in

HQ do Dia | Coringa – Brian Azzarello

O lado desmiolado e sem pudores do Coringa são um dos seus maiores atrativos como personagem, ainda mais na galeria vasta de vilões do Batman, um nêmesis com classe e sanidade fora de si.

Na HQ que carrega seu próprio nome, temos a exploração de seus códigos de “ética”, loucura e desilusão de uma maneira profunda e nada corriqueira.

Lançada em 2008, escrita por Brian Azzarello (100 Balas) e com arte fenomenal de Lee Bermejo (Batman – Noel). A história traz uma abertura para entender a mente do palhaço, em seu dia a dia para retomar o controle do submundo de Gotham, pelo medo e pela sanidade mental suas ações se determinam como fora da caixa até mesmo para outros vilões.

Aqui ele é o protagonista e tudo acontece através de seus olhos.

Coringa – Brian Azzarello

Coringa recebe por seus médicos um passe livre para deixar o Asilo Arkham, mas nenhum de seus capangas deseja buscá-lo, pois a vida sem ele se tornou contida e pacifica, nessa oportunidade de conhecer o chefão, o novato Johnny Frost decide ir buscá-lo, nessa ação ele não imaginaria que se tornaria o braço direito e motorista particular do palhaço sanguinário.

Como Gotham mudou com seu tempo longe, sua onda de poder e posses não é mais a mesma. Coringa deseja retomar o que lhe foi tirado. Nessa jornada de poder, Johnny provará que oportunidades e desejos não significam mordomias, a linha de viver a beira do abismo pode ser um risco quando se é companhia do demônio sorridente.

HQ do Dia | Coringa - Brian Azzarello
Coringa – Brian Azzarello

Com sua narrativa dinâmica e sem muitas pausas, Azzarello coloca o leitor como viajante e conduz através dos olhos de Johnny pelos atos desenfreados do Coringa, nossas emoções assustadas e tensas são pautadas nessa perspectiva. A loucura e impulsividade nisso, faz nossa mente pensar se o vilão não é próprio medo, ainda mais quando ele não movido por interesses pífios como dinheiro e sim pela desordem e o caos.

Leia mais: Coringa (2019) | Da loucura ao caos

Suas atitudes não tem um momento de descanso, mesmo tranquilo ele está jogando besteiras no ar, um simples ato é uma festa de insanidade e brutalidade. Um guia nada dentro do padrão para Johnny, pois seus conselhos e dicas fogem da realidade, a liberdade está no impulso de agir sem pensar e ficar ao seu lado pode até ser contaminado por sua loucura.

HQ do Dia | Coringa - Brian Azzarello
Coringa – Brian Azzarello

Isso é ressaltado conforme Johnny adentra na rotina do Coringa, quanto mais se aproxima e ganha confiança, mais suas vontades o tornam como ele, parece que o próprio palhaço é um vírus da maldade, fica ressaltado que são desejos e vontades que o movimentam nessa vida, mas a graça nas piadas loucas que faz com os vivos e a graça acaba quando o fim chega, no caso a própria morte.

Leia mais: As diferenças entre o Coringa de cada live-action

Os desenhos de Lee Bermejo trazem uma visão realista e profunda, um tom vivo definem seus personagens nos seus traços, lembrando até a mão de Alex Ross. O visual do próprio Coringa serviram como inspiração para Heath Ledger em “Cavaleiro das Trevas” (2008), já que o próprio Azzarello estava em contato com a produção do filme, inconfundível não lembrar de seus trejeitos quanto viramos cada página.

HQ do Dia | Coringa - Brian Azzarello
Coringa – Brian Azzarello

“Coringa” de Brian Azzarello é uma oportunidade para entender melhor o que motiva a mente doentia do Coringa. O autor nunca o coloca num patamar como deus ou herói, mas sim com um vírus que precisa acabar senão tomará conta de tudo. A qualidade está nessa demonstração de profundidade de conflitos interiores, especialmente quando conhecemos a fundo o mundo mafioso e sujo de Gotham.

Escrito por Rafael Tanaka

Publicitário, amante de cinema, quadrinhos, filmes e séries. Sempre existe coisas para se descobrir nesse mundo da cultura pop.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

5 Projetos de quadrinhos para você apoiar

Melhores games para celular de 2019

Melhores jogos para celular de 2019