Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)

Leia em: 3 minutos

Um personagem enigmático que dirige à noite, tem problemas psicológicos, é propenso à violência, tem interesse por uma bela loira e encontra uma prostituta que precisa de ajuda. Não estou falando apenas de um, mas de dois filmes, que não são apenas semelhantes em termos de roteiro. Você já notou os paralelos visuais existentes entre Taxi Driver (1976) e Drive (2011)?

Antes de qualquer coisa, vamos recapitular o importante sobre cada obra:

Taxi Driver (1976)
Direção: Martin Scorsese
Protagonista: Robert De Niro
Sinopse: Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)

Drive (2011)
Direção: Nicolas Winding Refn
Protagonista: Ryan Gosling
Sinopse: Durante o dia um motorista (Ryan Gosling) trabalha como mecânico e dublê em filmes de Hollywood, enquanto que à noite ele presta serviços para a máfia. Ele é vizinho de Irene (Carey Mulligan), que é casada e tem um filho com Standard (Oscar Isaac). Percebendo a situação difícil de Standard, que saiu há pouco tempo da prisão, o motorista o convida para realizar um assalto. Só que o golpe dá errado, o que coloca em risco as vidas do motorista, Irene e seu filho.

Observe:

Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)
Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)
Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)
Paralelos Visuais | Taxi Driver (1976) e Drive (2011)
OBS: em nenhum momento estou acusando ou insinuando que exista algum tipo de plágio nas obras. O cinema é, como todas as artes, construído por inspirações. Sendo assim, é incrivelmente comum entrar esse tipo de semelhança entre filmes.

Veja também: Semelhanças entre Breaking Bad e Pulp Fuction

Quais filmes também apresentam paralelos visuais e poderiam ser o tema do próximo post? Comente!