Entenda o Universo Cinematográfico da Marvel e suas fases

Com essa coisa de falarmos com frequência sobre os filmes e séries de super-heróis que tão surgindo, o pessoal começou a perguntar o que é essa história de Fase I, Fase II, Fase III quando falamos do Universo Cinematográfico da Marvel. Bom, aqui tem uma explicação pra que todo mundo entenda direitinho:

Era uma vez, no ano de 2005, uma moça rebelde chamada Marvel Studios se cansou de viver de co-produções e resolveu fazer filmes por si própria, com os personagens que ainda detinha os direitos de adaptação (nada de X-Men, Homem-Aranha, Quarteto-Fantástico…). Na época, a Paramount Pictures distribuiria os primeiros cinco filmes, e a menina Marvel teve que fazer um empréstimo de 525 milhões de dólares do banco Merrill Lynch pra financiar esses filmes.

Foi então que a grande missão foi elaborada: combinar todas as produções em um universo simultâneo, similar ao dos quadrinhos, culminando em um crossover.

Fase 1: Avante Vingadores

Essa fase foi o ponto de partida do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). Uma característica em comum é que possui a mesma fotografia para todos os filmes e a maior parte da trilha sonora dos super-heróis foi composta por músicas gravadas por bandas musicais.

Homem de Ferro (Maio/2008)
Universo Cinematográfico da Marvel
Direção: Jon Favreau
Introduziu: Tony Stark (Homem de Ferro), Pepper Potts, James Rhodes, Dr. Yinsen, Agente Phil Coulson e Nick Fury.

O que vimos:
– Rhodes vê o Homem de Ferro decolar com sua armadura pra lutar contra o bandido. Ele olha para as outras armaduras em construção e diz: “Talvez da próxima vez”, insinuando seu futuro como Máquina de Combate.
– Coulson passa a maior parte do filme tentando se reunir com Tony Stark ou Pepper Potts, para chamar as Indústrias Stark para trabalhar para a S.H.I.E.L.D. Seu nome não é mencionado, ele é apenas chamado de “Agente”.
– Nick Fury aparece na cena pós-créditos, tendo uma conversa com Stark:
Fury: Você acha que é o único super-herói no mundo? Você se tornou parte de um universo enorme, que você ainda não sabe que existe.
Então, vem as palavras mágicas:
– Estou aqui para falar sobre a Iniciativa Vingadores.

O Incrível Hulk (Junho/2008)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Louis Leterrier
Introduziu: Bruce Banner (Hulk), Betty Ross, Samuel Sterns, Doc Samson, General Ross e Abominável.
Retornou: Tony Stark.

O que vimos:
– O soro que Tim Roth Blonksy se submete a tomar é, na verdade, o Soro do Super-Soldado utilizado para transformar Steve Rogers no Capitão América. Blonsky disse que o soro foi desenvolvido “durante a Segunda Guerra Mundial”, e concede super velocidade, agilidade e força. Infelizmente, o soro não dá certo com ele, e começa a decompor seu esqueleto. Assim surge o Abominação.
– Numa cena revelada apenas no DVD, vemos Banner no Ártico, em um momento extremamente dramático e obscuro. Ele está pensando em suicídio, mas quando pega a arma para dar fim à sua vida, é possuído pelo Hulk. A cena foi cortada do filme, mas você pode assisti-la abaixo:

– Ainda naquela cena, você pode observar o escudo do Capitão América congelado na neve, no canto inferior esquerdo da tela. Esta cena foi excluída por causa da premissa do suicídio, e se você piscar vai acabar não enxergando o Capitão, mas ele está lá!
– No final dos créditos, Tony Stark se aproxima do General Ross em um bar, para discutir a Iniciativa Vingadores e, presumivelmente, trocar informações sobre o Hulk.

