Origens & Evoluções

As Tartarugas Ninja

Sempre que um filme com personagens que eu curto é lançado, eu corro pra ler e relembrar a história deles. Não sei por que tenho essa mania, mas eu sempre faço isso, já virou costume. Foi assim com Capitão América 2, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Guardiões da Galáxia e Transformers. Dia 14 estreia o filme As Tartarugas Ninja, e aqui vem mais um post dessa “série” que eu resolvi batizar de Origens & Evoluções (ficou bom ou ficou brega?).

The Teenage Mutant Ninja Turtles (abreviado como TMNT e, no Brasil, Tartarugas Ninja) é uma equipe de tartarugas antropomórficas adolescentes, que foram treinadas na arte do ninjutsu por seu mestre (Splinter, a ratazana antropomórfica) e batizadas em homenagem a quatro artistas do Renascimento. Moram nos esgotos de Nova York e lutam contra criminosos, vilões malignos e invasores alienígenas, sempre se mantendo longe dos olhos da sociedade.

Quadrinhos:
TMNT_Embed2

As Tartarugas Ninja surgiram em uma história em quadrinhos americana, publicada pela Mirage Comics em 1984. A ideia surgiu de uma brincadeira, um rabisco de Kevin Eastman durante uma noite de papo e cervejas com seu amigo Peter Laird. Eles riram pra caralho e nem sonhavam que aquilo ali ia se tornar o fenômeno que são as Tartarugas Ninja até hoje. Laird desenhou uma tartaruga com nunchakus (bebida mexe com a cabeça da gente, né) e os dois começaram a fazer piada com os sucessos dos quadrinhos daquela época: ninjas (como o Demolidor ou Ronin e Elektra), mutantes adolescentes (da série Novos Mutantes, dos X-Men) e criaturas (Cerebus). Mesmo tendo o projeto recusado por todas as editoras que procuraram, resolveram publicar de forma independente (AINDA BEM) e chegaram onde as Tartarugas tão hoje: prestes a voltar às telonas.

Antes de conhecer os caminhos do sucesso das Tartarugas Ninja, vamos às devidas apresentações:

Leonardo:

Tmnt-profile-leonardo-toon-horz
O líder das Tartarugas. É corajoso, decidido, aluno disciplinado nas artes marciais e tem um forte senso de honra e justiça. Sua máscara é azul e usa katanas. Seu nome é uma homenagem a Leonardo da Vinci.

Raphael:

TMNT_Raphael_1987-horz
O rebelde sem causa. É agressivo, tem personalidade forte (na verdade complicada, ele alterna o humor entre feroz, sarcástico, angustiado ou inexpressivo) e não hesita em dar o primeiro soco. Apesar de tudo, ele tem bom coração, tá sempre disposto a proteger os outros e é muito leal aos seus irmãos e ao Mestre. Sua máscara é vermelha e usa sais. Seu nome é uma homenagem a Rafael Sanzio.

Michelangelo:

604955-tmnt_pizza-horz
O brincalhão, que dá alívio cômico ao grupo. Ele gosta de ler quadrinhos, comer pizza e tem um lado aventureiro. Sua máscara é laranja e usa nunchakus. Seu nome é uma homenagem a Michelangelo Buonarroti.

Donatello:

donatello-horz
O geek do grupo. Ele manja de tecnologia e gosta de inventar acessórios. É a tartaruga menos violenta, e prefere usar a inteligência em vez de força física pra resolver as coisas (sim, ele é zoado por isso). Sua máscara é roxa e usa um cajado Bo. Seu nome é uma homenagem a Donato di Niccolò di Betto Bardi.

Mestre Splinter:

master-splinter-the-mutan_51067550aa5a7-p-horz
Pai adotivo e Mestre das Tartarugas. Splinter é um rato mutante que aprendeu ninjutsu com seu mestre Hamato Yoshi. O nome de Splinter é uma paródia da Stick, o homem que orientou o Demolidor. Seu maior inimigo (e das Tartarugas, obviamente) é Destruidor, o ninja que assassinou seu mestre.

Destruidor:

Shredder_and_krang-horz
O assassino do Mestre de Splinter, arqui-inimigo das Tartarugas e líder do Clã do Pé. Seu verdadeiro nome é Oroku Saki. Destruidor usa uma armadura coberta com lâminas afiadas (é engraçado porque foi inspirada em um ralador daqueles de aço, sabe?).

April O’Neil:

April-horz
A corajosa amiga humana das Tartarugas. Ela topa todas as aventuras e ajuda-as a fazer o trabalho que as tartarugas, em si, não podem fazer em público.

TV:

– 1987, Tartarugas Ninja:

1987
Esse desenho animado estreou em 1987 como uma mini-série de 5 partes. Os quadrinhos foram bastante alterados, tendo menos violência e mais humor, já que o público-alvo eram crianças. Entre algumas das mudanças que rolaram, tão as cores nas bandanas (nos quadrinhos todas eram vermelhas), a origem de Splinter e a mudança de profissão de April O’Neil (de programadora pra repórter). Rolaram as adições do vilão alienígena Krang e dos capangas Bebop e Rocksteady.

