in

HQ do Dia | All-New Miracleman Annual #1

2014 teve seu proibidão sim! Após anos de embargo e negociações entre Grant Morrison e a Marvel o roteirista finalmente liberou o roteiro que havia escrito para a revista Warrior lá na década de 1980 com uma história de Miracleman. Morrison estipulou uma única condição – a história deveria ser ilustrada por Joe Quesada. O que temos em Miracleman Annual #1 é justamente a polêmica história de Grant Morrison desenhada por Quesada e uma história extra que une novamente o louco time formado pelo escritor Peter Milligan e o desenhista Michael Allred.

Apesar da grande polêmica envolvendo o conto de Grant Morrison (para saber mais leia aqui) a história em questão é extremamente sucinta e, apesar de bem escrita e de ter repercussões bem relevantes para o elenco de Miracleman, sofreu sim o desgaste dos anos. ÉAll-New-Miracleman-Annual-1 muito provável que se este roteiro fosse publicado na época em que foi concebido seria um imenso choque para os leitores da Warrior. Entretanto, hoje em dia, apesar de se tratar de uma história curta e interessante ela perde um pouco o impacto planejado. A arte de Quesada nas 10 páginas do conto é muito caprichada e cumpre seu papel dando peso e substância ao roteiro de Morrison, no entanto é compreensível que quem não curte o traço do artista não fique satisfeito. A caracterização dos dois personagens mostrados é muito boa, as expressões faciais são vivas e a história tem a beleza e a brutalidade descrita no roteiro.

A segunda história escrita por Peter Milligan acaba sendo o destaque da edição pois faz um tributo lindíssimo ao material original do personagem escrito por Mike Anglo nas décadas de 1950 e 1960. O conto chamado Seriously Miraculous (Seriamente milagroso em tradução livre) re-imagina uma aventura da família Miracleman para os dias atuais. Portanto temos uma galeria de vilões clássicos, ação descompromissada, um roteiro bem leve e diálogos engraçados. A arte de Michael Allred colorizada por sua esposa Laura como sempre é uma dádiva e temos aquele visual claro, límpido, inusitado e colorido além das expressões faciais caricatas e um leiaute de página irrepreensível. Enfim, uma história em quadrinhos clássica e divertida que presta uma bela homenagem a este elenco.

A revista ainda contém 12 páginas de making of com o roteiro de Grant Morrison comentado, rascunhos e arte final de todas as páginas do primeiro conto e a impagável fotografia de Morrison COM CABELO e visual meio gótico em 1984. A foto foi usada por Quesada como referência visual para um personagem da primeira história. O material bônus ainda inclui as artes originais de algumas páginas da história desenhada por Michael Allred comentadas.

All-New Miracleman Annual #1 é uma boa revista e uma adição válida ao material do personagem que vem sendo publicado desde o ano passado pela Marvel. A tal “história perdida e proibida” de Grant Morrison perdeu muito gás em virtude do fator “gaveta” e, apesar de ser um conto bacana não tem nada de especial ou chocante atualmente. A segunda história produzida por Milligan e Allred acaba valendo o preço da capa pois é intencionalmente leve e nostálgica, mostrando uma faceta dos quadrinhos que raramente se vê hoje em dia. O material bônus como sempre é válido e dá camadas extras e conteúdo à primeira história além de apresentar curiosidades interessantes sobre o roteiro de Morrison. É bem provável que o público mais jovem não se interesse muito por este material, mas para quem viveu caçando as histórias de Miracleman na juventude, este anual assim como a revista sendo publicada atualmente é uma leitura bem divertida.

Veja minha última resenha: HQ do Dia | S.H.I.E.L.D. #1

E aí, curtiu?

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

18 filmes musicais que farão quem não gosta do gênero mudar de ideia

Homem Formiga | Marvel divulga teaser só para “Formigas”