Homem de Ferro 2 (Maio/2010)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Jon Favreau
Introduziu: Viúva Negra, Justin Hammer e Chicote Negro.
Retornaram: Tony Stark (Homem de Ferro), Pepper Potts, Happy Hogan, Phil Coulson, James Rhodes (Máquina de Combate) e Nick Fury.

O que vimos:
– A Viúva Negra é introduzida na preparação para Os Vingadores (2012).
– Enquanto Tony Stark vasculha alguns papéis de seu pai, Howard Stark, podemos ver, de relance, um desenho do Tesseract/Cubo Cósmico.
– Tony está sob prisão domiciliar e está trabalhando, quando Coulson pega o que parece ser um protótipo inacabado do escudo do Capitão América.
– Em certo momento há um mapa ao fundo da cena, com alguns locais em destaque no globo. Um desses locais é a África, em referência a Wakanda e seu herói Pantera Negra.
– Enquanto Stark está conversando no final com Fury, vemos a luta de Hulk com o General Ross em uma notícia, em segundo plano.
– Coulson é chamado por Fury para o deserto de Nevada, e na cena pós-créditos, é possível ver que ele encontra o martelo de Thor – Mjölnir – em uma cratera, cercado por veículos de habitantes curiosos.

Thor (Maio/2011)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Kenneth Branagh
Introduziu: Thor, Jane Foster, Odin, Loki, Erik Selvig, Volstagg, Heimdall, Frigga, Hogun, Fandral, Lady Sif, Darcy Lewis, e Gavião Arqueiro.
Retornou: Phil Coulson.

O que vimos:
– O Gavião Arqueiro aparece quando Thor invade o escritório da S.H.I.E.L.D. que fora construído ao redor do martelo.
– Quando Jane Foster dá roupas ao Thor, o nome escrito na camiseta é “Donald Blake, M.d.” que é o alter ego de Thor nos quadrinhos.
– Na cena em que os Gigantes de Gelo de Jotunhein tentam roubar a Caixa dos Invernos Antigos, de relance é possível ver alguns artefatos. O mais importante, definitivamente, é a Manopla do Infinito.
– Na mesma cena é possível visualizar o Olho de Warlock, nas HQs, o objeto é utilizado por Hela, a deusa Asgardiana da morte, para convencer Thor a deixá-la entrar em Valhalla.
– Ainda entre os artefatos de Odin está a Chama Eterna. Esta chama mística não pode ser apagada, e foi roubada por Odin do gigante de fogo Sutur, em Musphelheim no início dos tempos. O motivo? Para que Sutur não pudesse dar poder a sua espada e começasse o Ragnarok.
– Tábua da Vida e do Tempo. A tábua onde está talhada uma fórmula bioquímica para um soro, chamada de “Fórmula da Vida Eterna”, que pode rejuvenescer, curar e conceder aos seus usuários a chance de alcançar o pleno potencial evolutivo de sua raça, transformando o usuário em um imortal perto de ser onipotente.
– Por fim, o último tesouro de Odin é o Olho de Agamotto, um item místico que pode abrir portais entre dimensões e que dá clarividência ao seu usuário. Originalmente o artefato é do Dr. Estranho, e sua aparição no filme é uma boa referência ao Mago Supremo.
– Loki vai para uma outra dimensão falar com Thanos (ou outro de seus capangas), e lhe faz uma oferta para ajudar a derrubar o planeta Terra.
– No final dos créditos, vemos Loki banido, controlando Selvig, quando ele começa a trabalhar para Nick Fury, que lhe mostra o Tesseract.

Capitão América: O Primeiro Vingador (Julho/2011)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Joe Johnston
Introduziu: Steve Rogers (Capitão América), Bucky Barnes, Coronel Phillips, Caveira Vermelha, Peggy Carter, Howard Stark, Dr. Erskine, Dum-Dum Dugan, e Arnim Zola.
Retornou: Nick Fury.

