in

Golpe Duplo (2015) | Uma rede de corrupção digna de “Sessão da Tarde”

“Golpe Duplo” é um filme de 2015. Escrito e dirigido por Glenn Ficarra e John Requa.

O título da resenha já entrega do que o filme se trata. Sabe aquela ação “estilo Sessão da Tarde”? Agrada todo tipo de público. Tem comédia, adrenalina, intriga, aventura, romance e uma proposta para toda família (dependendo da família). Golpe Duplo é isso, e mais um bocado.

A proposta é convincente e curta: com apenas 105 minutos de duração, você verá o necessário para se interessar – e isso vai além dos grandes nomes no elenco. A trama de golpes geniais e intrigas, é estrelada por nada menos que Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro.

Ação, comédia romântica e drama. Parece uma mistura ousada, mas os gêneros se complementam nesse golpe, assim como os atores. Nada fica em excesso, até eu me surpreendi. Com cenas rodadas em Buenos Aires, New Orleans, Nova York e Las Vegas, tudo parece ser milimetricamente programado para atrair diversos públicos. Um golpe bem executado.

Mas vamos ao que interessa, mais do filme.

Nos primeiros minutos, somos introduzidos as estratégias de roubo de Nicky (Will Smith), um golpista genial, que se envolve com Jess (Margot Robbie), uma novata no ramo, muito inteligente, que o torna mentor por insistência. Conhecemos a rede de corrupção dele e artimanhas dela. Ela conseguia furtar carteiras, ele consegue ganhar milhões com sua equipe. Juntos, eles são melhores!

golpe-duplo-2015-uma-rede-de-corrupcao-digna-de-sessao-da-tarde_2

Will Smith consegue ter uma química extraordinária com Margot Robbie – O que é maravilhoso para os fãs da DC Comics – pois a dupla estará junta novamente em breve, ele como Pistoleiro e ela como Arlequina em Esquadrão Suicida do diretor David Ayer. 

A atração dos dois é vista logo na primeira cena do filme, e percorre durante toda a trama, ou melhor, durante os inúmeros golpes. No entanto, eles acabam se aproximando mais do que deviam e Nicky decide deixá-la. Afinal, ele precisa focar em seu trabalho sujo.

Rodrigo Santoro não aparecer muito – como era de se esperar – mas tem um personagem crucial para o desfecho do filme americano.

golpe-duplo-2015-uma-rede-de-corrupcao-digna-de-sessao-da-tarde_3

Três anos se passam, Nicky reaparece em ação na Argentina. Rafael Garriga (Rodrigo Santoro) é proprietário de uma equipe de corrida, que contrata os serviços do golpista para tirar proveito de empresas semelhantes. O plano dos dois parece correr muito bem, até que Nicky avista Jess na escadaria da festa do empresário. E pior, descobre que ela está lá com Garriga. Um golpe certeiro e fatal que muda completamente toda a trama.

Os personagens secundários são brilhantes!

B.D. Wong (Liyuan Tse) aparece como um apostador compulsivo.

FCS209_061.tif

Gerald McRaney (Owens) vai além de um simples guarda-costas.

golpe-duplo-2015-uma-rede-de-corrupcao-digna-de-sessao-da-tarde_5

Adrian Martinez (Farhad) é o golpista mais bem humorado da trama, deixando ela com ar de comédia de verdade.

golpe-duplo-2015-uma-rede-de-corrupcao-digna-de-sessao-da-tarde_6

A qualidade da trilha sonora: Iggy & the Stooges, Rolling Stones, Sofa Surfers, Barbara Lewis, Zombie Nation, Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, Orgone, entre outros nomes consagrados e desconhecidos do Jazz, Blues, Rock e derivados. Me surpreendeu pois estamos acostumados com filmes do gênero (ação) carregados com “tema de suspense clichê”. Mas não, até nisso o filme te surpreende. Sim, eu disse até nisso.

O longa tem como maior mérito o fato de não se prender a um só gênero, inclusive musical. A história não desanda conforme avançamos, embora recomece algumas vezes. Não espere cenas chocantes, sangue por todo lado. Uma produção despretensiosa, com um um roteiro bem desenvolvido.

Você sabe que tudo é um golpe, mas o filme está um passo na sua frente mesmo assim. Bem sucedido em sua ambição de agradar diversos públicos. Uma rede de corrupção digna de “Sessão da Tarde” – fica a dica Globo.

Golpe Duplo estreou nos cinemas brasileiros no dia 12 de março de 2015.


Gostou? Tem mais:

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Proibido Ler Entrevista | Eduardo Marques dublê de Mad Max: Estrada da Fúria

Demolidor | Aprecie a concept art final do traje do Homem Sem Medo