HQ do Dia

Kick-Ass – Quebrando Tudo!

Havia um tempo em que eu me distânciei de tudo que achava fantasioso. Foram longos anos longes de filmes, histórias em quadrinhos de Super-Heróis e livros que tivessem histórias ligadas ao gênero. Mas depois que o PL foi ganhando uma nova linha editorial, e que nessa linha nós passamos a abordar assuntos de cultura pop em geral eu fui buscando o caminho da volta. Kick-Ass foi um dos “super-heróis” que me fizeram voltar ao mundo que eu hoje amo tanto e não sei como consegui ficar tanto tempo longe.

Ao assistir pela primeira vez o filme dirigido por Matthew Vaughn, baseada na obra em quadrinhos de mestre Mark Millar e John Romita Jr., eu criei uma paixão enorme por Dave Lizweski, o fodendo KICK-ASS!

Desde então tudo que saiu ou sai sobre o herói e também todas as obras do universo do autor, Mark Millar – o famoso “MillarWorld” – eu passei a consumir. Hoje vou falar sobre a HQ que deu origem ao filme de mesmo nome lançado em 2010.

hq-do-dia-kick-ass-quebrando-tudoKick-Ass – Quebrando Tudo conta a história de um jovem, estudante do ensino médio, nerd, loser e aficionado por gibis. Juntamente com alguns amigos, ele passa muito tempo da sua vida dentro de uma Comic Shop discutindo tudo sobre o universo das histórias em quadrinhos de Super-Heróis ou em seu quarto se masturbando. Diante da vida sem graça que ele leva, Dave começa a questionar por que a maioria dos adolescentes da sua idade querem ser a Paris Hilton e ninguém quer ser o Homem-Aranha?

Ele não teria as mesmas motivações que um super-herói teve para se tornar um, como perder os pais de forma trágica, não sofrer nenhuma picada de inseto; sofrer um acidente radioativo que lhe desse super poderes ou até mesmo, ser um alienígena enviado para salvar a Terra. Apesar de sua mãe ter morrido por causa de um aneurisma quando Dave tinha apenas 14 anos, o garoto nem teve aquela motivação de se tornar um super-herói para vingar a morte de sua mãezinha. Independente de tudo isso, ele segue obstinado a se tornar um herói nos dias de hoje. Dave compra uma roupa de mergulho no eBay, cria suas próprias armas e com os ideais que tanto aprendeu nas histórias que leu, ele sai às ruas para patrulhar e entender o que acontece quando um cara comum numa roupa de mergulho fica frente a frente com o submundo do crime? É isso que o jovem Dave Lizewski está prestes a descobrir.

Com o artificio da metalinguagem Mark Millar fala de um mundo que ele domina de uma forma mais realista e diferente do que encontramos em suas histórias publicadas pela Marvel. Falar de gibis e super-heróis usando a prória história em quadrinhos para isso é algo importante nesta obra. Além do mais que é através dela que Mark e Romita Jr. mostram como seria a vida de um super-herói em condições, consequências e danos reais. De forma crua, violenta e sem pudores ele conta como um mundo fantasioso pode influenciar um jovem que não tem muita perspectiva de vida, a lutar apenas com a força de vontade para fazer algo de útil. Tanto para a sociedade quanto para a sua vida.

Em 202 páginas deste encadernado de capa dura lançado originalmente em 2010, nós somos apresentado ao mundo de Kick-Ass, Hit-Girl, Big Daddy e Red Mist. A violência, o linguajar, o humor ácido e sarcástico utilizados em Kick-Ass – Quebrando Tudo! dão um tom totalmente diferente de tudo que você possa estar acostumado a ler. Os traços de John Romita Jr. são mais despojados, ele usa e abusa de técnicas de sombreamento diferentes das hqs comuns o que deixa a arte característica desta publicação.

hq-do-dia-kick-ass-quebrando-tudo3

Caso você, assim como eu, conheceu a HQ só depois de ter assistido ao filme, você vai se surpreender ainda mais. Assim como um livro adaptado para o cinema, uma hq adaptada para o cinema tem as suas diferenças e licenças poéticas. No caso desta HQ, ela é totalmente superior ao filme e também um pouco diferente, tanto no desenrolar da trama como no destino e evolução de alguns personagens.

Kick-Ass mostra cada vez mais a superficialidade da sociedade e dos jovens que hoje em dia nascem, crescem e na maioria dos casos se preocupam apenas com os próprios umbigos. Por mais que Dave tome um pau em suas primeiras empreitadas como super-herói, ele não desiste, ele segue em frente obstinado a ajudar o próximo e fazer algo para mudar um pouco a situação da sociedade onde vive. Por mais que seja uma história que tenta passar a sensação de realidade próxima, ela também tem fantasias e tem seus pontos super-heroicos como em qualquer outra história em quadrinhos.

Kick-Ass é uma história quase real de um jovem sonhador que deseja um mundo melhor regado a perigos, derrotas, vitórias e aventuras. Além de motivar muita gente a seguir o seu caminho, o final de Kick-Ass- Quebrando Tudo! é de fazer qualquer leitor ficar com cara de WTF???

A única coisa que eu não gostei foi do tempo que eu demorei para ler essa obra prima do mestre Mark Millar.

Se interessou pela HQ? Kick-Ass – Quebrando Tudo! está  a venda com um preço fera aqui!

Veja também: Proibido Ler Entrevista | Mark Millar – Autor de Kick-Ass, Guerra Civil, Authority e mais!


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.