HQ do Dia

Helldang

O Brasil possui mais de mil quilômetros de estradas. Provavelmente eu ou você não conhecemos nem 3% de todo esse asfalto, mas se existe uma profissão que vê isso todos os dias, é a de caminhoneiro. Ao contrário dos EUA, com seus reality shows de direção no gelo e Jack Burton, o Brasil nunca explorou todo o potencial da categoria.

Até hoje o máximo que tínhamos eram os limpinhos Carga Pesada e Siga Bem Caminhoneiro ou o extremamente sujo Clube Tião Caminhoneiro da banda UDR. Em algum lugar entre esses dois (mais próximo do Tião) está Helldang, o quadrinho roteirizado por Airton Marinho e desenhado por Samuel Sajo.

Uma banda sem sucesso decide que o melhor caminho pro estrelato é por meio de um pacto com alguma entidade sobrenatural do inferno. Para isso, entram em contato com um demônio caminhoneiro, que servirá de guia para o ritual satânico e como um choque de realidade pros integrantes mais incrédulos do grupo que dá nome ao gibi.

A trama é bem linear e sem muitas surpresas. Marinho já trabalhou com o lado mais obscuro em o Rei Amarelo em quadrinhos e também já visitou lugares áridos inóspitos em Cabra D’água, alguns de seus trabalhos anteriores. A verdadeira fuga do lugar comum nessa HQ, é quando e como o sobrenatural se manifesta – lembrando muito a narrativa do desenho “apenas um show”-, o leitor é tirado de uma narrativa comum é levado para o extremo da loucura.

 

Nessa parte a arte de Samuel Sajo se destaca. Com um traço mais limpo em cenas paradas, o desenhista consegue fazer uma virada de visual na mesma velocidade em que o roteiro te leva por esse caminho. Decapitações, cobras do inferno e esfolamentos ganham bastante vida na HQ, que se favorece muito pelo preto e branco.

O lado negativo fica por conta do tamanho. A história é bem curtinha e deixa a gente querendo saber um pouco mais. Talvez com um número bom de vendas, a dupla possa retomar a parceria e expandir um pouco mais esse universo tão amplo e inexplorado dos caminhoneiros brasileiros.

Se você se interessou pela história, entre em contato com o autor diretamente pela página da HQ no Facebook e encomende o seu exemplar de Helldang.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.