O que vimos:
– Quando Johann Schmidt estava procurando o Tesseract – que ele descreveu como “a jóia da sala do tesouro de Odin” – no início do filme, as origens asgardianas da Jóia foram representadas na parede atrás dele. Essa parede, localizada numa igreja em Tønsberg, Noruega expõe uma representação de Yggdrasil, a árvore do mundo, que atua como um meio para viajar entre os diferentes reinos, dois dos quais são Asgard e Midgard (Terra).
– Vemos o Tesseract novamente, e aprendemos sobre o que ele é capaz de fazer. Podemos ver o quanto é poderoso e sabemos que os Nazistas estão utilizando-o para construir armas com a ajuda da Hydra.
– Somos apresentados à Hydra.
– Howard Stark fala para o Capitão que o escudo que construiu para ele é feito de vibranium – referência ao Pantera Negra e seu país (Wakanda).
– Vemos o Caveira Vermelha ser enviado para outra dimensão pelo Tesseract, assim como aconteceu com Loki, no filme do Thor.
– É possível ver algumas plantas entre os projetos de Zola, que fazem referência aos planos do cientista de manter-se vivo de forma mecanizada.
– No final, depois da S.H.I.E.L.D. encontrar o Capitão e derretê-lo, ele foge para Nova York, acreditando que estava sendo mantido em cativeiro. Contudo, é interceptado por alguns agentes e Nick Fury, que conta a ele a triste realidade de que ele estava dormindo há mais de 70 anos.

Os Vingadores (Maio/2012)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Joss Whedon
Introduziu: Maria Hill.
Retornaram: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Nick Fury, Loki, Selvig, Coulson, e Pepper Potts.

O que vimos:
– No início do filme, dentro das instalações da S.H.I.E.L.D., quando Loki ataca, fecha o portal com o Tesseract e destrói tudo, é possível ver uma placa com vários projetos e iniciativas da S.H.I.E.L.D. escritos nele. Entre eles, o Projeto Pégaso, que envolve experimentos com fontes de energia e dimensões alternativas, e tem um papel fundamental em Guerra Civil, uma vez que através das dessas descobertas, Tony Stark cria uma prisão na Zona Negativa chamada “Prisão 42” para super criminosos e vilões.
– o Agente Coulson vai até a Torre Stark para recrutar Tony para a equipe, e deixa lá alguns documentos para o herói analisar. Todos os documentos estão relacionadas com a destruição do Projeto Pégaso, e um dos arquivos está marcado com o número “42.”
– Tanto nos quadrinhos quanto na mitologia nórdica, Odin tem dois corvos chamados Huginn e Muninn, que agem como espiões para ele. Quando, na Terra, Thor leva Loki ao topo de uma montanha para discutirem, os corvos passam voando.
– Lembra da cena em que Banner pensa em suicídio? No filme, um dos momentos mais dramáticos ocorre quando Banner admite que já tentou suicídio e não funcionou. Nas suas próprias palavras, a única coisa que aconteceu foi o Hulk ter “cuspido a bala de volta para fora.”
– A Torre Stark aparece com bastante danos depois da grande batalha. O letreiro que exibia “STARK” é mostrado exibindo apenas um “A” – claramente um indício de que o prédio se tornaria a Torre dos Vingadores.
– No final do filme, um pouco antes dos créditos, aparecem Tony Stark e Pepper Potts na Torre Stark, que está toda destruída. Eles estão olhando juntos alguns projetos e fazendo planos. Embora a cena seja rápida, se você olhar de perto, identificará que é o projeto da Torre dos Vingadores, com apartamentos para todos os super-heróis e uma área de treinamento. Todos os personagens tem os seus símbolos desenhados na planta de seus dormitórios.
– No espaço, o Outro se aproxima de seu mestre e explica o fracasso da invasão, citando como motivo o fato das forças da Terra não serem os fracotes que esperavam encontrar, e que desafiá-los seria “cortejar a morte”. O mestre revela ser Thanos – o Titã Louco – e simplesmente sorri. Nos quadrinhos ele literalmente quer cortejar a personagem conhecido como “Lady Death”. É sabido que Thanos desempenhará um papel enorme, e o seu plano é reunir as Jóias e a Manopla do Infinito.

