Curiosidades sobre Quero Ser Grande (1988)

Tom Hanks é relembrado por um número incontável de incríveis papéis no cinema e na televisão. Apenas na indústria cinematográfica, é quase automático nos recordarmos de performances mais recentes e que até hoje são aplaudidas, como O Náufrago (2000), O Resgate do Soldado Ryan (1998), O Terminal (2004), Sully – O Herói do Rio Hudson (2016) e muitos outros.

Porém, a verdade é que Hanks é um ator extremamente versátil que construiu sua carreira em todos os meios artísticos possíveis, além de abranger os mais complementares gêneros narrativos. Logo, não é surpresa que sua competência performática ganhe voz tanto nos dramas, ficcionais ou baseados em fatos reais, quanto nas comédias. E um dos mais famosos é o intitulado Quero Ser Grande, lançado nos cinemas no ano de 1988.

Dirigido por Penny Marshall, a história gira em torno do jovem Josh Baskin que, sentindo que é desmerecido por ser muito jovem, coloca uma moeda numa máquina de desejos pedindo para ser grande. No dia seguinte, Josh é transformado em um homem de 35 anos e vê sua vida mudar de cabeça para baixo, sem saber ao certo o que fazer para voltar ao normal. É claro que, em se tratando de uma obra cômica com ares românticos, o final feliz é esperado – mas é tudo o que acontece meio-tempo que acaba nos envolvendo do início ao fim. Inclusive, o longa foi indicado a dois prêmios da Academia do ano seguinte: Melhor Roteiro e Melhor Ator para Hanks.

Trazendo também em seu elenco nomes como Elizabeth Perkins, David Moscow, Robert Loggia, Mercedes Ruehl, John Heard e outros, resolvemos nesta matéria trazer curiosidade dos bastidores desse incrível e hilário filme. Confira abaixo nossa lista e deixe seu comentário e sugestões para matérias futuras:

  • Para que Tom Hanks se passasse como uma criança de doze anos, a diretora Penny Marshall filmou cada uma das cenas “adultas” com David Moscow (que deu vida ao jovem Josh), para que Hanks pudesse copiá-lo.
  • Marshall tornou-se a primeira diretora a encabeçar um filme que arrecadou mais de 100 milhões de dólares na bilheteria.
  • O papel do protagonista foi oferecido a Robert De Niro depois de Hanks recusá-lo por conflitos na agenda. De Niro não aceitou devido ao salário, mas Hanks ficou disponível e resolveu participar do filme.

  • Marshall contratou Remo Sareceni, criador do “piano andante”, para construir uma versão maior de sua obra, visto que o original era muito pequeno para que os atores pudessem utilizá-lo.
  • Hanks improvisou a cena em que come os mini-milhos.
  • Quando Marshall recebeu o roteiro, ninguém estava interessado em fazer o filme. Apenas quando De Niro anunciou que havia recebido a proposta, as produtoras começaram a ligar para a diretora.
  • John Travolta também foi considerado para o papel de Josh Baskin, mas o estúdio não o queria.

  • O jogo de computador com o qual Josh brinca no filme, “Caverno of the Evil Wizard”, não existe; foi criado apenas para o projeto.
  • Moscow teve que usar lentes para emular a mesma coloração de olhos de Hanks.
  • Quero Ser Grande entrou para a lista do American Film Institute como um dos dez melhores do gênero “Fantasia” em junho de 2008.
  • Além de Travolta e De Niro, Harrison Ford recebeu oferta para interpretar Josh Baskin, mas acabou negando o papel.
  • O longa também foi adaptado para os palcos em 1996, estreando no dia 28 de abril. Assim como o original, a peça recebeu grande aclame da crítica, sendo indicado para dois Tony Awards (Melhor Libreto Original e Melhor Trilha Sonora).

  • No final do filme, quando Susan (Elizabeth Perkins) descobre a real idade de Josh, ela deveria dar-lhe um beijo de despedida. Perkins exigiu que o beijo na boca fosse mudado para um beijo na testa.
  • John Landis foi cogitado para dirigir o projeto, mas recusou por estar envolvido com Um Príncipe em Nova York (1988).
  • Bill Murray foi cotado para viver Josh, mas escolheu trabalhar em Os Fantasmas Contra-Atacam (1988).
  • Paul (John Heard) é o principal antagonista da obra.

VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.