13 filmes para desintoxicar a mente

O segundo semestre de 2018 está quase chegando ao fim e deixou bastante gente estressada. Como se não bastasse o clima das eleições carregado desde o começo do ano, os inúmeros protestos e explosões de intolerância ameaçaram ainda mais o nosso bem-estar e colocaram em voga políticas e ideologias que achávamos estar extintas e enterradas em um passado relativamente distante. De qualquer modo, é inegável dizer que o Brasil ganhou muito destaque até mesmo na imprensa internacional, e apenas o tempo dirá se isso é uma coisa boa ou ruim – afinal, é provável que já tenhamos tido uma pequena prévia do próximo ano.

Mas não é hora de pensar nisso – ao menos não por enquanto, já que as festividades de fim de ano estão cada vez mais próximas. Para celebrar o místico término de outubro/começo de novembro e o feriado natalino que promete reacender os ânimos, o Proibido Ler montou uma lista bem eclética com alguns dos longas metragens mais leves e deliciosos de assistir para relaxar e desintoxicar a mente depois de tanto estresse.

Então não espere ver apenas comédias românticas adolescentes ou filmes de super-heróis na nossa seleção especial: tentamos buscar as obras que marcaram época e são relembradas até hoje, ou até mesmo que conquistaram um número considerável de fãs, seja pelo incrível elenco, pela história ou pelas inovações de gênero que nos fizeram se apaixonar mais de uma vez.

Algumas escolhas da nossa equipe podem parecer óbvias demais, mas como nos esquecer da envolvente história de amor entre Elizabeth e Darcy em Orgulho e Preconceito (2005)? Ou então da emocionante jornada coming-of-age da família Hoover em permitir que uma jovem Abigail Breslin participe de um dos concursos mais aguardados da Califórnia? E como podemos deixar de fora nomes como Julia Roberts e Meryl Streep, duas das atrizes mais versáteis de suas gerações e que já deram vida a personagens icônicos e memoráveis?

É claro que um ou outro adorado filme teve que ficar de fora – mas garantimos que a nossa lista deve contemplar grande parte dos fãs. E depois, se não colocássemos um limite, poderíamos ficar eternamente colocando obras desse cunho mais simples, animador e divertido – as possibilidades são infinitas.

De qualquer forma, confira a nossa singela lista abaixo e não se esqueça de deixar seu comentário no final e sugestões para futuras matérias!

Meninas Malvadas (2004)

97 min|Comedy|30 Apr 2004
7.0Rating: 7.0 / 10 from 288,510 users
Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota que viveu em várias cidades, tendo retornado recentemente à sua cidade-natal. Lá ela se matricula em uma escola pública, onde logo percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida. Para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado.

 

O Diabo Veste Prada (2006)

109 min|Comedy, Drama|30 Jun 2006
6.9Rating: 6.9 / 10 from 325,750 users
Em Nova Iorque, no vertiginoso mundo da moda, onde o número 0 é o novo 2, o 6 é o novo 8, e um dia de “mau cabelo” pode acabar com uma carreira, a Revista “Runway” é o Santo Graal. Dirigida com mão de ferro por Miranda Priestley – a mais poderosa mulher no mundo da moda – é um assustador desafio para quem quiser entrar na indústria…

 

A Mentira (2010)

92 min|Comedy, Drama, Romance|17 Sep 2010
7.1Rating: 7.1 / 10 from 318,348 users
Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante que ninguém notava a sua presença e seu amigo Brandon (Dan Byrd) sofria horrores na escola porque era gay. Até o dia em que eles tiveram a ideia de simular uma transa na presença de todos durante uma festa. Foi a deixa para que Olive tornar-se a mais popular da escola, mas toda malandragem tem seu preço e ela passou a ser perseguida por sua, digamos, liberdade.

 

Comer, Rezar, Amar (2010)

133 min|Drama, Romance|13 Aug 2010
5.7Rating: 5.7 / 10 from 74,194 users
Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

 

Juno (2007)

96 min|Comedy, Drama|25 Dec 2007
7.5Rating: 7.5 / 10 from 455,301 users
Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que engravida de maneira inesperada de seu colega de classe Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

 

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

100 min|Animation, Drama, Fantasy|06 Feb 2009
7.7Rating: 7.7 / 10 from 172,067 users
Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive…

 

Stardust: O Mistério da Estrela (2007)

127 min|Adventure, Family, Fantasy|10 Aug 2007
7.7Rating: 7.7 / 10 from 233,280 users
Apaixonado, o jovem Tristan faz uma promessa à rapariga mais bela da aldeia, cujo coração ele sonha conquistar: promete trazer-lhe uma Estrela Cadente, mesmo que para isso tenha de cruzar os muros proibidos e entrar num reino misterioso e mágico. Em Stormhold, esse mundo fantástico, Tristan percebe que a Estrela Cadente é afinal uma bela jovem que é perseguida por causa dos seus incríveis poderes pelos três filhos vivos (já para não falar nos fantasmas dos quatro filhos mortos) do Rei e pela Bruxa Lamia, que precisa dela para recuperar a juventude e beleza…

 

Pequena Miss Sunshine (2006)

101 min|Comedy, Drama|18 Aug 2006
7.8Rating: 7.8 / 10 from 398,643 users
Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes…

 

Orgulho e Preconceito (2005)

129 min|Drama, Romance|23 Nov 2005
7.8Rating: 7.8 / 10 from 222,402 users
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) – foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland)…

 

Mamma Mia! O Filme (2008)

108 min|Comedy, Musical, Romance|18 Jul 2008
6.4Rating: 6.4 / 10 from 179,451 users
Donna (Meryl Streep) é uma mãe solteira e independente, dona de um charmosíssimo hotel na bela ilha grega de Kalokairi. A filha Sophie vai se casar e Donna convida suas melhores amigas. Mas Sophie, que secretamente sonha encontrar o pai, faz também três convites inesperados. À ilha chegam três homens que pertenceram ao passado de Donna, e qualquer um deles pode ser o pai de Sophie…

 

Ratatouille (2007)

111 min|Animation, Adventure, Comedy|29 Jun 2007
8.0Rating: 8.0 / 10 from 549,754 users
Remy sonha tornar-se um grande chefe de cozinha… só que é um rato e, por isso, “persona non grata” em qualquer cozinha que se preze. Para piorar, a sua família é contra a ideia. Um dia, conhece o jovem Linguini, um ajudante de cozinha trapalhão que precisa de manter o emprego. Surge então a mais improvável das parcerias, com o rato escondido no chapéu do cozinheiro e indicando-lhe o que deve fazer.

 

Julie & Julia (2009)

118 min|Biography, Drama, Romance|07 Aug 2009
7.0Rating: 7.0 / 10 from 91,057 users
Em Julie & Julia, uma lenda da culinária fornece uma nova receita de vida para uma frustrada funcionária de escritório. As histórias reais de como a vida e o livro de receitas de Julia Child (Meryl Streep) inspiraram a escritora principiante Julie Powell (Amy Adams) a reproduzir 524 receitas em 365 dias e apresentar a magia da culinária francesa para novas gerações…

 

10 Coisas que eu Odeio em Você (1999)

97 min|Comedy, Drama, Romance|31 Mar 1999
7.3Rating: 7.3 / 10 from 259,642 users
A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também…

VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2018 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.