Fase 2: A estrada para os novos Vingadores

Os filmes que pertencem a essa fase são importantes para a história da segunda parte da iniciativa Vingadores. Esta fase traz uma nova fotografia, mais escura, e trilha sonora produzida de forma orquestrada, com um tom mais épico.

Homem de Ferro 3 (Abril/2013)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Shane Black
Introduziu: Presidente Ellis, Aldrich Killian, Trevor Slattery (Mandarim) e Ellen Brandt.
Retornaram: Homem de Ferro, Pepper Potts, James Rhodes (Patriota de Ferro), Bruce Banner e Happy Hogan.

O que vimos:
– Dr. Yensin retorna em um flashback de 1999. Ele foi o homem que ajudou Stark a sobreviver na caverna e construir a armadura original do Homem de Ferro.
– A Ideias Mecânicas Avançadas (IMA) é introduzida como empresa de Aldrich Killian. O grupo terrorista é muito importante nos quadrinhos.
– Em vez de insinuar um novo filme depois dos créditos, vemos Stark conversando com Banner sobre o que aconteceu. Onde ele estava durante o filme? Os Vingadores termina com o Banner e Stark juntos, trabalhando com ciência.
– “Tony Stark vai voltar”, foi o que li no final do filme, e na época, o tempo de contrato de Robert Downey Jr. estava em discussão. Acabou sendo estendido para incluir Vingadores 2 e 3. Sorte nossa!

Thor: O Mundo Sombrio (Novembro/2013)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Alan Taylor
Introduziu: Malekith, Algrim e O Colecionador.
Retornando: Thor, Jane Foster, Loki, Odin, Frigga, Dr. Selvig, Heimdall, Volstagg, Fandral, Hogun, Sif, e Darcy Lewis

O que vimos:
– Enquanto luta ao redor dos reinos, Thor enfrenta uma criatura de pedra chamada Kronan. Essa espécie aparece na primeira HQ de Thor.
– O Éter é a segunda das Jóias do Infinito, depois do Tesseract.
– Durante a convergência, é possível ver o portal para um mundo de fogo e lava. Esse mundo é Muspelheim, lar dos demônios de fogo e de Surtur, que nos quadrinhos, é o principal líder das hordas para o Ragnarok. Uma referência a ele já foi feita no primeiro filme do Thor.
– Quando Loki “morre”, ele diz para Kurse (o monstro que “matou” ele) a frase “I’ll see you in hell.” (Vejo você no inferno). É possível que em vez de “hell”, Loki tenha dito “Hel”, mas devido à pronúncia similar, não temos certeza sobre qual foi a palavra dita por Loki. Caso tenha sido a segunda, é uma referência à personagem Hela, a Deusa da Morte, filha de Loki que comanda Hel e suas hordas.
– Na cena pós-créditos, Lady Sif visita o Colecionador, que é incumbido de guardar o Éter, já que outra joia já está em Asgard. O personagem então revela que está atrás das outras cinco.
– Ainda na cena pós-créditos, é possível ver o casulo de Adam Warlock entre os artefatos do Colecionador.

Capitão América: O Soldado Invernal (Abril/2014)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: Joe e Anthony Russo
Introduziu: Sam Wilson (Falcão), Soldado Invernal, Sharon Carter, Barão Von Strucker, Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
Retornando: Capitão América, Viúva Negra, Nick Fury, Arnim Zola, Peggy Carter e Maria Hill.

