in

Os 10 “NÃO” Damentos, segundo o Manual do Escoteiro Mirim

Mais de 40 anos se passaram desde a primeira publicação do Manual do Escoteiro Mirim, em 1971. Entre o passado e o presente, existiram algumas reimpressões, reedições e etc. Mas pelo que eu me lembre, desde o final dos anos 90 eu não via ninguém mais falar desse manual. Também não via nenhum manual desses vendendo nas bancas, talvez por eu morar na periferia da zona leste da cidade de São Paulo, esse tipo de coisa nunca chegavam nas bancas de lá. Noticias Populares tinha todo dia, já os gibi legais…

Fato é, que depois desse tempo todo, a Editora Abril relançou o Manual do Escoteiro Mirim exatamente igual ao livro publicado pela mesma editora em 1971. A obra é uma reprodução fiel do conteúdo lançado naquela época, foram mantidas a mesma ortografia, as mesmas imagens, o mesmo projeto de diagramação e editorial também.

os-10-nao-mandamentos-segundo-o-manual-do-escoteiro-mirimAté o papel de hoje é semelhante ao que foi publicado na época. E como eu sei disso? Bom, a Abril anunciou que relançaria o Manual do Escoteiro Mirim em fevereiro desse ano, a previsão de chegada da edição nas bancas era para final de maio/inicio de junho (o que aconteceu). Nesse meio tempo, eu fui em alguns sebos que estavam comercializando algum exemplar de quem comprou o livro nos anos 70/80/90 e vendeu para o sebo e  fui ver como era, justamente para ter certeza de que estava igual ou não. E, sim, realmente estava.

Assim que eu peguei o livro em mãos resolvi dissecá-lo e selecionar o que poderia ou não virar matéria. Esse aqui é a primeira. Conheça os 10 “NÃO” Damentos, segundo o Manual do Escoteiro Mirim.

1. Não respire de boca aberta. Habituando-se a respirar pelo nariz, você sentirá menos sede… e mantendo a boca fechada, você evitará engolir micróbios suspensos no ar, pois suas narinas possuem um “filtro” natural formado por pelos… que sua boca não possui.

2.Não hesite em intervir quando avistar alguém batendo num menor ou maltratar um animal. Chame imediatamente a atenção de um adulto para o fato.

3.Não atire cascas de frutas no chão, nem qualquer outra espécie de lixo. Se no lugar onde estiver (no campo, por exemplo), não houver lata de lixo, faça um buraco no solo e enterre o lixo.

4.Não atire jamais pedras quando estiver escalando montes. Ao galgar trilhas íngremes e rochosas, cuidado para não desprender pedras. Você poderá atingir alguém que também esteja nas proximidades.

os-10-nao-mandamentos-segundo-o-manual-do-escoteiro-mirim45.Não apanhe do chão, nem mesmo revolva com os pés, objetos estranhos. Podem apresentar perigo de explosão ou de envenenamento.

6.Não corra, levando na mão: garrafas, tesouras, facas, quaisquer objetos cortantes ou frágeis.

7.Não molhe o dedo para virar as paginas de um livro: é anti-higiênico e anti-estético.

8.Não arraste os pés ao caminhar

9.Não brinque com armas ainda que estejam travadas, descarregadas, nem mesmo aponte armas de brinquedo a pessoas.

10.Não aceite carona nem incumbência, por parte de desconhecidos.

O Manual Do Escoteiro Mirim era um livro de cabeceira de muitas crianças e adolescentes da época. E não servia apenas para quem era escoteiro, mas para qualquer um. Muitos pais da época deram esse livro para seus filhos, leram junto com eles. Garanto que muito caráter ajudou a ser formado com esse maravilhoso guia, que servia como uma espécie de Google para os pequenos.

os-10-nao-mandamentos-segundo-o-manual-do-escoteiro-mirim3

Hoje, os ensinamentos dos sobrinhos do Tio Patinhas podem ser considerados ultrapassados, mas ainda tem muita, mas muita coisa bacana que pode ser apresentado para o seu filho ou filha. E sem falar dos marmanjos que vão comprar o livro só para ter o gostinho de dizer que tem o Manual Do Escoteiro Mirim na sua coleção. Algo que aconteceu por aqui!

O Manual Do Escoteiro Mirim, tem o valor de capa é de R$39,90 e pode ser encontrado nas bancas e grandes livrarias espalhadas pelo Brasil.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Star Trek: Sem Fronteiras | Dois primeiros clipes do filme

D.Gray-man | Novo anime estreia em julho