in

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Se você ama Sherlock Holmes, não se arrependerá de conhecer alguns dos homens que deram vida ao detetive mais famoso de todos os tempos! Para não ficar na mesmice, também há curiosidades sobre os intérpretes e sobre a saga de literatura policial que ganhou o mundo e as adaptações de todas as formas possíveis.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes
Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.

No final de 1887, a revista Beeton’s Christmas Annual publicou um romance escrito pelo, até então desconhecido, Arthur Conan Doyle. “Um Estudo Em Vermelho” – que seria lançado em formato de livro em julho do ano seguinte – apresentava ao mundo aquele que se tornaria o mais famoso detetive de todos os tempos: Sherlock Holmes.

Segundo Doyle, Sherlock Holmes viveu em Londres, no apartamento 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903, durante o último período da Era Vitoriana, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson. Este, além de ajudá-lo de diversas formas nas investigações, também foi o responsável por registrar a maior parte dos casos do detetive.

* Esse endereço, hoje, é onde se localiza um museu dedicado a Sherlock Holmes.

Sherlock Holmes aparece, ao todo, em cerca de 60 obras de autoria de Arthur Conan Doyle, compostas por cerca de 56 contos e 4 romances. Seu nome se tornou sinônimo do que é ser detetive e seus malabarismos para resolver casos insolúveis são conhecido por várias gerações.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O personagem Holmes possui um método científico ao avaliar casos, capaz de deixar apreciadores de investigação boquiabertos. Ainda hoje, ele é um dos mais atraentes personagens dos romances policiais, com sua grande inteligência e capacidade extraordinária de observar detalhes e fazer as mais elaboradas deduções. O personagem habita o imaginário de jovens e adultos há mais de 120 anos.

A personalidade marcante de Holmes sempre acerta tudo que opina. Ele é a personificação da razão e não procura escape no sentimentalismo. Várias peças teatrais, paródias, contos e artigos do próprio Doyle foram publicadas em antologias. Holmes é dono de uma personalidade difícil – quase beirando a arrogância – e não se preocupa com sua total falta de habilidade social. Embora nem sempre seja compreendido, sua genialidade continua conquistando fãs mais de um século depois de sua primeira aparição.

O primeiro filme do detetive se chama Sherlock Holmes Baffled“, e além de ser a primeira aparição do mestre das façanhas investigativas, é considerado também o primeiro filme de suspense conhecido. Originalmente produzido para máquinas Mutoscope, em 1900, e registrado apenas em 1903, a película – muda – dura poucos segundos. Confira:

Considerado durante anos um filme perdido, foi redescoberto em 1968 – como uma impressão de papel – na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Não se conhece o nome dos atores.


Das muitas adaptações já feitas, alguns atores ficaram famosos pela interpretação do personagem. Confira uma lista com intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes o homem que se tornou sinônimo do que é ser detetive – e de quebra saiba algumas curiosidades sobre eles:

1. Basil Rathbone

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Rathbone foi um dos atores que mais vezes entrou na pele de Holmes, e por esse motivo, é o mais conhecido no cinema. Ele esteve em nada menos que 15 filmes com o personagem entre as décadas de 30 e 50, ajudando, inclusive, a formar a imagem caricata que ainda hoje temos de Holmes. Basil faleceu aos 75 anos, em 1967.

Filmes em que interpretou Sherlock:
– O Cão dos Baskervilles (1939)
– Sherlock Holmes (1939)
– Sherlock Holmes e a Voz do Terror (1942)
– Sherlock Holmes e a Arma Secreta (1942)
– Sherlock Holmes em Washington (1943)
– Sherlock Holmes Enfrenta a Morte (1943)
– Casa de Loucos (1943)
– Garra Escarlate (1944)
– Pérola Negra (1944)
– Sherlock Holmes e a Mulher Aranha (1944)
– Casa do Medo (1945)
– A Mulher de Verde (1945)
– Desforra em Argel (1945)
– Noite Tenebrosa (1946)
– Melodia Fatal (1946)
OBS: A importância de Mr. Watson para Sherlock Holmes é indubtável, portanto, para cada intérprete de Sherlock, você também conhecerá seu fiel escudeiro, John Watson! No caso das aventuras de Basil Rathbone, quem estava ao seu lado era o ator Nigel Bruce. Veja na foto:

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

2. Eille Norwood

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Eille Norwood foi um ator britânico cuja a carreira ficou marcada por suas muitas encarnações do personagem Sherlock Holmes.  Só que as inúmeras atuações foram todas em curta-metragens, tendo Norwood interpretado o detetive nas grandes telas somente três vezes. O ator faleceu em 24 de dezembro de 1948.

