Games de poker | Qual é o futuro do gênero?
in

Games de poker | Qual é o futuro do gênero?

A vantagem dos games de poker em relação ao poker online é que eles podem ser jogados por pessoas com menos de 18 anos

Dezenas de games de poker foram lançados entre 2005 e 2016. Mas o gênero tem sido praticamente esquecido desde que a Pipeworks Studios estreou o Prominence Poker. Outrora um jogo que inspirou vários games de referência, o poker sumiu do mundo dos videojogos há mais de cinco anos e não é muito difícil perceber porquê. Hoje em dia, o clássico jogo de cartas tem estado no centro de um autêntico fenômeno mundial: o poker online.

O fenômeno do poker online

Games de poker | Qual é o futuro do gênero?

O crescimento da indústria do poker online é sem dúvida o grande fator por trás do desaparecimento dos games de poker. Em 2021, se estima que o setor esteja avaliado em quase 60 biliões de dólares e que o jogo seja praticado por milhões de entusiastas (muitos deles de forma profissional). O Brasil não é exceção e conta com uma grande comunidade de fãs do poker que partilha dicas através da Internet e que utiliza sites de poker licenciados para jogar.

O poker é um jogo com mais de 100 anos de história, mas que apenas se tornou num fenômeno planetário na última década. Os sites de poker online cresceram muito graças à criação de novas leis de licenciamento e ao crescente investimento no setor. Em Portugal, por exemplo, você pode encontrar sites de Poker disponíveis em português que oferecem promoções de boas-vindas bastante atrativas e ambientes virtuais em 3D que simulam de forma envolvente o ambiente de um típico cassino. Segundo os especialistas, existem mais de 60 milhões de jogadores de poker ativos só nos Estados Unidos.

A indústria do poker online se tornou de tal forma importante que deixou de fazer sentido produzir games de poker. Fazer um bom game de poker é difícil, principalmente ao nível da criação de Inteligência Artificial. Além disso, é inegável que um game de poker não pode substituir a emoção de apostar online e de competir contra outros jogadores de carne e osso.
Por ser um jogo que implica um forte componente psicológico, o poker funciona melhor quando jogado entre amigos ou contra adversários reais através da Internet. Ainda assim, foram lançados vários games de poker ao longo dos anos que acabaram por conquistar bons níveis de popularidade.

Os melhores games de poker do século

Um dos primeiros games de poker do novo milênio foi o World Poker Tour, lançado em 2005. Esse simulador contava com o patrocínio de uma das maiores competições de poker do mundo e foi lançado para Windows, Playstation e Xbox. Foi produzido pela 2K Games, uma empresa norte-americana principalmente conhecida por seus simuladores de basquetebol e de golfe.

Seguiram-se games como o mais simples Texas Hold’ Em, produzido pela TikGames para a Xbox, ou o Stacked with Daniel Negreanu, desenvolvido em colaboração com um dos mais célebres jogadores profissionais de poker do planeta. Essa primeira vaga de games de poker foi motivada pelo sucesso do poker competitivo do início da década de 2000, que teve origem no crescente número de transmissões televisivas de poker ao vivo e que tinha como principais estrelas o supracitado Daniel Negreanu, o lendário Doyle Brunson ou o veterano Joe Hachem.

Poker Night 2 e redes sociais

Mais tarde, foram lançados games de poker como o Sexy Poker (inspirado pela vertente alternativa de strip poker) ou o Zynga Poker, que foi o primeiro game do gênero a explorar o potencial das redes sociais. O Zynga Poker podia ser jogado não só no Facebook como em qualquer smartphone.

O game de poker mais popular de sempre é provavelmente o Poker Night 2, um jogo desenvolvido pela Telltale Games para Windows, Playstation e Xbox. Ao contrário de outros simuladores de poker, que apostam numa abordagem mais realista, o Poker Night 2 reúne personagens conhecidos de várias franquias e conta com uma sequela editada em 2010. Ao Poker Night 2 seguiram-se títulos como o Pure Hold’ Em da VooFoo Studios ou o Prominence Poker, o último grande game do gênero, lançado em 2016.

Podem os games de poker rivalizar com o poker online?

Games de poker | Qual é o futuro do gênero?

A grande vantagem dos games de poker em relação ao poker online é que eles não representam qualquer tipo de risco para o jogador e podem ser jogados por pessoas com menos de 18 anos. No entanto, nem mesmo o melhor game de poker é capaz de estar à altura das emoções vividas num verdadeiro jogo de poker. Isso não se deve apenas ao potencial risco envolvido, mas também à inteligência dos adversários e à própria mecânica do jogo.

Atualmente, o poker é visto como um jogo muito importante no contexto do desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial porque implica uma série de fatores imprevisíveis que, à partida, não podem ser contabilizados por um mero algoritmo matemático. Os avanços no campo de vanguarda podem ser uma boa notícia para todos aqueles que sonham com o regresso do gênero do poker. No entanto, para já, o melhor mesmo é passar por um bom site de poker online e experimentar a emoção de competir contra jogadores verdadeiros de todo o mundo.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Loading…

    0

    K-Expo | Desfile de moda internacional ganha as passarelas em evento

    'Tintim e a Lua' eas principais HQs de agosto

    ‘Tintim e a Lua’ e as principais HQs de agosto