in

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Você gostaria de começar a ler mangás, mas não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo!

Pensando nesse dilema que algumas pessoas têm, decidi fazer uma pequena lista com 10 obras que acredito serem interessantes para quem quer entrar neste vasto mundo dos quadrinhos japoneses.

É sempre bom lembrar que essa lista é pessoal e, por isso, não deve ser tida como regra e sim como uma sugestão de amiga. Vamos começar? Vamos!

1 – Samurai X/Rurouni Kenshin

(Nobuhiro Watsuki – 1994)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Kenshin passou 10 anos vagando pelo Japão em busca de compreensão pelas inúmeras mortes que havia causado no período do Bakumatsu, em que era um hitokiri (assassino retalhador) a serviço de um grupo monarquista que visava a restauração do governo. Kenshin adquiriu a alcunha Hitokiri Battousai (Battousai, o retalhador) por causa de sua grande habilidade com o Battoujustu. Arrependido por ter tirado várias vidas, Kenshin decide que nunca mais irá matar ninguém. Ao fim da década em que esteve andando sem rumo, Kenshin encontrou abrigo no Dojo Kamiya, lugar em que a jovem Kaoru Kamiya leciona o estilo de luta kendo. O espadachim, que jurou nunca mais matar ninguém perceberá que em breve terá que brandir sua espada novamente para enfrentar novos e velhos inimigos.

2 – Berserk

(Kentaro Miura – 1989)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Gatts cresceu no campo de batalha. Sua infância foi trágica, sendo que ainda quando criança foi encontrado no chão, debaixo do cadáver de sua mãe enforcada. Adotado por Shisu, pela mulher que o encontrou, após três anos Gatts passa a ser criado por Gambino – líder dos mercenários – que é muito rigoroso e violento. Essa mudança de criação acontece pois Shisu morre, vítima da praga. Com Gambino, Gatts aprende a empunhar espadas de grande porte. Isso porque não haviam armas menores, portanto ele é obrigado a lutar com as que tinha. Conforme cresce, Gatts evolui o tamanho das espadas que empunha, até chegar à devastadora Dragon Slayer, que possui o tamanho de um adulto. As tragédias envolvendo o protagonista não param apenas em sua infância. O mangá está longe de ser recomendado para uma leitura familiar, mas é clássico e muito… Muito interessante mesmo.

3 – One Piece

(Eiichiro Oda – 1997)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

O mangá conta a história de Monkey D. Luffy, um garoto que comeu a Gomu Gomu no Mi (Fruta da Borracha), que fez com que ele se tornasse um homem de borracha. Luffy parte para o mar com o objetivo de recrutar companheiros para sua tripulação pirata e seguir rumo à Grand Line para conquistar todos os oceanos e se tornar o Rei dos Piratas. O mangá One Piece está entre os títulos mais vendidos há anos e já bateu Dragon Ball em número de vendas. Com um currículo desses fica difícil não dar uma chance, né?

4 – Slam Dunk

(Takehiko Inoue – 1990)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Slam Dunk mistura humor, romance, ação e esporte! Sakuragi Hanamichi é um estudante do colegial que se apaixona por Haruko Akagi, uma garota que ama basquete. Para tentar conquistar a garota, Sakuragi decide entrar para o time de basquete da escola, apesar de não possuir nenhuma prática. O time de basquete, que deveria ser apenas um pretexto para conseguir namorar com Haruko, vai aos poucos se tornando um elemento relevante na vida de Sakuragi.

5 – Hajime no Ippo

(George Morikawa – 1989)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

E ainda no ramo dos esportes. Já pensou em ler um mangá sobre boxe? Não? Hajime no Ippo está aqui para mudar sua opinião. Ippo Makunouchi tem 16 anos e é um garoto muito tímido que trabalha com a mãe em uma loja de aluguel de barcos de pescaria. Um dia, Ippo é cercado por garotos de seu colégio, que começam a bater nele. O garoto é salvo por um boxeador chamado Mamoru Takamura, que então pede para Ippo golpear um saco de areia. O boxeador fica surpreso com a força do soco de um garoto que nunca havia praticado boxe antes. Percebendo o talento do garoto, Takamura empresta alguns vídeos de boxe para que ele assista. Ao assistir os vídeos, Ippo desenvolve um desejo de se tornar um boxeador famoso como Takamura, para que possa compreender o que de fato é “ser forte”.