Filmes em que interpretou Sherlock:
– The Hound of the Baskervilles (1921)
– Charles Augustus Milverton (1922)
– The Sign of Four (1923)
O Dr. Watson do Sherlock de Norwood foi, nos dois primeiros filmes, vivido pelo ator Hubert Willis, sendo substituído no terceiro, por Arthur M. Cullin.

3. Jeremy Brett

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Jeremy Brett é lembrado pela interpretação do personagem Sherlock Holmes feita durante uma década (1984/1994) na televisão. Quem disse que é apenas o cinema que constrói a carreira dos atores, não é mesmo? A produção da Granada Television foi adaptada por John Hawkesworth, da obra original criada por Arthur Conan Doyle e fez com que ele ficasse para sempre conhecido como o melhor Sherlock Holmes interpretado da sua era, tanto em teatro como na televisão.

Brett sofria de distúrbio bipolar, e piorou após a morte da esposa Joan Wilson, que morreu pouco tempo após Brett filmar cenas cruciais do personagem Sherlock Holmes no episódio “The Final Problem” – último da segunda temporada do seriado “The Adventures of Sherlock Holmes”. Ele interrompeu as filmagens durante um período de tempo para se recuperar, mas quando regressou para filmar, em 1986, sofreu uma crise nervosa causada por um agravamento do seu distúrbio bipolar, pela dor e pelo apertado calendário que tinha para a rodagem da série. Brett apareceu em quarenta e dois episódios, mas tinha planos para filmar todos. Jeremy Brett morreu com 61 anos, e durante as últimas gravações como Holmes, era visível sua fragilidade emocional e física.

Numa entrevista Edward Hardwicke, o intérprete do personagem Dr. John Watson e amigo de Brett, informa que, provavelmente, devido à sua doença psíquica e à identificação que o ator tinha com Holmes, acabou surgindo uma obsessão pelo personagem – tendo deixado de existir uma fronteira entre Jeremy Brett e o Sherlock Holmes – alterando completamente a personalidade e o temperamento de Brett. Existem outros relatos que comprovam que ele vivia apenas para interpretar o personagem, sentindo grande respeito por Holmes e, inclusive, medo, pois tratava o personagem por “you know who” traduzindo livremente “você sabe quem”.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Filmes/séries em que interpretou Sherlock:
– The Adventures of Sherlock Holmes (1984–1985)
– The Sign of Four (telefilme – 1987)
– The Return of Sherlock Holmes (1986-1988)
– The Hound of the Baskervilles (telefilme – 1988)
– Mystery! (participação especial – 1988)
– ITV Telethon (participação especial – 1988)
– The Case-Book of Sherlock Holmes (1991-1993)
– The Memoirs of Sherlock Holmes (1994)

4. Christopher Lee

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O ator britânico conhecido por sua versatilidade e longevidade cinematográfica, se consagrou mundialmente interpretando o Conde Drácula, o personagem Saruman, na trilogia “O Senhor dos Anéis”, Conde Dookan em Star Wars episódios II e III e, como se não bastasse uma carreira tão incrível, ele também já viveu Sherlock Holmes! Nas décadas de 60 e 90, Lee adicionou em seu currículo o nome do detetive mais famoso da história, é mole?. Ah! Em 2012 ele lançou seu segundo álbum de Heavy Metal, aos 90 anos de idade.

Filmes em que interpretou Sherlock:
– Sherlock Holmes und das Halsband des Todes (1962)
– Sherlock Holmes and the Leading Lady (1991)
– Sherlock Holmes: Incidente em Victoria Falls (1992)
Seu Watson foi o ator Patrick Macnee:
OBS: Christopher Lee não só deu vida a Sherlock Holmes três vezes, como também conseguiu a façanha de participar de outro filme do detetive – desta vez, na pele de seu irmão, “Mycroft Holmes”, em “A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970)”.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

