in

Invenções da guerra que usamos em casa

Você sabia que quase todos os materiais de nosso cotidiano carregam alguma tecnologia bélica? Fazemos o uso de vários produtos que foram usado tanto em guerra quanto em paz. Por exemplo, na cozinha, podemos encontrar a faca, que tanto pode matar alguém quanto cortar algum alimento para consumo. A lista de produtos criados para fins militares e depois adaptados para o uso no dia-a-dia é imensa. Para facilitar nossas vidas separamos 6 produtos mais inusitados que passaram primeiro pelo campo de batalha e depois para a sala de star.

Margarina

Butter curls in a small white butter dish, with bone-handled knife.

Inventor – Hippolyte Mège-Mouriès
País – França
Guerra onde surgiu – Guerra Franco-Prussiana (1870-1871)

O franco imperador Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio para quem criasse uma alternativa barata para a manteiga, na época era um produto caro e muito escasso. Até hoje não se sabe, se o imperador fez isso para facilitar a vida dos franceses pobres ou para abastecer suas tropas, ás vésperas da Guerra Franco-Prussiana

Computador

computador

Inventor – Engenheiros da Universidade da Pensilvânia
País – Estados Unidos
Guerra onde surgiu: – Guerra Fria(1945-1991)

Chamado de Eniac, o primeiro computador surgiu nos Estados Unidos. Ele foi projetado para auxiliar o exército americano nos cálculos de artilharia. O computador tinha 2 metros de altura e ocupava uma área de 15 por 9 metros e custou em torno de 400 mil dólares

Chocolates M&Mschocolates-mms

Inventor – Forrest Edward Mars
País – Espanha/Estados Unidos
Guerra onde surgiu: Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

Um empresário chamado Forrest Mars ficou sabendo que os militares espanhóis comiam bolinhas de chocolate envoltas numa casca dura e açucarada, que impedia o calor de derreter o chocolate. Inspirado nessa ideia, Forrest criou os confetes M&Ms, nome que junta as inicias dos sobrenomes de Mars e seu sócio, Bruce Murrie.

 Em 1941, o produto já era comercializado, porém ganhou conhecimento quando o Exército americano passou a incluir os M&Ms na ração dos soldados que foram para a Segunda Guerra Mundial. Já em 1948 foi trocada a embalagem em cartolina para a que conhecemos hoje.

Microondas

Microwave

Inventor – Percy Spencer
País – Estados Unidos
Guerra onde surgiu: Guerra Fria (1945-1991)

Quase no fim da segunda guerra, um funcionário da Raytheon, fornecedora de materiais bélicos, o engenheiro Percy Spencer, notou que um chocolate em seu bolso havia derretido enquanto ele inspecionava magnétrons, componentes usados em radares. Ele então deduziu que o chocolate havia derretido por causa do calor gerado pelo magnétrons, Spencer criou um aparelho para aquecer comida usando esse princípio. Foi ai então, que a Raytheon compro a ideia e lançou o microondas. O primeiro microondas pesava 340 kg e custava entre 2 e 3 mil dólares.

panela-teflon

Inventor – Roy J. Plunkett
País – Estados Unidos
Guerra onde surgiu: Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)

Na década de 30, o químico Roy Plunkett realizou várias experiências com gases para refrigeração. Por algum acaso, uma amostra virou uma substância pegajosa, em que quase nada grudava. Já na década de 40, mais precisamente em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os teste do uso do produto foi realizado com militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica. Ma só depois do fim da Segunda Guerra, a empresa em que Plunkett trabalhava encontrou outras aplicações para o teflon, uma delas foram nas panelas.

Leite Condensado

leite-condensado

Inventor – Gail Borden
País – Estados Unidos
Guerra onde surgiu: Guerra de Secessão (1861 – 1865)

Procurando contornar a falta de refrigeração, reduzir o volume e prolongar o armazenamento do leite, o inventor americano Gail Borden patenteou um método de fabricação de leite condensado em 1856. Porém essa invenção ficou esquecida até o inicio da Guerra de Secessão, quando o exército dos estados do norte incluiu o produto na ração de suas tropas. Quando os soldados voltavam para casa de licensa ou recesso, eles contavam ao seus familiares sobre a iguaria. O produto bombou tanto que a fábrica de Borden mal conseguia atender a demanda na procura pelo leite condensado

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Retrospectiva 2013 da HBO traz cenas inéditas de Game Of Thrones

    Conheça os gifs psicodélicos do século 19