6 – Love Hina

(Ken Akamatsu – 1998)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Kentaro Urashima tem 20 anos e já foi reprovado três vezes na Universidade de Tóquio. Mesmo tendo falhado várias vezes, o garoto persiste  na intenção de entrar para a universidade por causa de uma promessa que fez para uma garota a 15 anos atrás. Nesse meio tempo, Kentaro se torna gerente de uma pensão de mulheres e constantemente acaba envolvido em situações cômicas devido à essa convivência com as várias meninas.

7 – Monster

(Naoki Urasawa – 1994)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Ao começo da historia, uma passagem bíblica referente ao livro do Apocalipse é citada. O trecho se refere à chegada do anticristo, que no mangá é comparado ao personagem Johan. A história se passa em 1986 e mostra Kenzou Tenma, um médico neurocirugião que sempre é chamado para operar pessoas importantes – devido ao fato de o médico ser considerado o melhor de seu hospital – e que parece ter à sua frente um futuro perfeito, tanto profissional quanto afetivo. As mudanças na vida de Tenma começam a acontecer depois que ele percebe que seu hospital parece favorecer pacientes de maior posse econômica e relevância política. Numa noite, dois irmãos gêmeos – Johan Liebert e Anna Liebert – chegam ao hospital, vindos de um massacre que havia tirado a vida de seus pais. Ao mesmo tempo, o prefeito da cidade também dá entrada no hospital entre a vida e a morte e os superiores de Tenma dão a ordem para que ele dê preferência ao político. Tenma então toma uma decisão que acaba afetando a sua vida.

8 – Eyeshield 21

(Riichiro Inagaki – 2002)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Sena Kobayakawa é um garoto fraco que entra para a mesma escola que sua amiga de infância –  Mamori Anezaki – estuda. Devido à pressão dos valentões de seu colégio, Sena acabou desenvolvendo uma grande habilidade em corrida, se tornando um garoto muito veloz e ágil. Essas suas habilidades chamaram a atenção do capitão da equipe de futebol americano da escola, Yoichi Hiruma, que faz com que o protagonista entre para a equipe de futebol americano Deimons Devil Bats, na posição de running back.

9 – Vagabond

(Takehiko Inoue – 1998)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Do mesmo criador de Slum Dunk, Vagabond conta a história do espadachim Miyamoto Musashi, considerado o maior samurai de todos os tempos, que vagava pelo Japão à procura de desafiantes. A fama de Musashi vem do de o espadachim ter vencido mais de 60 duelos de vida ou morte. O mangá tem lutas incríveis, com grande enfoque na mitologia oriental, com um pouco de comédia e romance.

10 – Akira

(Katsuhiro Otomo – 1982)

10 títulos para você que quer começar a ler mangás

Akira é um mangá considerado um clássico do estilo cyberpunk. Lançado em 1982, Akira se passa em Neo-Tóquio, uma nova cidade construída onde costumava ser a cidade de Tóquio, antes de ser destruída na 3ª Guerra Mundial. Shotaro Kaneda e Tetsuo Shima são amigos e fazem parte de uma gangue de motoqueiros. Em um racha contra uma gangue rival, Tetsuo acaba colidindo com Takashi, uma criança com poderes, que fugiu do hospital em que era mantido como cobaia. Ainda muito ferido, Tetsuo é levado por agentes governamentais, que por sua vez, passam a usar o jovem como novo experimento. Os testes visam fazer com que Tetsuo desenvolva poderes inimagináveis, capazes de se equiparar ao lendário Akira.

Acha que ficou faltando algum título para ser indicado? Deixe o nome nos comentários. Quanto mais mangás, melhor!

Veja também: Guia prático para começar a ler e comprar HQs

E aí, curtiu?

Escrito por Barbara

Capixaba, amante de jogos, séries, filmes, animes e de muita....MUITA comida!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
A Disney estaria desenvolvendo um remake para Mudança de Hábito

A Disney estaria desenvolvendo um remake para “Mudança de Hábito” (1992)

Capitão América | Samuel L. Jackson se mostra surpreso por não estar no elenco