5. Nicol Williamson

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Nicol Williamson foi um ator escocês, considerado pelo roteirista John Osborne como “o melhor ator desde Marlon Brando”. Dentre suas principais atuações no cinema, a mais conhecida foi Merlin no filme Excalibur. Em 1976, no longa “Visões de Sherlock Holmes” ele deu vida ao detetive mais amado do cinema, uma adaptação do romance do escritor americano Nicholas Meyer. O título original do filme e da obra: “The Seven-Per-Cent Solution” é uma referência à droga na qual Sherlock Holmes é viciado. Ele injeta em si uma composição com 7% de cocaína e 93% de solução salina.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O filme “Visões de Sherlock Holmes” levou 2 indicações ao Oscar, sendo elas de melhor figurino e melhor roteiro adaptado. Na trama, quando Dr. Watson (Robert Duvall) descobre que Sherlock Holmes (Nicol Williamson) está perturbado mentalmente devido ao seu vício em cocaína, organiza para ele uma viagem para Viena e uma sessão de tratamento com o famoso filósofo Sigmund Freud (Alan Arkin). Enquanto o livro de Meyer – no qual o filme foi baseado – apresenta o psicanalista Sigmund Freud com uma filha – que ele teve em sua vida real – o filme teve que deixá-la de lado para criar um filho fictício. Anna Freud – filha de Freud – ameaçou abrir um processo contra os produtores do filme caso ela fosse incluída. Desde que seu pai morreu, ela não teve controle algum sobre as diversas formas nas quais ele foi representado.

6. Nicholas Rowe

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Nicholas Rowe é um ator escocês que já atuou em vários filmes, séries de televisão e peças de teatro, ao longo de seus 48 anos de idade. Entretanto, o maior reconhecimento de sua carreira foi aos 19 anos, como Sherlock Holmes no longa dirigido por Barry Levinson, O Enigma da Pirâmide (1985). O diretor comentou, na época, que escolheu Rowe para o papel porque ao assistir seu teste, sentiu que o desempenho do jovem ator era o mais próximo que já havia visto de Basil Rathbone. John Watson foi vivido por Alan Cox:

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

7. Charlton Heston

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O ator norte-americano notabilizado no cinema por papéis heroicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de “Os Dez Mandamentos”, Judá Ben-Hur em “Ben-Hur”, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo e Robert Neville em “A Última Esperança da Terra”, viveu Holmes na peça e no filme de mesmo nome feito para a TV, The Crucifer of Blood (1991). Ele morreu em 5 de Abril de 2008, em sua residência, em Los Angeles, aos 84 anos. Sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer.

Seu Dr. Watson foi vivido por Richard Johnson:
15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

8. Peter Cushing

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Peter Cushing foi um ator britânico de cinema, teatro e televisão. Em Nova York, interpretou na Broadway e no Canadá. Durante a década de 50, chegou a se tornar familiar na televisão inglesa, aparecendo em numerosos filmes, iniciando um trabalho com a lendária Hammer Film Productions em suas novas versões do terror clássico de 1930.

A figura esquelética, a voz educada e soturna, o ar aristocrático e a habilidade de aparentar calma, autoridade e obstinação um tanto maníacas, o transformaram no intérprete ideal para o enlouquecido Dr. Frankenstein e o incansável caçador de vampiros Van Helsing. Curiosamente, as mesmas características couberam a Sherlock Holmes. Ele também é lembrado pela participação, em 1978, em Star Wars IV: Uma Nova Esperança, como o Comandante Tarkin, parceiro de vilanias de Darth Vader. Cushing também ficou conhecido na Inglaterra por ser uma alma caridosa, que após a morte de sua mulher, em 1971, escrevia cartas de consolo para pessoas aflitas ou que perderam entes queridos. Ele faleceu em 1994, com 81 anos.

Filmes/séries em que interpretou Sherlock:
– O Cão dos Baskervilles (1959)
– Sherlock Holmes (1964–1968)
– The Masks of Death (1984)

Cushing teve Dr. Watsons diferentes para cada adaptação. Em O Cão dos Baskervilles (1959), seu companheiro era Andre Morell. Já no seriado Sherlock Holmes (1964–1968), quem estava ao seu lado era Nigel Stock. Por último, em The Masks of Death (1984), John Mills deu vida a John Watson:
15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

9. Peter O’Toole

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O’Toole não chego15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmesu a interpretar o personagem em carne e osso, mas emprestou sua voz a Holmes em uma série de animações de 1983 baseadas na obra de Arthur Conan Doyle.

Em sua carreira, recebeu oito nomeações ao Oscar, e deteve o recorde de mais indicações sem nenhuma vitória. Ganhou quatro Globos de Ouro, um BAFTA, um Emmy e foi distinguido com um Oscar honorário em 2003, pela globalidade do seu trabalho. Ele faleceu em 2013, aos 81 anos.

10. Leonard Nimoy

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Uma das maiores dores que vivemos nos últimos dias, foi a perda do nosso querido Leonard Simon Nimoy, que muito mais que um grande ator, se tornou um ícone da cultura geek/nerd e foi um ser humano iluminado durante a sua vida. O fato é que além de imortalizar o Sr. Spock em Star Trek, interpretar o William Bell na série Fringe, dublar o Sentinel Prime em Transformers, entre outras coisas, Nimoy viveu o detetive em 1976 na peça inglesa Sherlock Holmes, e no telefilme The Interior Motive, em 1975.

