in

Star Wars | Teria Han Solo autorização para atirar primeiro?

A famosa cena da cantina no filme Star Wars: Ep. IV – Uma Nova Esperança, em que Han Solo e Greedo estão frente a frente, já foi alvo de grande discussão entre os fãs da franquia, independente de terem assistido ou não aos episódios IV, V e VI antes da remasterização.

O próprio George Lucas afirmou que Greedo atirou primeiro. O diretor fez uma alteração na cena em 1997 para o relançamento remasterizado do filme, e nessa versão remasterizada, alterada digitalmente, Lucas incluiu um plano mais aberto, que mostra um tiro de Greedo. No entanto, algumas provas surgiram que comprovam que Han Solo atirou primeiro –veja também: Mistério resolvido: Han Solo atirou primeiro, e aqui está a prova:-. Han Solo atirou primeiro, e isso é imudável. Mas será que foi um homicídio justificável?

Confira abaixo o vídeo que compara a versão original e remasterizada da cena:

O The Legal Geeks, um blog especializado em Direito escrito por advogados, examinou a questão e concluiu que o Império possui uma estrutura legal semelhante á nossa. Ou seja, quanto ao caso, Han Solo poderia ter alegado legítima defesa e saído livre de qualquer processo. Como os especialistas legais abordam, Greedo tinha uma arma apontada na direção de Han Solo e fez uma ameaça verbal. Isso é mais do que o suficiente para justificar o uso de força bruta em auto-defesa, para evitar que Greedo “utilizasse força mortal ilegal e iminente”.

Leia mais: Filmes de Star Wars | Lista com a ordem certa para assistir à saga

Em outras palavras, atirar primeiro foi algo aceitável, porque se Han Solo não tivesse tomado iniciativa, Greedo teria o matado de qualquer maneira. O blog também menciona a chamada “retreat rule”, lei que prevê a fuga em detrimento da legítima defesa (salvo em condições específicas), mas aponta também que Han estava encurralado em um canto da Cantina e sentado, o que não dava opção para ele recuar.

Star Wars | Teria Han Solo autorização para atirar primeiro?

Star Wars: O Despertar da Força estreia no Brasil em 17 de dezembro de 2015 – um dia antes da estreia nos Estados Unidos.

Veja também: Star Wars: O Despertar da Força | 9 Motivos que fazem de Kylo Ren um antagonista tão grandioso quanto Darth Vader

Escrito por Isaias Setúbal

All I hear is doom and gloom. And all is darkness in my room. Through the night your face I see. Baby, come on. Baby, won't you dance with me?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Pokémon: Alpha Sapphire | Novo pokémon é oficialmente revelado

Resenha – Green Blood | A história dos irmãos Burns