The Fundamentals of Caring (2016)

O drama e humor de uma vida sacana

The Fundamentals of Caring é um drama estadunidense escrito e dirigido por Rob Burnett, baseado no livro The Revised Fundamentals of Caregiving, escrito por Jonathan Evison e publicado no ano de 2012. Embora tenha tido uma premiere em janeiro e rodado em alguns festivais de cinema ao redor do mundo, o longa foi lançando no último dia 24 no serviço de streaming Netflix, estrelando Paul Rudd, Craig Roberts e Selena Gomez em uma proposta de filme deveras interessante e que até o fim do mesmo, certamente nos faz repensar sobre a vida.

No longa, Benjamin (Paul Rudd) é um escritor que encerra temporariamente seu trabalho depois de sofrer uma tragédia pessoal. Recluso, ele decide ocupar o tempo em um curso para cuidar de pessoas com deficiência física. Logo, ele se torna o cuidador de Trevor Conklin (Craig Roberts), um jovem de 18 anos que sofre de distrofia muscular. Depois de muitas trocas de farpas, ambos decidem ir em uma viagem rumo ao “Maior Buraco do Mundo”, e com isso, a relação entre os dois se torna mais próxima e ambos vão aprender muito um com o outro.

The Fundamentals of Caring (2016) | O drama e humor de uma vida sacana

Benjamin e Trevor, co-protagonistas do longa, são de fato personagens interessantes de se acompanhar e presenciar o desenvolvimento e amadurecimento de ambos durante o decorrer da trama. A cada farpa, comentário sarcástico ou debochado e nas situações inusitadas, Paul Rudd e Craig Roberts desempenham atuações devidamente agradáveis, de sinergia interessante entre o carisma ímpar de Rudd e o rancor adormecido de Trevor, transmitido por Roberts.

“Nunca é preciso representar a tragédia, está sempre lá”. A frase do diretor Rob Burnett descreve perfeitamente a personalidade de ambos os protagonistas. Os dois sofrem um certo tipo de paralisia;  Benjamin sofre uma paralisia psicológica depois do trauma pessoal que sofreu e, claramente não consegue seguir adiante. Por sua vez, Trevor sofre com a paralisia física, o impossibilitando de conhecer lugares dos quais gostaria de ir e fazer diversas outras que normalmente eu ou você conseguimos fazer. Embora a tragédia de ambos sejam exploradas de forma sútil, é perceptível como tais experiências trágicas são importantes para o amadurecimento dos respectivos personagens.

The Fundamentals of Caring (2016) | O drama e humor de uma vida sacana

A cantora Selena Gomez faz uma participação pontual no longa como Dot, uma garota sem rumo que encontra por acaso os dois rapazes na estrada. A presença de Dot é fundamental para uma abordagem significativamente de “emoções”, uma vez que ela acaba por desempenhar uma relação com Trevor. Em parte, pela boa atuação de Selena Gomez. Porém, divergindo do clássico cliché romântico de filmes do gênero, de fato há a descoberta do amor entre Dot e Trevor de uma forma simples, singela e naturalmente bela.

The Fundamentals of Caring (2016) | O drama e humor de uma vida sacana

O roteiro de The Fundamentals of Caring, como já citado acima, tem uma proposta de filme deveras interessante e que até o fim do mesmo, certamente nos faz repensar sobre a vida. A trama é sútil e simples, com situações inusitadas e divertidas tanto para os protagonistas para quem os assistem, mas que consegue atingir sua audiência e fazer jus ao drama e humor representado em tela. O contraste de drama e humor inteligente e dosado na medida certa, torna a trama mais unidimensional para a audiência conseguindo prender o telespectador com facilidade e gosto.

Porquê me refiro ao filme como “O drama e humor de uma vida sacana”? Porque a verdade, é que a vida é uma sacana com todos nós. Histórias e dramas como esses não são exclusividade para ninguém, assim como ninguém está isento de sofrer uma tragédia pessoal ou perder alguém que significa tudo. No entanto, as coisas simples da vida, como um simples sorriso, uma boa conversa ou um ombro amigo, sempre estarão ao nosso alcance para nos ajudar a superar e lidar da melhor maneira possível com tais sacanagens da vida.

The Fundamentals of Caring (2016) | O drama e humor de uma vida sacana

Em suma, The Fundamentals of Caring é uma ótima pedida para quem quer assistir ou se surpreender com um longa regido por bom roteiro, com doses contrastantes de drama e humor na medida certa e, de queda, que traga um elenco de atuação agradável e uma simples e importante lição de vida.

The Fundamentals of Caring encontra-se disponível no serviço de streaming Netflix desde o dia 24 de junho.

Gostou? Tem mais:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.