HQ do Dia | Unfollow Vol.1 — 140 Tipos

2 meses atrás ( 12/10/2017 )

O primeiro volume de um dos aguardadas títulos da nova leva de publicações da VERTIGO, Unfollow, teve recentemente o seu lançamento em solo brasileiro pelos cuidados da PANINI. Utilizando-se da sociedade contemporânea e sua então conectividade, Unfollow Vol.1 – 140 Tipos constrói a premissa diante de um recluso inventor, Larry Ferrell, de uma revolucionária rede social que conecta a vida de milhões de pessoas. Ferrell está morrendo e por iso ele dá inicio ao seu último e mais ambicioso projeto de engenharia social: um vasto experimento feito para revelar a verdadeira natureza da humanidade.

O então fundador da Headspace decidiu doar toda a sua fortuna acumulada para 140 usuários aleatórios que, saídos dos mais diversos cantos do mundo, foram levados até a ilha privativa de Ferrell para conhecer os perturbadores termos de sua nova riqueza. Os 18 bilhões foram divididos igualmente entre todos, mas se qualquer um deles morrer, o dinheiro será redistribuído aos sobreviventes. Ou seja, se apenas um sobreviver, ele ostentará de toda a fortuna sozinho. Que comecem os jogos!

HQ do Dia | Unfollow Vol.1 — 140 Tipos

140 PESSOAS. 18 BILHÕES DE DÓLARES. NENHUMA REGRA.

Escrito pelo britânico Rob Williams, Unfollow Vol.1 – 140 Tipos traz uma premissa devidamente interessante e que, em teoria, tem um forte atrativo – ainda que a temática seja clichê, afinal, críticas a nossa sociedade atual e sua “conectividade social” não faltam. Somos apresentados, inicialmente, a alguns “aleatórios” personagens singulares que destacam a premissa da trama e, eventualmente, pincelam suas percepções acerca dos contextos gerais, permitindo, assim, um certo incorporamento da “realidade”. De tal forma, o desenvolvimento da trama apresentada por Rob Williams, neste encadernado, explana uma certa representação da realidade, mas que ainda sim, se permite dar uma voltinha no “quintal lúdico”.

Contudo, está linha de pensamento do roteirista traz uma narrativa com perceptíveis nuances entre a prosa “realística” e a do”miticismo florido”. Isto é, tem-se uma narrativa “da vida” atuando de forma momentaneamente interessante, mas que ao ter a introdução de reflexões – então, superficiais, as mesmas não geram o impacto esperado de um título em que sua maior crítica é a sociedade contemporânea e sua dita “conectividade social”. Portanto, a trama tem uma certa demora para se encontrar, enquanto traz plot twists medianos e relativamente previsíveis de algum entretenimento, e “aleatoriedade” de perspectivas que podem acabar por confundir o leitor desavisado do material que está adquirindo.

HQ do Dia | Unfollow Vol.1 — 140 Tipos

A arte de Unfollow Vol.1 – 140 Tipos, assinada por Mike Downling, é um complemento do atrativo deste run. Os traços simplistas presentes no encadernado trazem uma alusão “realística” de certa cinematografia agradável, permitindo, então, um encorpamento a premissa da trama – ainda que não consiga compensar as falhas da mesma. A colorização deste volume é igualmente agradável, reforçando a ideia proposta por trama e arte. Particularmente, as cores de Unfollow Vol.1 – 140 Tipos me remeteram muito a uma vibe misturada entre o gênero musical synthwave e o jogo GTA V.

Navegando entre as atmosferas de Tempos Líquidos (livro do Bauman) e Ilha dos Desafios (animação da Cartoon Network), Unfollow Vol.1 – 140 Tipos é um run cuja trama é devidamente interessante, de arte agradável e coloração visualmente harmoniosa. Com personagens singulares, um desenvolvimento objetivado – ainda que de certa confusão e tardio encontro, o primeiro volume desta série proporciona uma leitura leve e de entretenimento.

 


© 2017 Proibido Ler | Feito com Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro & Baruch Vitorino