in

HQ do Dia | Spirou e Fantasio: Um Feiticeiro em Champignac

Se você queria dar uma variada na leitura de HQs para não ficar só em Marvel ou DC, a hora é agora! A Editora Sesi começou a publicar no Brasil os álbuns de Spirou e Fantasio, um dos maiores títulos se tratando de história em quadrinhos do velho continente. Spirou e Fantasio faz tanto sucesso na Europa quanto “Asterix e Obelix”, “Luck Lucky” e “Tintin”, porém nunca teve uma série publicada inteiramente no Brasil. Para não dizer que não teve, Spirou e Fantasio foi publicado no Brasil pela primeira vez em 1976, porém saíram apenas duas edições em formatinho, publicado pela editora Vecchi e recebeu o nome de “Aventuras do Xará”.

Agora, a Editora Sesi adquiriu os 12 primeiros volumes e tem a previsão de publicar, em 03 anos, todos os 54 livros da série, que contou com diversos autores e ilustradores, Spirou para quem não sabe, é um personagem que apareceu pela primeira vez em uma revista belga datada de 21 de abril de 1938 e foi criado por Rob-Vel. Atualmente, Spirou continua dando nome a uma das mais importantes publicações semanais em quadrinhos da Bélgica, o Jornal Spirou, e ainda possui uma série regular de publicações em livros assinado por vários autores. Spirou é um jovem aventureiro que trabalhava em um hotel e que, com o passar das edições, ganhou a companhia inseparável do repórter fotográfico Fantasio e do do pequeno esquilo Spip.

hq-do-dia-spirou-e-fantasio-um-feiticeiro-em-champignac2Em Spirou e Fantasio: Um Feiticeiro em Champignac, a dupla dinâmica e inseparável vai acampar em Champignac, uma cidade que eles julgaram ser tranquila e muito bonita. No caminho até a cidade eles vão lidar com pessoas em comportamentos estranhos, como o prefeito de Champignac que colocou um semáforo no local sem necessidade e chama a atenção daqueles que desrespeitam o sinal, animais com coloração diferente como, por exemplo, um porco azul com bolinhas pretas. Eles resolvem acampar perto do Castelo de Champignac, mas ao chegar no local percebem fenômenos estranhos acontecendo o tempo todo e, diante do inesperado, é alertado por outras pessoas que também estão acampando, que existe um feiticeiro na cidade e ele está espalhando o caos por onde passa. Uma vaca que era gorda e dava 30 litros de leite por dia, amanhece magrela e totalmente seca. Não dava mais um pingo de leite. Além, é claro, de cogumelos de todas as cores e tipos pelo campo. A noite vai chegando e nossos heróis começam a perceber que as coisas passaram a acontecer misteriosamente num grau muito elevado e resolvem investigar mais afundo o que realmente está acontecendo em Champignac, até que conhecem um cientista bem maluco e através dele todos os fenômenos estranhos que reportados em Champignac começam a fazer sentido. E assim, Spirou e Fantasio vão tentar solucionar de forma bem humorada tudo que tem ocorrido na cidade.

Esta HQ é uma obra bem diferente de tudo que eu estava acostumado a ler, se tratando da nona arte, é claro. Apesar de ter o conhecimento dos álbuns de Tintim, eu ainda não tive a oportunidade de ler um exemplar, mas tenho o conhecimento de que os roteiros coesos e os traços do chamado Estilo Atômico – grande rival de Tintim do mestre Hergé – fazem parte da série Spirou e Fantasio. Mas além disso, o que me chamou mais a atenção, foi o humor empregado na história. Algo totalmente leve e muito despretensioso, é o tipo de humor que não força a barra com nada, segue de forma fluida e quando você percebe está rindo sem se dar conta.

O trabalho editorial também me surpreendeu bastante, o formato é de 21 x 29 cm em capa cartonada, assinada por Franquin e com tradução de Fernando Paz. As cores estão bem vivas, os balões são bem espaçosos e o formato maior do que o normal, torna a leitura mais agradável ao longo das 64 páginas.

Por se tratar de um quadrinho clássico, vai agradar o leitor de quadrinho mais antigo ou aqueles que gostam mais de quadrinhos no estilo de Tintim, Luck Lucky e Asterix e Obelix. Porém, é uma boa dica para quem nunca teve contato com esse estilo de ilustração e narrativa dar uma bela conferida no material. Com certeza vai valer a pena. Eu mesmo estou aguardando a chegada dos outros volumes aqui na redação para me divertir ainda mais com Spirou e Fantasio.

Spirou e Fantasio: Um Feiticeiro em Champignac chega nas livrarias em 25 de março e custará R$32,00 cada exemplar.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Netflix | Akira, Ghost in the Shell e Ajin: Demi-Human chegarão em abril

Gamers | Mulheres são agora a maioria!