in

HQ do Dia | Guerras Secretas #3

A terceira edição do maior evento da Marvel em 2015 chegou às bancas esta semana com os dois pés no acelerador. Muito pouca enrolação nesta edição. Logo nas primeiras cenas descobrimos um pouco mais sobre a relação entre o deus e governante do Mundo de Batalha,Victor Von Doom e seu principal conselheiro e Xerife deste novo universo, o Doutor Stephen Strange. Além disso finalmente temos uma ideia mais clara do que realmente aconteceu aos personagens oriundos das Terras 616 e 1610 (Ultiverso). Sim! Você vai saber quem sobreviveu a última incursão e o que isso significa para este novo Universo Marvel.

O roteiro de Hickman para esta terceira edição alterna principalmente entre os núcleos protagonizados pelo Doutor Destino e pelo Doutor Estranho. A relação estabelecida pelo autor entre estes dois ícones da Marvel nestas versões é cheia de matizes e laços de amizade, confiança, mas ao mesmo tempo segredos terríveis. Isso torna o pano de fundo de uma premissa aparentemente boba como a de Guerras Secretas extremamente rico e cheio de possibilidades. Novamente a caracterização deste Mundo de Batalha e sua organização geo-política simples, mas eficaz é um dos destaques. Hickman ainda tem tempo de brincar com o conceito de um governante absoluto e suas dificuldades e de uma divindade com fraquezas. Isso ocorre na cena entre Sue Storm e Victor e o diálogo, apesar de relativamente curto, é carregado de conceitos filosóficos extremamente pertinentes, uma surpresa muito feliz em uma saga com uma premissa tão simplória.
hq-do-dia-guerras-secretas-32Hickman consegue pontuar com precisão as aparições de cada um dos personagens nesta edição. Sejam protagonistas ou meros coadjuvantes, cada um tem pelo menos uma fala mais marcante ou mesmo os que não tem fala alguma (como é o caso de Johnny Storm) não estão ali de graça só pra ficar bonito na foto. Mesmo personagens que tem poucas falas estão bem representados e tem suas características básicas preservadas em uma saga gigantesca como essa. O destaque da edição mesmo fica para Doom. O monarca é tudo que se espera de uma representação triunfante do vilão. Em essência. Victor é um sujeito que acredita piamente que a sua maneira de governar é a menos pior entre as ideias horríveis já propostas e aqui vemos isso sob o olhar da lupa de Hickman. Destino em seu íntimo (representado por Sue) se questiona, mas para o resto do Mundo de Batalha ele é o soberano, absoluto e impiedoso deus da nova Marvel.
A arte de Esad Ribic continua irretocável dentro de seu estilo foto-realista. Veja a atenção aos detalhes nas expressões faciais nas cenas com os sobreviventes da Terra 616. Isso alterna com os quadros épicos e grandiosos do Esquadrão de Thors, que são mostrados como uma verdadeira “Polícia Divina”. Apesar da pouca variação de cenários nesta edição em particular a atenção dada ao Castelo de Destino é louvável e a ideia gráfica de Galactus e a Fundação Futuro (apresentada na edição 2) é chocante e surreal.
Guerras Secretas #3 continua superando as expectativas de um leitor que simplesmente pegar a sua sinopse e começar a ler o material. Isso aqui é muito mais do que 75 anos de Universo Marvel jogados em um liquidificador multiversal, como se esperava. A organização deste novo universo é simples e rica; o elenco é cuidadosamente representado com personalidade e várias nuances; os protagonistas principais são versões vibrantes dos seus personagens favoritos, a arte é detalhada, épica e extremamente consistente e o mais importante no meio disso tudo é que a história ANDA e anda a passos largos. Realmente estamos vendo os moldes de um novo universo Marvel sendo confeccionados em uma saga. Se algo de fato irá mudar na Marvel após este evento ou não, depende mais do corpo editorial da empresa do que da equipe criativa responsável pela saga. Hickman e Ribic fazem um trabalho muito consistente e a saga continua em um ritmo ótimo e com uma qualidade acima do esperado em eventos deste tipo na editora.

ACOMPANHE TODAS AS RESENHAS DE GUERRAS SECRETAS:

HQ do Dia | Guerras Secretas #1

HQ do Dia | Guerras Secretas #2

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Macbeth | Confira o teaser trailer oficial

Macbeth | Confira o teaser trailer oficial com Michael Fassbender e Marion Cotillard

Josh Trank explica sua saída de Star Wars

Josh Trank explica sua saída do segundo spin-off de Star Wars