in

As aberturas musicais mais marcantes das séries de TV – Parte 1

Você já reparou que as aberturas musicais dos seriados têm desaparecido? Poucas séries ainda deixam as introduções completas. Eu sinto falta disso. Acho que você também.

As aberturas musicais mais marcantes das séries de TV - Parte 1

Como viciada em seriados que sou, acabo sempre encaixando um tema de alguma série em conversas, e as pessoas se lembram. Pode não ter assistido aquele seriado, mas se foi uma música marcante, todo mundo se lembra do que se trata. Nessa primeira lista, me focarei apenas nas melhores músicas, sem levar tanto em conta as imagens. Se você se interessar, posso fazer uma mostrando as melhores aberturas visualmente.

Vamos lá:

SMALLVILE

Nessa onda de seriados baseados em quadrinhos, a primeira não poderia deixar de ser a querida abertura de Smallville. Até hoje, se você soltar um “somebody saaaaaaaave meeee”, alguém vai saber do que se trata e cantar o restante da música de maneira enrolada. Foram 10 temporadas ouvindo Save Me da banda Remy Zero. Na abertura, acompanhamos o crescimento de Clark e dos outros personagens. Você pode até não gostar de Smallville, mas eu aposto que você lembra da abertura.

FRIENDS

É claro que música sobre amizade e companheirismo mais famosa do mundo não poderia faltar! Começou a tocar a intro na sua cabeça já, não é? E você com certeza faz as palminhas junto na abertura. Pode falar. Todo mundo quer dançar em um chafariz com seus melhores amigos, esquecendo todos os problemas da vida. A música I’ll Be There For You da banda The Rembrandts foi composta especialmente para a série e teve a supervisão dos criadores David Crane e Marta Kauffman. A imagens da abertura mudavam toda temporada, mas isso só fazia as coisas ficarem ainda mais legais. Ninguém tem vontade de pular a abertura de Friends.

TWIN PEAKS

Como nem tudo são flores, eu tinha que colocar algo mais melancólico aqui. E o que existe de mais melancólico que Falling da cantora Julee Cruise? Para piorar, a abertura de Twin Peaks não é apenas melancólica, mas também assustadora. Tem alguma coisa naquelas notas profundas que me fazem ficar apavorada. Como se algo muito ruim fosse acontecer – e todos sabemos que aconteceu. A abertura parece até ser mais extensa do que realmente é, de tão pesada. As imagens só nos mostram aquele ambiente verde e marrom, que também não traz nenhuma alegria ao coração. Mesmo assim, é uma abertura que marcou toda uma geração e que retrata muito bem o espírito da série.

A FAMÍLIA ADDAMS

Fala, você fez a música com a boca e estalou os dedos apenas em ler o nome, não é? Tudo bem. Ninguém vai te julgar, não. Todos adoram a abertura de A Família Addams. O tema foi composto por Vic Mizzy para a série de TV de 1964, e está na cultura pop até hoje. Nesse caso, temos até mesmo uma versão dublada da música, Os Addams Vem Aí, feita para o desenho animado. Não importa qual versão você conheça, você adora aquele som de órgão e os estalar de dedos.

ARQUIVO X

Tudo bem que esse tema não tem nenhuma letra realmente, mas quem precisa de letras quando você entende todo o tom da série e o que vem por aí só com a música? É uma composição de Mark Snow e foi feita acidentalmente, quando Chris Carter, criador da série, entrou na sala e Snow, frustrado, colocou os cotovelos sobre o teclado e tampou o rosto com as mãos. O barulho feito pelo instrumento é o que conhecemos hoje como o tema para tudo que é absurdo ou fora do normal. Quem nunca assoviou a abertura de Arquivo X quando algum amigo falou algo bizarro ou alguma teoria maluca?

GAME OF THRONES

Se tem uma série que ganharia troféus tanto por tema, quanto por visual da abertura, certamente seria Game of Thrones. Você já cantou a abertura a plenos pulmões, pode falar! Eu também já fiz isso. Todo mundo fez. A melhor parte é tentar fazer todas as elevações da composição e achar que é um músico de renome, ganhador de prêmios. É praticamente a diva pop dos temas de TV. O tema foi composto por Ramin Djawadi e é um clássico moderno das aberturas televisivas. Game of Thrones está repleta de músicas marcantes e não faria sentido a abertura ser menos que isso.

ONE TREE HILL

One Tree Hill (Lances da Vida, no Brasil) com toda certeza tem uma das melhores músicas de abertura. I Don’t Wanna Be, escrita e tocada por Gavin DeGraw, é uma das minhas músicas favoritas da vida, não apenas da TV. Estamos falando aqui de um drama adolescente que trataria de temas pesados e sérios, mostrando pessoas com problemas e como suas escolhas afetam sua vida. Não poderia haver música melhor, se levarmos em conta toda a profundidade da letra escrita por DeGraw. Eu me emocionei bastante quando, no último episódio da série, todos os personagens cantaram a música juntos. É realmente marcante.

OS FLINTSTONES

A animação passava no horário nobre da TV americana, então acho que podemos considerar aqui nessa lista. Mas quem realmente se importa? O que interessa é que sabemos de coração toda a abertura da família da idade da pedra. Ou pelo menos achamos que sabemos. Eu mesma confesso que as letras são como o hino nacional: não consigo decorar. O que conta são a intenção e o yabba-dabba-doo.

UM MALUCO NO PEDAÇO

Se vamos falar em letras que achamos que sabemos cantar, a abertura de Um Maluco no Pedaço não pode faltar. O próprio Will Smith canta o rap, mas acho que todos sabem disso. Todos sabem também que as cenas da abertura, por si só, já valem mais que muita série de comédia que temos hoje em dia. É a abertura perfeita que já te conta a origem do que vamos ver e para onde estamos indo, sem ficar de enrolação. Quem aí topa o desafio de aprender a letra toda?

Eu sei que faltaram muitas, mas eu gostaria que você, leitor, indicasse nos comentários as aberturas de séries que marcaram sua vida para a construção da próxima lista!

Veja também: Nostalgia Animada | Animes que passaram no SBT

E aí, curtiu?

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Nunca irá escolher entre Marvel e DC. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Hunter x Hunter | Livrarias japonesas estão classificando o mangá como encerrado

Capitão América: Guerra Civil | Fotos do set [EM ATUALIZAÇÃO CONSTANTE]