Curiosidades sobre o filme “Sexta-feira 13” (1980)

Um garotinho com problemas sérios na aparência devido a um problema chamado hidrocefalia vai para um acampamento de verão. Lá, ele sofre bullying e é perseguido pelas outras crianças, que acabam fazendo com que ele caia em um lago e ele acaba morrendo afogado, por não saber nadar. Os monitores que deveriam estar cuidando dele e das outras crianças, estavam fazendo sexo e acabaram deixando com que a tragédia acontecesse. Mas a morte dele iria ficar por isso mesmo? Claro que não…

Sexta-feira 13 é mais um clássico no terror. Goste ou não, é um filme que deve ser respeitado, pois foi dali que surgiu um dos maiores nomes do terror de todos os tempos: Jason. O filme que posteriormente viraria uma saga protagonizada pelo assassino imortal e mascarado, possui algumas curiosidades interessantes que você confere aqui:

– A empresa Domark lançou um jogo baseado no filme, chamado “Friday the 13th”, para os consoles Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC, no ano de 1985.

tumblr_mejez92TyE1qjv5iyo1_500

– Em 1989, a empresa LJN também lançou no mercado um jogo baseado no filme, chamado “Friday the 13th”, para NES.

tumblr_mejeznNYAP1qjv5iyo1_1280

– O diretor Sean S. Cunningham, ao realizar a escolha dos atores, disse que queria o tipo de garotos e garotas que poderiam ser vistos em um comercial de Pepsi.

– Betsy Palmer, intérprete da Sra. Voorhees, renegou o filme em várias ocasiões, chamando-o inclusive de “um monte de merda”. Disse que se não estivesse precisando de um trabalho, não teria gravado o filme. Apesar disso, apareceu em breves momentos na segunda e na terceira parte.

– O filme foi gravado no acampamento Nobebosco, em Nova Jersey. Somente foi preciso construir para o filme, o quarto de banho. No acampamento há uma parede decorada em comemoração ao fato do filme ter sido gravado ali.

– A gravação durou 28 dias.

 – A morte da serpente que aparece no filme é real.

– Na morte de Jack (Kevin Bacon), o mecanismo que devia fazer o sangue sair, falhou, por isso o criador dos efeitos especiais, Tom Savini, teve que soprar o tubo para que saísse o sangue. Isso fez com que aparecessem bolhas no sangue.

– O áudio iconográfico foi criado pelas primeiras sílabas de “Killer Momi”, as quais, quando ditas no microfone, causavam um eco e daí nasce a música “Ki ki ki… Mo mo mo… Ki ki ki…”

– O filme originalmente iria se chamar “A long night at Camp Blood”.

– Foi um dos primeiros papéis de Kevin Bacon, sua morte é uma das mais famosas da saga e causou um grande impacto na época.

kevin death

– O nome “Jason” vem da combinação dos nomes “Josh” e “Ian” (os filhos de Miller), e o sobrenome “Voorhees”, vem de Van Voorhees (nome de uma amiga de infância de Miller).

– Segundo seu criador, Victor Miller, originalmente Jason teria problemas mentais e nenhum deformidade física. A ideia de que Jason seria deformado devido a Hidrocefalia veio de Tom Savini, a quem é atribuído o título de “co-criador” do personagem.

– Esse é o único filme da saga em que Jason não é o assassino principal.

– A senhora Voorhees é considerada a mulher assassina mais famosa e mais lembrada do cinema, segundo os críticos. Seguida pela senhora Bates (Psicose).

betsy

– Por razões óbvias, o filme foi acusado de ser uma cópia descarada de “Halloween”, que tinha acabado de obter um grande sucesso no cinema. Seu diretor chegou a declarar: “Depois de Halloween, compreendi que tudo o que as pessoas queriam ver, eram adolescentes bonitos sendo massacrados por um assassino incontrolável.”

tumblr_m52uq8nkd41r69apvo1_500

– Durante os primeiros finais de semana de lançamento do filme, Tom Savini, entrava nas salas de cinema nos últimos minutos do filme para ver a reação do público diante da última cena.

– Enquanto a maioria da equipe se hospedou em hotéis locais durante a filmagem, alguns atores e membros da equipe, incluindo Tom Savini, permaneceram no próprio acampamento.

– O roteirista do filme, Victor Miller, declarou que este filme foi o único que ele assistiu de toda a saga, pois ele não gosta da ideia de Jason como assassino.

sexta-feira-13-parte-1_capa01

– Os produtores e o diretor não tinham a intenção, desde o princípio, de fazer uma saga deste filme. Jason Voorhees era somente uma surpresa final para o público, inclusive, nem aparecia a dita cena no roteiro original escrito por Victor Miller.

– O filme é proibido na Finlândia.

– O ditador da Coréia do Norte, Kim il Sung, se considera fã da saga.

– O filme estreou na sexta-feira, 13 de junho de 1980.

– No ano em que o filme foi lançado, a taxa de crianças que foram para acampamentos de verão caiu em 69%.

– Na versão dublada que chegou à Espanha, se diz no filme que é Terça-feira 13, porque a sexta-feira 13 dos Estados Unidos é equivalente à terça-feira 13 da Espanha.

Veja algumas fotos raras, dos bastidores da gravação deste clássico:

tom-savini-friday-the-13th fridaythe13th8 fridaythe13th7 fridaythe13th6 fridaythe13th1 fridaythe13th2 fridaythe13th3 fridaythe13th5 fridaythe13th4

 Caso você não tenha assistido, é uma boa dica de filme!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.