in ,

A Vastidão da Noite (2020) | Simples e incrivelmente imersivo

Não é todo filme que sabe criar intrigas que brincam com a mente, quando eu digo intrigas, são aquelas de nos deixar com mais dúvidas do que respostas, ao ponto que ficamos tão imersos para conhecer o fim do caminho. Olha, que não precisa de muito para saber brincar com isso, apenas uma história atraente e voilà, você consegue ganhar seu telespectador.  “A Vastidão da Noite” é um desses filmes que nos carrega em uma trama curiosa e ousada. 

Dirigido por Andrew Patterson, “A Vastidão da Noite” marca sua estreia no comando de uma produção cinematográfica. Vale lembrar que o filme participou de diversos festivais em 2019, além de passar por duros problemas de produção que quase o afastaram de conseguir um sinal verde de lançamento. Temos que agradecer a Amazon Prime Video por ter adicionado esse espetáculo em seu catálogo, afinal ainda há empresas que sabem enaltecer um bom mistério que ronda os céus.

Leia mais: 13 melhores séries para assistir no Amazon Prime Video

A Vastidão da Noite (2020) | Simples e incrivelmente imersivo

Ambientado nos anos 50 em uma pacata cidade do Novo México, daquelas que já beiram um clima de suspense por si só, “A Vastidão da Noite” explora um fato misterioso que desperta a curiosidade e emoção pelo desconhecido de nossos dois protagonistas. Fray (Sierra McCormick), uma telefonista ingênua e Everett (Jake Horowitz), um radialista nem um pouco ortodoxo. Em uma noite do grande jogo de basquete escolar, Fray recebe uma ligação intrigante que possuía um estranho ruído, em dúvida e sem hesitar pede ajuda de seu amigo Everett.

Abismados com o que poderia ser determinado som, ambos apostam suas fichas em divulgá-lo para os ouvintes da rádio da cidade. Crentes que tudo não passa de obra de um ataque dos russos, pois viviam o início da Guerra Fria. Entretanto, os dois começaram a receber ligações de pessoas que provam que tal coisa não é de nosso planeta, decididos a obter uma resposta definitivo, Everett e Fray acabam caindo em um buraco profundo de mistérios que nunca imaginariam ser possível. 

A Vastidão da Noite (2020) | Simples e incrivelmente imersivo

Logo de início, o filme aposta em ritmo lento, alguns entretanto, isso não prejudica nosso entretenimento, visto que ele utiliza dessa abordagem para nos conectar com o atual momento que o país vive naquela época e a personalidade e interesse de nosso personagens. Ao ponto que somos colocados a par da trama em si, “A Vastidão da Noite” ganha peso e a narrativa tende só a crescer em algo tenso e nada peculiar. 

Sem fazer uso de nenhum efeito especial como em grandes produções de ficção científica, em que seu olhar está demais, o filme carrega seu maior segredo, pois seu grande poder está na sua narrativa e em seus excepcionais  diálogos, estes que verdadeiramente criam todo o clima assustador e agoniante da história. “A Vastidão da Noite” se apoia tanto nessa estratégia que esquecemos que não vemos nada, apenas nossa mente que imagina os fatos. 

Leia mais: Resgate (2020): Ação, diversão e muita adrenalina

A Vastidão da Noite (2020) | Simples e incrivelmente imersivo

O roteiro de James Montague e  Craig W. Sanger é a cereja do bolo, mas não podemos dispersar as atuações de Sierra McCormick e a Jake Horowitz, ambos carregam o filme tranquilamente, assemelhei muito a dupla Foxx Mulder e Danna Scully de “Arquivo X“, pois aqui temos dois perfis diferentes, o curioso e explorador e o questionador e cético. 

Andrew Patterson deixa claro em seu primeiro trabalho que não é preciso um grande orçamento para contar uma boa história, sua estreia  é competente e fora do eixo, pois é tão difícil ver técnica e experiência em um diretor em seus primeiros trabalhos. Patterson ainda não deixa de negar em sua essência que respirou a série clássica “Além da Imaginação“, porém soube diferenciar ainda ser original em tomadas de planos sequência e explorar como a escuridão nos rodeia em uma visão que soube se aproveitar da própria noite.

Leia mais: Deadpool 2 (2018) | Quando um filme é bom somente até a página 2

A Vastidão da Noite (2020) | Simples e incrivelmente imersivo

“A Vastidão da Noite” é um filme simples que  abraça perfeitamente suas limitações, mas que faz uso um tanto quanto sábio do poder de uma história, alinhado a uma visão certeira de um diretor novato, que resta nos esperar, a imensidão que ele faria com uma grande produção, estamos presenciando um futuro promissor.  Sem dúvidas é um filme que indagará dúvidas que perpetuam em nossas limitadas mentes, apenas se você se permitir reconhece-las. 

“A Vastidão da Noite” está disponível no Prime Video. Caso você ainda não tenha a assinatura do Amazon Prime que te dá direito a 30 dias grátis do serviço de streaming, além de frete grátis, Amazon Music e outras coisas, clique aqui! 

E aí, curtiu?

Escrito por Rafael Tanaka

Publicitário, amante de cinema, quadrinhos, filmes e séries. Sempre existe coisas para se descobrir nesse mundo da cultura pop.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Minecraft: Dungeons | O bloco RPG com muita essência

Minecraft Dungeons | Um RPG com muita essência e blocos

League of legends| Tudo sobre ‘Wild Rift’ no Brasil