar alguns pontos:

Antes de Lily, havia Brona Croft:

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Brona vivia em Belfast, Irlanda do Norte. Ela estava noiva de um homem bruto e abusivo, e depois de ter sido espancada, pediu apoio para sua mãe, que a mandou voltar e se casar com seu agressor. Em vez disso, ela fugiu para a Londres vitoriana, onde se prostitui para se sustentar. Ela contrai tuberculose – provavelmente de algum dos clientes – e se relaciona com Ethan Chandler, no que pode-se dizer que foi o primeiro relacionamento amoroso e sincero de sua curta vida.

A morte de Brona Croft:

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Enquanto ela estava em seu leito de morte, Victor Frankenstein tira do quarto o único homem que ela amou verdadeiramente e a sufoca com um travesseiro. O fato dela estar morrendo não faz esse assassinato se tornar aceitável de forma alguma. Victor diz a Ethan que ela morreu “pacificamente”, entretanto ela estava claramente aterrorizada e usou suas últimas forças para lutar contra a morte.

Victor guardou seu cadáver nu em seu laboratório, acariciando seus seios e tendo longas conversas com ela. Ele fez experimentos em seu corpo e a ressuscitou para que outra pessoa a usasse como esposa. Ele tingiu e cortou seu cabelo e a vestiu com roupas que ele, pessoalmente, achava atraente em uma mulher. Ele roubou sua história de vida, seu nome e sua personalidade, inventando uma nova história onde ela é sua prima, seu nome é Lily, ela é noiva de Caliban e deve se comportar como ele deseja que ela se comporte. Quando ela interage com outros homens (por exemplo, Dorian Gray no baile) ele fica furioso e a reprime, dizendo que ela está envergonhando-o. Ele faz sexo com ela, e o fato dela ter procurado-o não torna isso menos errado.

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Tudo isso é feito sem consideração alguma para com sua dignidade, seu livre arbítrio ou seu consentimento.

Agora, releia o discurso que ela fez para Caliban. Não é Lily quem está falando, é Brona. Lily nunca teve as experiências que relatou, nunca foi espancada, nunca fez sexo em um beco e tampouco foi paga por sexo. Brona, por outro lado, passou por tudo isso e ainda teve seus últimos dias de vida – os quais ela passaria ao lado do homem que amava – tirados de suas mãos.

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Você se lembra de Proteus, a segunda criatura de Frankenstein? Proteus começou a lembrar de sua vida passada logo no primeiro dia que foi ressuscitado. Lily também lembra. Lily usou da audácia e coragem de Brona para manipular Victor até ter força o suficiente para se tornar independente e agora quer se vingar dele. Quanto a Caliban, ela sabe muito bem que a culpa por sua morte prematura e ressurreição é dele, e tenho certeza de que ele pagará por isso quando chegar o momento.

Penny Dreadful | O empoderamento de Lily Frankenstein

Lily Frankenstein é um monstro assim como as criações anteriores de Victor, mas muito, muito pior.

Leia mais Textões da Louise

E aí, curtiu?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma | Se assuste com o primeiro trailer do longa

Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma | Se assuste com o primeiro trailer do longa

HQ do Dia | Superman #41