10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar
in

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Seja de uma banda, cantor ou até mesmo de parte da vida de uma princesa, a trajetória de vida deles ganharam as telonas

É importante dizer que a indústria cinematográfica percebeu que estava na hora de ampliar seu repertório narrativo, focar em produções fantásticas e ficcionais não era algo que estava agradando o público, e trazer um toque de realismo para as telonas se fez necessário. 

Parte da solução desse “problema” foi encontrada nas cinebiografias. Que nada mais é que filmes que contam a história de personalidades da história seja do universo da música, das artes plásticas, da realeza e de tantos outros lugares.

As cinebiografias têm o poder de aproximar o público da história apresentada e assim fazer quem nunca não conhecia o cinebiografado passar a conhecer e quem já conhecia se apaixonar ainda mais. 

A seguir, veja uma lista com algumas das melhores cinebiografias do cinema

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Considerada pelos fãs uma das mais importantes bandas da história do Glam Metal, Mötley Crüe foi responsável por dar rosto a uma vertente do Rock que, até então, não era muito bem vista pelo público em geral. Vivendo no ápice do estrelato nas décadas de 80 e 90, seus membros vivenciaram todo o glamour de ser um rockstar – até nos momentos mais improváveis.

Rocketman (2019)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).

Elvis (2022)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador, o empresário “Coronel” Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

Johnny & June (2006)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

Spencer (2022)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Spencer é um longa cujo título faz referência ao sobrenome de solteira de Diana. Ambientado nos anos 1990, Diana passa o feriado do Natal com a família real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar das bebidas, brincadeiras e comidas, Diana já sabe o script da realeza, mas esse final de ano vai ser diferente. Após rumores de traição e de divórcio, a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com Príncipe Charles já não está dando mais certo e nunca dará, já que o príncipe ama somente Camilla Parker Bowles. 

Mesmo com os dois filhos, ela decide o deixar. Após o pedido, Diana se vê atormentada pelo fantasma da ex-rainha Ana Bolena, também deixada de lado pelo marido. Spencer é apenas uma especulação do que pode ter acontecido durante esses turbulentos dias e noites de paparazzi rodeando sua vida que antecedem o Natal e os seguintes após seu pedido oficial de divórcio.

Straight Outta Compton – A História do N. W. A (2015)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.

The Doors (1991)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Anos 60. A ascensão de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e o uso indiscriminado de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma mulher mais velha que adota o sadomasoquismo.

Bohemian Rhapsody (2018)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Malcolm X (1992)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

A sua mensagem política sobre as relações raciais mudou para sempre o papel dos Afro-americanos na sociedade americana e abalou a consciência política daquele país. Esta é a história de um homem negro numa sociedade onde muitos negros não podiam votar, andar nos lugares da frente dos transportes públicos, ir a uma escola de brancos, a história das suas esperanças, dos seus sonhos, da sua luta e dos tumultos raciais dos anos 50 e 60.

Preciosa: Uma História de Esperança (2009)

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó.

Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades

Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades

A evolução dos games dos 'Cavaleiros do Zodíaco'

A evolução dos games dos ‘Cavaleiros do Zodíaco’