in

As 10 melhores lutas da geração atual do cinema

A atual geração do cinema pode se considerar feliz por ser não só parte evolutiva, mas presenciadora de um fenômeno que vem muito antes de tal parte: as sequências de lutas. Bem antes dos filmes de heroicos personagens eclodirem de Hollywood para o mundo, a cultura pop já era cercada por filmes que apresentavam inúmeras lutas bem coreografadas, de certa elegância e adrenalina agressiva que no fim, presenteavam os fãs com sequências tão espetaculares que era impossível não querer rever uma porção de vezes essas cenas.

Embora as cenas de lutas normalmente não salvem roteiros de filmes, elas são em partes, essenciais para adicionar a dose certa de ação e adrenalina à trama, e expressar a sua audiência a ferocidade e experiencia de seus personagens quando o assunto é confronto entre si – principalmente de oposições de ideais e metalinguagens. De todo modo, selecionamos as 10 melhores cenas de lutas do cinema da geração atual e que se destacam diversificadamente – levando em consideração a criatividade, a ousadia e importância na trama e no desenvolvimento dos personagens – dentre as milhares de sequências de lutas que há.

Apague a luz e pegue a pipoca, pois o pau vai quebrar!

10. Deadpool (2016) – Deadpool vs. Esquadrão do Ajax

Por anos Deadpool foi um dos longas mais aguardados pelos fãs de quadrinhos, em especial pelos que estavam ansiosos para verem como um personagem desse porte e com características tão singulares poderia ser explorando em um filme solo. Graças a época de filmes de personagens heroicos em que vivemos, a realização desse sonho foi possível neste ano de 2016. E não é apenas pelo fato do sonho ter se tornado realidade, que Deadpool ocupa o décimo lugar.

Com uma cena introdutória declarando logo de cara tudo o que a audiência podia esperar do filme, e o que ela realmente queria ser atendido, a sequência de luta envolvendo Deadpool e os capangas de Ajax é bem coreografada, de certa diversão e envolve um fator de ambientação fantástico em uma boa organização de CGI. Sem contar na adrenalina acrescentada a sequência pela faixa Maximum Effort.

9. Watchmen (2009) – Comediante vs. Ozymandias

Watchmen, filme que adapta a história em quadrinho de mesmo nome da DC Comics escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, apresenta outra das melhores sequencias de lutas em filmes da geração atual do cinema. Corajoso e visualmente impressionante, Watchmen presenteia sua audiência com uma das mais bela cenas introdutórias envolvendo sequência de ação: o confronto entre Comediante e o mais tarde revelado Ozymandias.

Esta luta, seguida por uma boa coreografia, de certos detalhes, com movimentos ferozes mais bem apresentados por ambos os envolvidos, se destaca pelo fato do Comediante resistir e persistir sem hesitação no combate ao qual estava visivelmente superado por seu adversário e fadado a derrota.

8. Homem-Formiga (2015) – Homem Formiga vs. Jaqueta Amarela

O longa que finalizou a segunda fase do universo cinematográfico da Marvel, Homem-Formiga, apresentou não só uma proposta ousada, mas de certa inovação – principalmente na questão de luta. Com uma trama que sucede bem o suficiente como uma diversão genial e por vezes, deliciosa, Homem-Formiga apresenta um confronto entre nêmesis que vai muito além do comumente explorado nos filmes de personagens heroicos.

A boa coreografia sincronizada aos efeitos especiais e ambientação ampla e visualmente hipnotizante, torna o confronto entre Homem-Formiga e Jaqueta Amarela em uma das maiores lutas envolvendo personagens nêmesis.

7. The Raid (2011) – Mad Dog vs. Rama e Andi

Poucos são os que conhecem esse filme, muito disso pelo fato de não ter sido tão difundido no ocidente. Mas seu ritmo é quase tão frenético quanto Mad Max: Estrada da Fúria. Gareth Evans consegue elevar o nível de cada cena de ação ao extremo. Porém, uma das cenas que mais chamam a atenção neste filme é a luta dos protagonistas contra o antagonista, Mad Dog. Mesmo sendo dois contra um, Mad Dog é quase imbatível e o show de lutas coreografadas é de causar inveja a muito filme produzido em Hollywood.

6. Homem de Aço (2013) – Superman vs. Faora e Namek

Homem de Aço, filme responsável por rebootar o universo do Superman nos cinemas e, de certo modo, iniciar o universo cinematográfico da DC Comics, trouxe uma nova visão de um semideus que anda entre os humanos  destacando um novo conceito, trilha sonora e os efeitos visuais. Esses destaques ficam claramente explícitos nas cenas de ações longa, e muito mais em suas sequências de lutas.