11. Roger Moore

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Um dos intérpretes mais conhecidos do espião James Bond – tendo estrelado sete filmes – ainda teve tempo para encarnar o detetive em Sherlock Holmes in New York (1976), filme no qual Holmes e o inseparável Dr. Watson – vivido por Patrick Macnee – visitam a cidade americana para resolver mais um mistério.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

12. Christopher Plummer

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

O ator viveu o famoso personagem em dois filmes da década de 70: Silver Blaze (1977) e Assassinato Por Decreto (1979). Plummer ainda deu vida a Sherlock durante a série ITV Sunday Night Drama (1959–1980), numa participação especial. Em 2012, aos 82 anos, ganhou o seu primeiro Oscar, pelo filme Toda Forma de Amor, tornando-se, assim, o ator mais velho a receber o prêmio. É pai da atriz Amanda Plummer. No filme de 77, Thorley Walters interpretou Dr. Watson, enquanto no longa de 79, o personagem foi vivido por James Mason.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

13. Robert Downey Jr.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Ele dispensa apresentações, não é mesmo? Com seu carisma e talento extraordinários, RDJr. já deu vida a Charles Chaplin, em Chaplin (1992), bem como ao gênio, bilionário, playboy e filantropo Tony Stark (aka Homem de Ferro) nos filmes de super-heróis da Marvel, entre outros. Nessa lista de personagens icônicos está o nosso querido detetive, nas adaptações mais recentes da história para o cinema. Sherlock Holmes (2009) trouxe Robert Downey Jr. no papel de Holmes e Jude Law como John Watson, em atuações tão impecáveis, que logo veio sua continuação Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011), ambos dirigidos pelo inglês Guy Ritchie.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

14. Benedict Cumberbatch

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

A série britânica “Sherlock” de Steven Moffat e Mark Gatiss foi lançada em 2010 e retrata nosso detetive nos dias atuais. Benedict Cumberbatch dá vida ao protagonista, e Martin Freeman ao Dr. John Watson, tendo como pano de fundo a Londres atual. Este Sherlock Holmes tem a mesma inteligência e dedicação, mas agora possui mais recursos tecnológicos. Ao invés de ser viciado em cocaína, o Sherlock contemporâneo usa adesivos de nicotina, por exemplo, e Watson é um veterano da Guerra do Afeganistão.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

* A quarta temporada tem previsão para 2016.

15. Jonny Lee Miller

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Jonny Lee Miller se destaca na série americana “Elementary” como Sherlock Holmes, o detetive maníaco e detalhista em uma versão atual, com as histórias se passando nos Estados Unidos e a bela Lucy Liu interpretando Watson. Nesta versão, Holmes é um ex-consultor da Scotland Yard que chega em Nova Iorque após passar um período em um centro de reabilitação e é forçado por seu pai a dividir seu apartamento com a Dra. Joan Watson, uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos quando um de seus pacientes morreu. Ele precisa se manter sóbrio e longe das drogas, assim, Watson passa a acompanhá-lo em seu trabalho como consultor da polícia de Nova Iorque.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes


Holmes foi interpretado por inúmeros grandes nomes, que não caberiam em apenas uma lista. O detetive genial, pratica artes marciais e domina vários outros assuntos do conhecimento humano. Mas sua característica mais marcante – na maioria das adaptações – continua sendo não gostar que o interrompam em suas reflexões e seu sexto sentido. Ele continua sendo explorado de todas as formas possíveis – sempre com maestria – assim como sua técnica de investigação.

15 intérpretes brilhantes de Sherlock Holmes

Holmes foi reinventado várias vezes, o que o levou a ser incluso no Guinness como “O personagem mais representado de todos os tempos”, considerando uma lista de mais de 70 atores que participaram de mais de 200 filmes, séries e até desenhos animados.

Confira o primeiro trailer do novo filme sobre as aventuras do detetive: Mr. Holmes | Ian McKellen na pele de Sherlock Holmes no primeiro trailer do longa!

* Nesse filme britânico, o ator Ian McKellen – que já viveu os personagens Gandalf e Magneto no cinema – encarnará uma versão mais idosa do detetive mais famoso do mundo, que começará a perder algumas de suas habilidades mentais.

E aí, curtiu?

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Loading…

    0

    Flash | Comemore 75 anos do homem mais rápido do mundo em vídeo da DC Comics.

    The Walking Dead | Quem pegou a arma de Rick no liquidificador?