HQ do Dia | Toda Rê Bordosa - Angeli
in

HQ do Dia | Toda Rê Bordosa – Angeli

A personagem mais doida das tiras de quadrinhos

Em vários momentos da minha vida eu me imaginei numa banheira quase submerso de ressaca como a Rê Bordosa, onde a personagem criado pelo cartunista Angeli, fica na maioria de suas tiras. Eu não cheguei a ler uma “Chiclete com Banana”, que era a revista na qual a personagem também era publicada.

Mas foi nas páginas dos jornais da Folha de São Paulo, que eu pude conhecê-la mais de perto. Me apaixonei logo de cara e passei a procurá-la sempre que tinha uma edição do jornal em mãos. Eu estava começando a adolescência, e ler jornal na casa da minha avó aos domingos era um dos poucos passatempo que eu tinha na época.

HQ do Dia | Toda Rê Bordosa - Angeli

Rê Bordosa é uma mulher de aproximadamente 40 anos, alcoólatra, ninfomaníaca, desbocada e desprovida de bom senso, cujas histórias giram em torno de suas manias e desejos. Além de ácida e crítica ferrenha ao machismo e ao sistema, ela consegue em poucos quadros te fazer sorrir diante de uma vida degradante, afinal de contas ela não tem nada a perder. 

A primeira aparição da Rê Bordosa aconteceu em 04 de abril de 1984, dentro da sua famosa banheira. Porém, sua vida durou pouco e não foi por perder a dignidade (ela já nasceu sem), por coma alcoólico e nem por cirrose hepática. A personagem foi assassinada pelo Angeli em 1987. Os motivos: o sucesso da personagem ofuscando outros personagens como Bob Cuspe e Wood & Stock, por exemplo, e o incômodo que o autor sentia em não querer ser conhecido apenas pelo seu trampo com ela. 

HQ do Dia | Toda Rê Bordosa - Angeli

Em “Toda Rê Bordosa”, as tirinhas foram reunidas pela primeira vez num álbum de luxo de 216 páginas, e restauradas digitalmente a partir dos originais do autor. Nele, o leitor vai finalmente poder conhecer a personagem do início ao fim. Vai passar por várias de suas fases, por tantas ressacas e por um jeito bem doido de viver que era característico dos anos 80. Mas isso nem de longe transforma o compilado lançado em 2012 pela “Quadrinhos na Cia”, selo da Companhia das Letras, em uma obra datada. 

HQ do Dia | Toda Rê Bordosa - Angeli

Quem conhece apenas o mito terá acesso a todas as tiras, histórias longas, rabiscos e ameaças tramadas por Angeli contra sua criatura. E quem nunca se esqueceu dela pode ir encostando no balcão. A casa é sua, como ela disse tantas vezes. 

É possível se identificar com vários momentos vividos pela Rê Bordosa, principalmente se você tem como hábito encher a cara de vez em quando, aprontar várias coisas e não lembrar de nada no dia seguinte. Inclusive, recomendo ler em um dia de ressaca. A experiência vai ser animal! 

Se você se interessou, pode comprar um exemplar de “Toda Rê Bordosa” aqui.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
CS:GO Operation Riptide | Como completar todas as missões da semana 9

CS:GO Operation Riptide | Como completar todas as missões da semana 9

Free Fire reforma quadra de basquete em São Paulo