in

Quentin Tarantino | Os 10 filmes de velho-oeste favoritos do diretor

Quentin Jerome Tarantino, nosso querido Taranta, diretor, roteirista, produtor e ator, que dirigiu e/ou estrelou filmes que se tornaram grandes clássicos do cinema cult e pop. Entre suas paixões, está o velho-oeste americano e toda a sua atmosfera pitoresca, tendo o diretor trabalhado com o tema em seus dois últimos filmes – “Django Livre” (2012) e “Os 8 Odiados” (2015).

Pesquisando aqui e ali sobre algumas preferências do diretor, encontrei uma lista dos 10 filmes de velho-oeste favoritos – com direitos a comentários do próprio Tarantino. Como é algo legal de se falar e muitos fãs gostam de saber esse tipo de curiosidade para saber quais são as inspirações por trás das mentes criativas que tanto admiram, transportei a lista para cá, deixando-a com a cara do PL, é claro. Confira:

10. Dança com Lobos (1990)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (4)

Título original: Dances With Wolves
Diretor: Kevin Costner

Sinopse:
“Baseado no romance de Michael Blake, acompanha a história de John Dunbar (Costner), um oficial de cavalaria que se destaca como herói na Guerra Civil Americana e, por isto, recebe o privilégio de escolher onde quer servir. Ele escolhe um posto longínquo e solitário, na fronteira. Ali estabelece amizade com um grupo de índios Sioux – Lakota, sacrificando a sua carreira e os laços com o exército estadunidense em favor da sua ligação com este povo, que o adota.”

“Eu acho que é o melhor western feito nos últimos 30 anos.” – Quentin Tarantino

9. O Pequeno Grande Homem (1970)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (5)

Título original: Little Big Man
Diretor: Arthur Penn

Sinopse:
“Baseado em uma novela de 1964, de Thomas Berger, o longa acompanha a história da infância até a idade adulta do centenário Jack Crabb (Dustin Hoffman) em tom de comédia picaresca, mas com muitos momentos dramáticos. Sua vida inclui passagens como pistoleiro, pioneiro, vendedor, guia do General Custer, testemunha e sobrevivente da Batalha de Little Bighorn e companheiro de Wild Bill Hickok. O tema central é a adaptação de Crabb ao modo de vida Cheyenne.”

“Sou um grande fã. Este é tipo um irmão de Django Livre.” – Quentin Tarantino

8. Winchester ’73 (1950)

Winchester '73 (1950)

Título original: Winchester ’73
Diretor: Anthony Mann

Sinopse:
“Lin McAdam e Frankie “High Spade” Wilson, seu melhor amigo, chegam em Dodge City (Kansas) para um concurso de tiro no aniversário da cidade, cujo prêmio é um rifle Winchester. O rifle era o mais desejado da época e era tão perfeitamente fabricado que era conhecido como “Um em Mil”. No saloon, Lin se depara com Dutch Henry Brown, que não gostava de longa data, e só não duelam pois o xerife, Wyatt Earp, auxiliado por seus irmãos e por Bat Masterson, todos mitos do Velho Oeste, não permite que ninguém ande armado pela cidade. Depois do encontro, os antagonistas saem pelo deserto e acabam sendo envolvidos na guerra entre os índios e a cavalaria americana.”

“Anthony Mann é um dos meus diretores favoritos de western e este é o seu melhor filme.” – Quentin Tarantino

7. Os Cruéis (1967)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (8)

Título original: The Hellbenders
Diretor: Sergio Corbucci

Sinopse:
“Jonas (Joseph Cotten), um antigo oficial da Confederação, deseja reorganizar as suas antigas tropas no sudoeste para reavivar as lutas da Guerra Civil Americana. Com uma grande quantia de dinheiro roubado ele elabora uma rota para explorar o território inimigo. Enquanto isso, um de seus filhos viaja com uma viúva contratada em direção a um novo começo.”

