in

Viagens além do tempo e espaço: livros de ficção científica que moldaram gerações

A literatura sci-fi é amplamente consumida até hoje, mas existem obras que deixaram um legado histórico

A humanidade, ao longo do tempo, evoluiu a ponto de distinguir-se dos demais animais da natureza devido a sua racionalidade, ou seja, a capacidade de discernir as abstrações da existência. Em razão disso, criou-se todo tipo de arte com o intuito de representar as emoções e a própria psique humana. Entre o aparato artístico existente, destacam-se as literaturas de ficção científica. 

De fato, para os leitores ávidos que adoram obras de aventuras, essa literatura permite adentrar em universos paralelos e distópicos, geralmente com ênfase no avanço da tecnologia. 

Além disso, é importante destacar que esse tipo de literatura comumente tece críticas ao modo como a humanidade relaciona-se com a natureza, à lógica de degradação e aos possíveis futuros que podem se desdobrar em função dessa relação. Se você quer saber um pouco mais sobre as obras literárias de ficção mais famosas da história humana, continue lendo e confira aqui. 

Conheça os livros mais famosos de ficção científica 

Viagens além do tempo e espaço: livros de ficção científica que moldaram gerações

Inicialmente, cabe destaque à obra intitulada “A Máquina do Tempo”, escrita em 1895. Essa obra é considerada a primeira a introduzir o conceito de viagem no tempo por meio de um veículo. Nessa história de H.G. Wells, existe um personagem chamado de “o viajante do tempo” que desenvolveu uma máquina capaz de transitar pela quarta dimensão, que, conforme a própria relatividade, seria o tempo. 

Outra produção literária que vale a pena ser destacada possui um filme baseado nela. Estamos falando de “A Guerra dos Mundos”, escrito em 1898. Esse romance pertence ao mesmo autor e retrata a invasão de marcianos ao planeta Terra. O romance se passa em Londres, no início do século XX, introduzindo o conceito de tecnologia alienígena e essa dialética entre civilizações distintas. 

Outra obra literária que, posteriormente, virou um filme de grande sucesso, estrelado por Will Smith, é “Eu, Robô”, escrita em 1950. Na realidade, vale salientar que trata-se de 9 contos escritos por Isaac Asimov, um autor russo, responsável por criar três leis da robótica atreladas a questões éticas e morais no sentido mais filosófico possível. 

Outras obras que também merecem destaque são: “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas”, de 1968, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de 1979, “O Jogo do Exterminador”, de 1985, e “Jogador nº 1”, de 2011, que também ganhou um filme de destaque com diversas referências ao universo geek. 

‘A Viagem de Chihiro’ (2001) e seus simbolismos

Conheça a primeira história de ficção científica criada

Viagens além do tempo e espaço: livros de ficção científica que moldaram gerações

A título de curiosidade, você sabia que o livro sci-fi mais antigo é datado de 1600? De fato, trata-se da obra “Somnium” (“O Sonho”), escrita por Johannes Kepler, em 1608. Esse texto é apresentado como forma de diálogo entre um jovem e sua mãe, então bruxa. Nele, são descritas viagens imaginárias à Lua, feito este que a humanidade só conseguiu alcançar durante a Guerra Fria, com as missões norte-americanas e soviéticas. 

Na história, a mãe compartilha suas experiências de viagens lunares, de modo que detalha paisagem, habitantes e rituais que ocorriam no asteroide natural do planeta Terra. O texto também aborda conceitos científicos da época, como as órbitas lunares e a própria influência da Lua nos mares. 

Hoje, existem elementos modernos que permitem vislumbrar imagens que antes existiam somente no imaginário. No mundo contemporâneo, por exemplo, uma luneta 4×32 permite olhar para elementos do passado, uma vez que a luz demora 8 minutos para chegar à Terra.

Assim, combinando elementos fantásticos e científicos, essa obra permite fantasiar sobre um universo que, na época, a humanidade era incapaz de vislumbrar em sua totalidade. Preceito este que a tecnologia conseguiu subverter com muita facilidade, principalmente no final do século XX e início do século XXI. 

Escrito por Equipe Proibido Ler

Produzindo conteúdo sobre o universo geek há mais de uma década. Nos acompanhe também no Instagram, Twitter e Facebook.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

The Rock surpreende e oferece um lar ao lutador de UFC que dormia no sofá do ginásio

The Rock surpreende e oferece um lar ao lutador de UFC que dormia no sofá do ginásio

Relembre os desempenhos da Bolívia e do Peru na última edição das Eliminatórias para a Copa do Mundo

Relembre os desempenhos da Bolívia e do Peru na última edição das Eliminatórias para a Copa do Mundo