– 1997, Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação:

1347927135_1-vert
Depois do primeiro desenho e dos três filmes, veio a série live-action. Foi criada uma nova tartaruga chamada Venus de Milo e depois da morte do Destruidor, surgiu um novo vilão – Dragonlord. Foi nessa época que rolou o crossover épico entre Tartarugas Ninja e Power Rangers. Infelizmente, teve baixa audiência e morreu na primeira temporada.

tumblr_md1mljBjK21r4z7iso1_400

– 2003, Tartarugas Ninja:

TMNT 2003 Episode 1
Esse desenho durou de 2003 a 2009 e é bem diferente do desenho de 87, porque mesmo com as modificações pra se tornar apropriado pra crianças, o desenho é mais obscuro e fiel às histórias originais dos quadrinhos. Tem uma trama mais complexa e designs diferentes pras tartarugas.

– 2012, Tartarugas Ninja:

2012
A Nickelodeon produziu esse novo seriado, feito em animação computadorizada e que possui um tom humorístico que lembra o desenho de 87.

Games:

Não vou me ater muito aos jogos, porque senão o post fica comprido demais e vocês acabam desistindo de ler na metade QUE EU SEI. De qualquer forma, os jogos marcantes inspirados nas Tartarugas, são:
– 1989, Teenage Mutant Ninja Turtles.
– 1990, Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game.
– 1991, Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time.
– 1993, Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters.
– 2009, Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up.
– 2013, Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows.

Filmes:

As Tartarugas Ninja (1990)

1990
Este filme apresenta a história de origem de Splinter e das Tartarugas, como conheceram April O’Neil e Casey Jones, e seu primeiro confronto com o Destruidor e seu Clã do Pé. Foi aclamado pelos fãs por manter fidelidade à atmosfera obscura dos quadrinhos originais, mesmo com algumas modificações, por exemplo, April O’Neil é uma repórter do canal 3 sendo que nos quadrinhos é assistente de um cientista (isso não interferiu no sucesso do longa). Foi o filme independente de maior bilheteria de todos quando lançado, se tornou o 9º filme de maior bilheteria mundial de 1990 e o maior sucesso da franquia (até agora).

As Tartarugas Ninja 2: O Segredo de Ooze (1991)

II
A sequência do filme de 1990 segue as aventuras das quatro tartarugas e seu Mestre Splinter, iniciando a partir dos acontecimentos do último filme. Destruidor volta pra se vingar e descobre o segredo por trás mutação das Tartarugas (material radioativo). O filme introduz dois novos vilões: Tokka e Rahzar e, ao contrário do primeiro, este quase não mostrou o uso das armas das tartarugas, numa tentativa de ~suavizar~ a violência do primeiro longa. No lançamento, as críticas foram mistas, mas a popularidade das Tartarugas fez dele a 12ª maior bilheteria de 1991.

IIVIL

As Tartarugas Ninja 3 (1993)

III
No terceiro filme da franquia, April compra um cetro que tem poderes mágicos e, acidentalmente, viaja no tempo e vai parar no Japão feudal. A missão das Tartarugas é voltar ao passado pra buscar April e salvar a cidade de uma guerra. O longa foi duramente criticado, principalmente por não trazer os vilões conhecidos pelo público e pela baixa qualidade dos animatronics utilizados. Apesar da negatividade dos críticos, As Tartarugas Ninja III estreou no número 1 nas bilheterias.

Tartarugas Ninja – O Retorno (2007)

2007
É o primeiro filme das Tartarugas feito com imagens computadorizadas (os anteriores foram todos live-action). Tem mais elementos da série de 2003. Leonardo foi pra uma missão de treinamento especial, e seus irmãos ficaram meio perdidos (lembrando que Leonardo é o líder da equipe). Coisas estranhas rolam em Nova York, e as Tartarugas Ninja, com a ajuda do mestre Splinter, mais uma vez se reúnem pra proteger a cidade.

As Tartarugas Ninja (2014)

TMNT-2014-Desktop-Wallpaper-HD1
Agora é nossa vez de assistir as Tartarugas no cinema (desculpe se você é mais velho, mas quando o último filme live-action estreou, eu tinha 3 anos). O filme volta às raízes do live-action, mas claro, com toda a tecnologia digital que os estúdios tem. Saca a sinopse oficial:

“A cidade precisa de heróis. As trevas tomaram conta da cidade de New York com Destruidor e o Clã do Pé tendo controle sobre tudo, da polícia aos políticos. O futuro é sombrio até que quatro irmãos surgem do esgoto e descobrem seu destino como as Tartarugas Ninja. Os heróis precisam trabalhar com a destemida repórter April e com o seu rabugento câmera-men Vern Fenwick para salvar a cidade e revelar o plano diabólico do Destruidor”.

Agora, dá uma olhadinha no trailer:

Não, pera… Esse trailer foi curto. Assiste esse aqui, que é ainda mais daora:

ROLOU UMA EVOLUÇÃO, HEIN?

Depois de fazer um post desse tamanho e com todos esses detalhes, nem preciso dizer o quanto eu tô empolgada pra esse filme, né? Tanta coisa boa sendo buscada lá na infância e trazida de volta de bandeja pra gente, com essa tecnologia do caralho! Sem noção o quanto eu fico feliz cada vez que um filme desses é lançado. Inclusive, você já viu o trailer épico do filme live-action do Bob Esponja? SÉRIO, SE VOCÊ NÃO VIU, LARGA TUDO E ASSISTE. SÉRIO!

Bom, eu fiz minha parte e agora é a sua vez! Me conta nos comentários quais desses desenhos/série/filmes/games você já assistiu/jogou e o que você acha desse filme novo! BORA, TROCAR IDEIA? COMENTA AÊ:

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.