iZombie

Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Muita gente reclama da escassez de bons títulos Vertigo atualmente comparando com sua época de glória nos anos 1990. A editora aqui no país ainda sobrevive de velhos encadernados de HellblazerSandmanPreacher e eventualmente temos obras mais recentes com as quais o público adulto se identifica como é o caso de Vampiro Americano Punk Rock Jesus. No entanto olhando a linha Vertigo na última década com atenção podemos sim destacar alguns bons títulos com conteúdo inovador e de qualidade.

Em 2010 o ilustrador Michael Allred (criador de Madman da Image Comics, responsável pela memorável encarnação da X-Force que eventualmente se transformou no fenômeno chamado X-Táticos e atual desenhista da fabulosa nova revista do Surfista Prateado) se uniu ao novelista Chris Roberson (na época conhecido por escrever livros de ficção científica modernista) para criar a franquia de humor negro chamada iZombie para o selo Vertigo.

A série em 28 edições teve uma resposta muito positiva de público e crítica internacional apesar de passar completamente despercebida pelo público nacional até o presente momento. O material apresenta temas clássicos de horror, mistério, investigação em uma roupagem moderna, despojada e sob o olhar de uma protagonista feminina jovem, confusa e relacionável.

Com a recente adaptação de iZombie para o formato televisivo no canal CW as atenções do público, mídia especializada e finalmente das editoras nacionais se voltaram para a franquia.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Rose McIver é Gwen Dylan em iZombie da CW.

Este é um pequeno guia para quem está interessado em adentrar a cidadezinha de Eugene no Oregon e conhecer o estranho elenco da revista em quadrinhos que deu origem ao seriado.

Tá. Qual a história de iZombie?

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Os flashbacks pós-lanche de Gwen.

iZombie acompanha a vida e o cotidiano de Gwendolyn “Gwen” Dylan – uma bela morta-viva que tem que eventualmente se alimentar de cérebros humanos para manter sua consciência, aparência e funções motoras dentro de uma certa normalidade.

Para isso Gwen trabalha como coveira no cemitério da cidade de Eugene tendo assim acesso a cérebros frescos para manter sua peculiar alimentação. No entanto, ao consumir a massa encefálica dos falecidos, Gwen involuntariamente absorve as memórias dos mesmos e, atormentada pelos mortos em sua cabeça, algumas vezes tem de resolver situações pendentes dos mesmos como assassinatos entre outras coisas.

O roteiro de Roberson é guiado por caixas de voz de Gwen e suas observações meio sarcásticas sobre sua condição e sua relação com os mortos. A HQ se utiliza de temas de terror e mistério para contar a história de uma garota normal de uma cidade pequena que tem as mesmas aspirações que qualquer outra jovem de sua idade, mas se vê envolvida em problemas alheios a sua vontade.

O grande destaque da revista é a arte em formato pop dos anos 1960 e 70 de Michael Allred e a colorização impecável de sua esposa Laura que se encaixam perfeitamente no tom descontraído e leve da HQ e dão uma cara nova e fresca a temas extremamente batidos como os apresentados.

iZombie é 80% roupagem e talvez 20% originalidade de fato. A diversão da leitura fica por conta da interpretação dos temas pelos autores e do cuidado com diálogos, vozes, caracterização e personalidade do elenco. As personagens são adoráveis e apaixonantes em oposição a um roteiro que realmente não tem nada de revolucionário.

Quem são os protagonistas de iZombie?

O elenco de iZombie é um tributo pós-moderno a personagens clássicos de terror. Portanto além da protagonista que é uma clara homenagem aos zumbis clássicos de George A. Romero (que se alimentavam de cérebros humanos) os coadjuvantes na revista são Lobisomens, Vampiros, Fantasmas, Caçadores de criaturas, personagens aparentemente imortais e toda a sorte de indivíduos sobrenaturais.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Gwen Dylan

– A estrela de iZombie. Gwen é uma morta viva que trabalha como coveira no cemitério Eco-Friendly de Eugene, Oregon. Gwen tem que se alimentar de cérebros humanos eventualmente para manter sua sanidade física e mental, com isso absorve as memórias do cérebro que consumiu. Gwen tem vinte e poucos anos e tem uma personalidade levemente sarcástica, além de ser uma protagonista confusa e por vezes impulsiva. Além de ter em sua cabeça as memórias dos cérebros que consome Gwen possui força aumentada por ser uma zumbi.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Eleanor “Ellie” Stuart

– Batizada em homenagem à antiga primeira dama Americana Eleanor Roosevelt, Ellie é uma jovem fantasma que faleceu na década de 1960 e nunca deixou a cidade de Eugene. No universo de iZombie os fantasmas não podem transitar por lugares que nunca estiveram, por isso Ellie vive “viajando” e sonhando com lugares distantes através de revistas e leitura casual. Ellie é principal amiga de Gwen e é bastante densa, ingênua  e sensível apesar de sua intangibilidade e morbidez.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Scott “Spot”

– Também conhecido como Spot, Scott é um dos amigos de Gwen e Ellie e trabalha em um asilo em Eugene. No entanto, nas noite de lua cheia Scott se transforma em um Terrieromem – uma espécie de Lobisomem mas com características de um cão da raça Terrier. Scott é o lado nerd da revista e é visto comprando colecionáveis, assistindo seriados e lendo quadrinhos além de ter facilidade em obter valiosas informações na internet.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Vincent Tan e Ashok Patel

– Colegas de trabalho de Scott no asilo de Eugene. Vincent e Ashok também são dois nerds com dificuldades em sociabilizar e frequentemente jogam videogames online durante o expediente. No primeiro arco de iZombie Ashok se vê envolvido com uma sedutora vampira.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

John Amon

– O misterioso homem que mora em uma estranha mansão em Eugene talvez tenha um relação mais próxima com Gwen do que ela imagina. O personagem é apresentado como um excêntrico e abastado homem de meia idade com bandagens pelo rosto lembrando uma múmia e um jaguar de estimação que parece não ser um animal comum.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

Horatio

– Horatio é um jovem caçador de Monstros que age junto com outro caçador mais velho chamado Diógenes. Charmoso e meio esquisito, Horatio é apresentado como o primeiro interesse romântico de Gwen em iZombie quando chega a cidade na trilha de uma gangue de Vampiras.

O elenco de iZombie no entanto aumenta conforme a série avança e somos apresentados a parentes de Gwen, espíritos dos mais diversos, celebridades mortas, vários tipos de monstros e transmorfos de várias espécies.

Gostei. Mas iZombie saiu no Brasil? Onde posso encontrar isso?

Sim.

Com a ampla divulgação da adaptação televisiva iZombie finalmente foi lançada agora em Março de 2015 no Brasil pela editora Panini em um encadernado de 136 páginas contendo as edições 1 a 5 de iZombie além de The House of Mystery Halloween Annual #1.

Além do material que é inédito o encadernado contém 10 páginas extras da fantástica arte de Michael Allred.

iZombie | Dos quadrinhos para a TV: tudo que você precisa saber sobre a HQ.

O encadernado chamado iZOMBIE – Vol. 1: Morri pro Mundo custa R$ 28,00 e já pode ser comprado em qualquer comic shop nacional.

Agora com o lançamento do seriado baseado nos quadrinhos a tendência de mais material inédito sendo publicado aqui no Brasil é cada vez mais certa. Então fique atento às notícias sobre o seriado e a HQ aqui no Proibido Ler.

OBS: olha só o que tá rolando lá no Instagram do @proibidoler:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.