in

Reveladas imagens da animação baseada em “O Diário de Anne Frank”

Foram divulgadas as primeiras imagens da animação do israelita Ari Folman, que gira em torno da história de Anne Frank. A jovem judia, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos em um campo de concentração, e que deixou como legado seu diário.

Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"A história de Anne Frank, menina que viveu escondida dos nazistas em um sótão em Amesterdã, antes de ser capturada pelos nazistas, já foi várias vezes contada.  O seu diário já foi adaptado para o cinema e para TV: A mais famosa, a biografia The Diary of Anne Frank (1959), com Mille Perkins como Anne, ganhou três Oscars, incluindo o de melhor atriz secundária para Shelley Winters. O telefilme de 1980, baseado na vida de Anne Frank, com Melissa Gilbert como Anne e Maximilian Schell como seu pai Otto, recebeu várias nomeações aos prêmios Emmy. Atualmente está sendo filmado (em imagem real) a primeira produção cinematográfica alemã baseada na história verídica da jovem judia. Com a assinatura de Hans Steinbichler, o filme conta com a jovem Lea von Ackeren no protagonismo, sendo acompanhada por Martina Gedeck e Ulrich Noethen no papel dos pais de Anne.

Mesmo com todas essas adaptações, nunca se imaginou um trabalho como o de Ari Folman sobre a história. Começando pela delicadeza que o cineasta trabalha, em animaçãos com técnicas stop-motion (como Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"aconteceu em Valsa com Bashir – 2008)  qual  ele relata o inferno de toda geração de israelitas que viveu de perto os massacres de Sabra e Chatila. Um inferno que era o seu também. Folman contou a invasão de Israel ao Líbano, em 1982, mergulhando nas suas memórias da época. O filme, que acabou em várias listas dos melhores de 2009, era assumidamente autobiográfico.
Eu já havia recomendado essa animação dele nessa lista aqui: 10 animações “lado b” que você deve conhecer

Na história da nova animação, a protagonista não é Anne Frank mas Kitty, a sua amiga imaginária. Ari Folman volta a nos impressionar com tamanho tato para animações marcantes, dessa vez imaginando Kitty ao descobrir o diário da pequena Anne. Através da animação, ele da vida à biografia e à tragédia de uma menina que ainda hoje emociona o mundo com sua sensibilidade.

Nas imagens reveladas, podemos ver os bonecos, os equipamentos, assim como a sua versão final em 2D. Confira:

Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"
Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"
Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"
Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"
Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"

Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"

Para a criação dos bonecos, o realizador contou com Andy Gent, que trabalhou, por exemplo, com Wes Anderson em O Grande Hotel Budapeste e em O Fantástico Senhor Raposo. David Polonsky, com quem Folman trabalhou em Valsa com Bashir é o diretor de arte e ilustrador.

Para fazer o filme, o israelita teve acesso integral e ilimitado aos arquivos de Anne Frank – criados em 1963 pelo único sobrevivente da família de quatro judeus alemães que se refugiou num anexo em Amesterdã – Otto Frank. São documentos que permitem observar o antes e o depois dos acontecimentos narrados no diário publicado postumamente, em 1947, acompanhando a mudança dos Frank para a Holanda e a deportação de Anne, primeiro para Auschwitz e depois para Bergen-Belsen – onde morreu aos 15 anos, de tifo – poucas semanas antes da libertação do campo de concentração pelo exército britânico.

Reveladas imagens da animação baseada em "O Diário de Anne Frank"

O Diário de Anne Frank, livro que conta sua história real, foi publicado em diversas línguas e arrematou uma legião de leitores que se emocionam até hoje com a sua experiência de vida. Recentemente um estudo sobre a data de morte de Anne Frank foi revelado, trazendo informações completamente novas sobre sua morte: a jovem morreu um mês antes do que se tinha conhecimento. Segundo relatos de testemunhas e alguns documentos de época, chegou-se à conclusão que Anne morreu em fevereiro de 1945, e não em março, como todos imaginavam.

Em 2013, quando anunciou este novo filme, Folman – que é filho de pais judeus sobreviventes do Holocausto – destacou a importância de manter viva a memória de Anne Frank através de novas formas artísticas para se chegar a gerações mais novas.  A animação baseada no livro “O Diário de Anne Frank”, que ganhou o mundo ao contar o terror do holocausto aos olhos de uma menina, ainda não tem data ou previsão de estreia, nem nome oficial. O que se sabe é que Folman está trabalhando muito para agradar crianças e adultos.

Veja também: Poltergeist | Confira o segundo trailer oficial do remake

E aí, curtiu?

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0

Poltergeist | Confira o segundo trailer oficial do remake

Ataque dos Titãs – Shingeki no Kyojin | Live-action para TV em desenvolvimento