Porém, o fator que coloca a batalha de Smallville na sexta posição desta lista vai muito além do destaque da conceituação e dos efeitos especiais; os kryptonianos Faora e Namek. Ambos se mostram um formidável desafio para o Superman, uma vez que exercem movimentos ferozes e vorazes em um confronto de igual para com o Homem de Aço, em uma luta de boa coreografia e sequência cheia de adrenalina. Sem contar que, com todo respeito a versão clássica, essa é uma das melhores versões para a personagem Faora que já pude presenciar, me levando a questionar o quão espetacular seria um confronto entre ela e a Mulher Maravilha de Gal Godot.

5. Capitão América: Soldado Invernal (2014) – Steve Rogers vs. Soldado Invernal

O segundo filme do Capitão América que foi bem recebido pela crítica e público, Capitão América: Soldado Invernal, proporcionou a sua audiência não só uma história agradável cheia de surpresas e um incansável desenvolvimento, mas também uma das melhores (se não a melhor) sequência de luta do Universo Cinematográfico da Marvel até o momento.

A sequência de luta entre Steve Rogers e o Soldado Invernal regida por uma boa coreografia de movimentos rápidos e precisos definitivamente é hipnotizante, envolvente e incansável para os olhos de quem a assiste.

4. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) – Batman vs. Capangas de Lex Luthor Jr.

Um dos filmes mais comentados deste ano de 2016 e que realmente teve uma crítica dividida entre os fãs foi o responsável por trazer, pela primeira vez, a trindade do Universo DC junta nos cinemas. Bem mais do que isso, o longa que consolidou os caminhos para filmes de demais personagens do Universo DC nos apresentou, até então, um dos melhores confrontos solos envolvendo o Batman.

O confronto entre o Cavaleiro das Trevas e os capangas de Lex Luthor Jr. regida por uma incrível coreografia e movimentos vorazes e precisos por parte do Batman em cenas que em alguns momentos remetem a jogabilidade da franquia de jogos Batman: Arkham apenas concretiza o pensamento óbvio: temos o melhor Batman dos cinemas!

3. Homem de Aço (2013) – Superman vs. General Zod

Como citado anteriormente, Homem de Aço trouxe consigo uma nova visão de um semideus que anda entre os humanos  destacando um novo conceito, trilha sonora e os efeitos visuais. Esses destaques ficam claramente explícitos nas cenas de ações longa, e muito mais em suas sequências de lutas.

O confronto final entre Superman e Zod proporciona uma luta voraz entre os envolvidos, seguido por uma boa coreografia, trilha sonora envolvente e efeitos visuais hipnotizantes. Sem contar que, ressalta toda a nova conceituação para os Kryptonianos e destaca a ferocidade em particular do General Zod em uma sequência que faria jus a um filme de Dragon Ball.

2. Kingsman: Serviço Secreto (2015) – Harry Hart vs. Igreja

Kingsman: Serviço Secreto, filme que conta a história de um veterano da espionagem que recruta um garoto de rua rebelde com um futuro promissor na luta contra uma ameaça global que emerge de um gênio da tecnologia, não só quebra muito dos paradigmas já familiarizados para filmes com temática de serviços secretos, como apresenta a sua audiência uma das melhores sequência de lutas envolvendo tal temática.

A sequência em que finalmente podemos ver a experiência de anos em um único agente como Harry Hart contra uma multidão enfurecida e incontrolável dos fieis de uma igreja é, de fato, cercada por adrenalina e charme hipnotizante e envolvente cercada por uma trilha sonora de tirar o fôlego.

1. Sherlock Holmes: Jogo de Sombras (2011) – Holmes vs. Moriarty

O segundo longa a desafiar o genial detetive Sherlock Holmes, finalmente traz um desafio a altura: derrotar de uma vez o criminoso internacional Professor Moriarty, alguém tão genial quanto o próprio Holmes. No entanto, como de costume, apenas ao fim do longa que Sherlock Holmes enfrenta definitivamente seu antagonista em um confronto físico direto, após muitas estratégias executadas entre ambos.

O confronto final entre Sherlock Holmes e Professor Moriarty pode parecer, inicialmente, simples. Porém, com uma adorável coreografia sincronizada a uma boa narrativa de ambos os envolvidos no confronto, a luta se destaca o suficiente para ser envolvente. De todo modo, o que de fato destaca essa sequência e a coloca no topo desta lista é que essa luta nunca ocorreu. Mas caso tivesse ocorrido, não teria sido diferente de como ambos os gênios haviam premeditado. Ou seja, presenciamos uma sequência de ação agradável mas que nunca existiu.

Gostou das lutas presentes nesta lista? Acha que alguma sequência de luta está faltando nesta lista e merecia estar nela? Deixe nos sua opinião nos comentários!


Confira também:

18 filmes de terror lançado desde 2010 que valem à pena assistir

E aí, curtiu?

Escrito por Isaias Setúbal

All I hear is doom and gloom. And all is darkness in my room. Through the night your face I see. Baby, come on. Baby, won't you dance with me?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

A Bela e a Fera | Confira o poster oficial da adaptação

Marvel Contest of Champions | Noturno é o novo personagem do jogo!