O que vimos:
– Dr. Estranho e Bruce Banner são citados durante o filme.
– Capitão e a Viúva Negra se infiltram em um bunker secreto, que se revela sendo a primeira base da S.H.I.E.L.D. e descobrem que a HYDRA controla a S.H.I.E.L.D., numa conversa com um supercomputador que é uma versão “inteligência artificial” de Arnim Zola.
– A S.H.I.E.L.D. acaba, sendo revelado que durante muitos anos a HYDRA esteve infiltrada na organização.
– O roteirista de histórias em quadrinhos Ed Brubaker aparece sendo um membro da equipe que apaga a memória de Bucky e cria o Soldado Invernal.
– Depois de uma batalha, Brock Rumlow aparece vivo, porém desfigurado de modo irrecuperável. É confirmado que em Capitão América III: Guerra Civil, Rumlow aparecerá trajado como Ossos Cruzados e será um dos principais antagonistas do filme.
– A cena pós-créditos mostra o Barão Von Strucker se referindo a dois prisioneiros como “gêmeos”, que são Pietro e Wanda Maximoff, os mutantes Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
– A segunda cena pós-créditos mostra Bucky visitando o museu do Capitão América e vendo-se nas fotos.

Guardiões da Galáxia (Agosto/2014)
Universo Cinematográfico da Marvel

Direção: James Gunn
Introduz: Peter Quill (Senhor das Estrelas), Gamora, Drax (o Destruidor), Groot, Rocket Racoon, Ronan (o Acusador), Nebulosa, Thanos, Howard (o Pato), Cosmo, Bereet e Tropa Nova.
Retornando: O Colecionador.

O que vimos:
– O filme introduziu a quarta Jóia do Infinito, o Orbe é a Jóia do Poder.
– A garota que aparece na nave de Peter Quill no início do filme se chama Bereet. Nos quadrinhos, essa personagem alienígena acompanha a vida de Hulk no planeta Terra e reproduz para seu povo os feitos do gigante esmeralda.
– Quando o grupo visita o Museu do Colecionador, é possível identificar lá um dos Elfos Negros de Thor: O Mundo Sombrio; Cosmo, o Cão Espacial; um soldado Chitauri de Os Vingadores; o casulo de Adam Warlock; Howard, o Pato;
– Lugarnenhum (Knowhere), a colônia de mineração criada dentro da cabeça decapitada de um Celestial morto, nos quadrinhos foi uma das bases de operações dos Guardiões.
– Durante a conversa em que o Colecionador explica ao grupo qual a origem das Jóias do Infinito, um vídeo é exibido, onde um ser imenso destrói um planeta inteiro com o poder da Jóia. Se trata de um dos Celestiais, Eson, o Pesquisador.
– O Outro (que foi o intermediário entre Thanos e Loki em Os Vingadores) aparece como um holograma, convocando Ronan em nome de Thanos, e depois faz uma segunda aparição ao lado de Ronan, Thanos e Nebulosa, quando Ronan chegou para falar com seu mestre.
– A cena pós-créditos mostra o Museu do Colecionador completamente destruído, com o cão Cosmo e Howard (o Pato) soltos, e o casulo de Adam Warlock aberto.

Os Vingadores 2: A Era de Ultron (Maio/2015)
Universo Cinematográfico da Marvel
Introduz: Ultron, Visão, Mercúrio, Feiticeira Escarlate
Retornando: Tony Stark, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Maria Hill,
Direção: Joss Whedon

Fase 3 – Novos heróis

Homem-Formiga (Julho/2015)
Universo Cinematográfico da Marvel

Introduz: Hank Pym, Scott Lang (Homem-Formiga), Hope Van Dyne e Darren Cross (Jaqueta Amarela).
Retornando: Peggy Carter e Howard Stark
Direção: Peyton Reed

Próximas produções:
Capitão América 3: Guerra Civil (Maio/2016)
Doutor Estranho (Novembro/2016)
Guardiões da Galáxia 2 (Maio/2017)
Thor 3: Ragnarok (Julho/2017)
Pantera Negra (Novembro/2017)
Os Vingadores 3: Guerra infinita – Parte 1 (Maio/2018)
Capitã Marvel (Julho/2018)
Inumanos (Novembro/2018)
Os Vingadores 3: Guerra infinita – Parte 2 (Maio/2019)

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.