“A grande questão é que este é um western sem heróis. Todo mundo é vilão. Há uma garota nele, que está mais para uma vítima, mas todo mundo é perturbado.” – Quentin Tarantino

6. Joe, o Pistoleiro Implacável (1966)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (6)

Título original: Navajo Joe
Diretor: Sergio Corbucci

Sinopse:
“O bando do impiedoso Duncan massacra uma tribo de índios Navajo, inclusive mulheres e crianças, apenas para conseguir e depois vender escalpos. O guerreiro mestiço Joe sobrevive ao massacre e parte para a vingança contra os fora-da-lei. Pouco tempo depois ele é avisado por prostitutas que Duncan planeja roubar um trem carregado de dinheiro governamental destinado ao banco do povoado de Esperanza. Joe foge com o trem e o dinheiro e quer enfrentar os bandidos na cidade, mas a população desarmada teme confiar em um índio.”

“Dirigido por Sergio Corbucci, que fez o ‘Django’ original, este é um dos maiores filmes de vingança e tem uma das trilhas mais memoráveis de Morricone. (ele se refere a Ennio Morricone, responsável pela trilha sonora do longa)” – Quentin Tarantino

5. A Face Oculta (1961)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (7)

Título original: One-Eyed Jacks
Diretor: Marlon Brando

Sinopse:
“Após fugir de um roubo em um banco do México, um dos assaltantes, Dad Longworth (Karl Malden), vê a chance de ficar com o ouro roubado e deixar Rio (Marlon Brando), seu cúmplice, para ser capturado. Após alguns anos, Rio escapa da prisão e começa a caçar seu ex-amigo para se vingar. Neste período, Dad se tornou um respeitável xerife na Califórnia, que teme o retorno de Rio.”

“Este filme subestimado é estrelado e dirigido por Marlon Brando – o único filme que ele já dirigiu.” – Quentin Tarantino

OBS: este filme também está na lista dos favoritos de Martin Scorsese e David Lynch.

4. Dias de Ira (1967)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (3)

Título original: Day Of Anger
Diretor: Tonino Valerii

Sinopse:
“Scott (Giuliano Gemma) é um desafortunado limpador de ruas na cidade de Clifton, no Arizona. Quando Frank Talby (Lee Van Cleef) chega na cidade, acaba atirando em um dos valentões que zombavam de Scott. Após isso, Talby resolve ir embora, pois está perseguindo Wild Jack, um “ex-parceiro de negócios” que lhe deve 50 mil dólares e Scott resolve acompanhá-lo. Ele quer aprender a atirar e ser rápido no gatilho para se tornar um pistoleiro como Talby. Quando os dois capturam Wild Jack, ficam sabendo que ele foi traído por alguns dos moradores de Clifton, que agora estão com o dinheiro. Porém, as coisas se complicam para os dois pistoleiros, e eles têm que abrir caminho a balas.”

“Outro dos meus westerns favoritos. É estrelado por Lee Van Cleef, quem eu amo. Que cara. Um homem de verdade. Dediquei ‘Kill Bill 2’ para ele.” – Quentin Tarantino

3, 2 e 1. Trilogia Dólares:
10) Por Um Punhado de Dólares (1964)
9) Por uns Dólares a Mais (1965)
8) Três Homens em Conflito (1966)

quentin-tarantino-10-filmes-velho-oeste-favoritos (1)

Diretor: Sergio Leone

A trilogia é baseada em aventuras de caçadores de recompensas no velho oeste americano, com Clint Eastwood interpretando sempre um pistoleiro sem nome que arma planos e truques sofisticados para pegar os bandidos, além, é claro, de possuir uma pontaria das mais certeiras da história do western.

“No topo tem que estar a trilogia de Sergio Leone trilogia, especialmente “Três Homens em Conflito” – o meu filme favorito absoluto e a maior conquista da história do cinema.” – Quentin Tarantino


Quais filmes da lista do Tarantino você já assistiu? Comente!

Veja também: Chuck Palahniuk | Saiba quais são os 10 filmes favoritos do autor

E aí, curtiu?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0

Game of Thrones | Mais de 20 imagens da 6ª temporada

Deadpool | Mais de 350 mil pessoas assistiram ao filme na estreia