HQ do Dia

321 Fast Comics

Eu estava em uma das cabines de imprensa que recebo convite todo mês e logo após o filme, foi realizado um coquetel entre os convidados e eu ouvi alguém dizendo que tinha feito uma história em quadrinhos. Tratei de descobrir logo quem era para gentilmente contar sobre o trabalho do site e o carinho que temos pelos quadrinistas de uma forma em geral.

O nome dele é Felipe Cagno criador do projeto 321 Fast Comics, uma HQ que reúne 21 histórias, cada uma delas tem 3 páginas, centrada em 2 personagens e que, obrigatoriamente, tenham um final surpreendente. Eu pedi um exemplar para review e numa outra cabine de imprensa, nos encontramos, e ele me deu um exemplar numerado (eu recebi a 1.276 de um total de 2.000) e devidamente autografado. Alguns meses se passaram e eu esperei a oportunidade de lançar a resenha de 321 Fast Comics juntamente com o lançamento da campanha do segundo volume do projeto no Catarse.

hq-do-dia-321-fast-comics2321 Fast Comics é uma HQ ousada, pois fazer um volume centrada numa história é extremamente difícil, imagine fazer isso no formato que apresentei anteriormente. Gerenciar uma coisas dessas é trabalhoso e lidar com uma série de artistas, roteiros, rafs etc, devem ser também.

São 21 histórias criadas por quadrinistas brasileiros nos mais variados formatos e nas mais variadas artes. Temos aventuras, dramas e comédias, algumas com traços mais puxados e outras com traços mais leves, e bem dizer quase todas com um final surpreendente. Logo de cara, a capa sugere um bar e ao folhear a HQ você encontra um sumário que parece um cardápio. Cada história acompanha um drink e nela é mostrado quem escreveu, desenhou e colaborou, além de ensinar você a preparar o drink de forma rápida e simples, assim como são as histórias aqui apresentadas. Tudo isso para dar a ideia de estar num bar escutando diversas histórias de seus amigos de bebedeira e também dos desconhecidos a sua volta.

hq-do-dia-321-fast-comics4

Exemplo de como começa cada história em 321 Fast Comics

O mix apresentado em 321 Fast Comics é bacana, mas nem sempre é interessante contar uma história em três páginas, eu julgo difícil desenvolver um personagem ou mostrar do que ele é capaz com tão pouco espaço. Algumas histórias parecem vagas e não me prenderam atenção, parecia que eu estava lendo alguma tira de jornal daquelas que você não entende muito bem. Já outras como Up Up And Away escrita por Felipe Cagno e desenhada por Paulo Kielwagen, Amor de Panda é o que manda de Felipe Cafaggi e Felipe Cagno e SkyFree dos irmãos Bon, são histórias que me chamaram a atenção pela simplicidade no traço e o envolvimento dado quadro a quadro.

mor de Panda é o Manda - por Vitor Cafaggi e Felipe Cagno

mor de Panda é o Manda – por Vitor Cafaggi e Felipe Cagno

321 é uma HQ para se ler numa tacada só e apreciar cada uma das suas reações ao final de uma história. Ela é importante não só pelo conteúdo que apresenta, mas pela oportunidade que deu a vários artistas brasileiros e também, por imaginar o desafio que o autor do projeto encarou até chegar no resultado final. O mais interessante disso tudo é o making of de parte do processo mostrado no final do HQ, contendo rafs dos artistas, roteiros e como Felipe desenvolveu a ideia da capa com o artista Lucas Leibholz.

Em algumas lojas como a Comix você pode encontrar a 321 à venda. Mas recomendo que você apoie o projeto do segundo volume de 321 Fast Comics no Catarse e faça a opção pela recompensa que dá direito ao primeiro volume. A seguir temos um vídeo do Felipe explicando o projeto e te convidando a participar. Se liga:

Você pode apoiar o projeto do segundo volume de 321 Fast Comics até o dia 04/07/2015. Falta bem pouco para atingir o valor necessário e até o fechamento desta resenha, já contava com mais de 330 apoiadores. Nós do PL fizemos nossa parte e estamos fortalecendo mais uma vez a cena.

Veja também: Guia prático para começar a ler e comprar HQs


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.