Apenas Um Show: O Filme (2015)

O timenado de uma amizade

Apenas Um Show: O Filme é um filme produzido pela Cartoon Network Studios que aborda o universo da série animada pertencente ao mesmo estúdio estadunidense – Apenas Um Show, em uma nova história original para o material.

O elenco traz Mordecai, Rigby, Benson, Pairulito, Musculoso, Fantasmão e Saltitão em uma nova história original, uma corrida contra o tempo para evitar a destruição não só do universo, mas da amizade existente entre eles.

Focando principalmente em sua amizade, Mordecai e Rigby são apresentados em suas versões do passado, presente e futuro, com maior ênfase que os demais personagens. Junto a essas versões apresentadas, são exploradas as fases divergentes do relacionamento entre eles.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

  • Versão do Futuro: Mordecai e Rigby não são mais amigos, sendo inimigos mortais em uma guerra onde ambos se dividem nas tarefas de destruir e salvar o universo, respectivamente. A relação deles, aqui, é uma clara referência à relação entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker/Darth Vader em Star Wars. Aliás, todo o futuro lembra a saga criada por George Lucas, com batalhas espaciais, armas laser e sabres de luz.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

  • Versão do Presente: nos dias atuais, Mordecai e Rigby mantém sua rotina de chegarem atrasados ao trabalho e de, surpreendentemente, bolarem meios inesperados para não perderem o emprego. A relação dos personagens se mantém estável, sendo apresentada de maneira não muito diferente da série animada.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

  • Versão do Passado: Mordecai e Rigby são apresentados como típicos adolescentes dos anos 80 que se vestem com roupas estilosas, adoram pizza e amam jogos de fliperama. Entretanto, o estável relacionamento entre eles entra em crise quando ambos estão às vésperas de seguir caminhos diferentes no estudo universitário. Na ocasião, Rigby consegue ser aceito em uma faculdade e Mordecai não. Essa crise na relação acaba por ser um fator determinante para que aconteça a guerra no futuro – principalmente por Mordecai e Rigby terem criado, acidentalmente, o “Timenado”.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

Os demais integrantes da equipe do parque agem como personagens secundários sem muito desenvolvimento de suas versões. Mesmo assim, acabam por ter presença essencial no desenvolvimento e na resolução da trama.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

O antagonista, Sr. Ross, também é apresentado em suas versões do passado e futuro-presente como um verdadeiro sociopata obcecado por Mordecai e Rigby, que anseia pela destruição dos amigos desde o dia em que o Rigby – do passado – arruinou um importante jogo de vôlei para ele. O personagem é bem desenvolvido e realmente se mostra um desafio formidável para os protagonistas, tanto em forma física quanto meta-física na relação deles.

Apenas Um Show: O Filme | O timenado de uma amizade

O roteiro do filme é inteligente e bastante agradável, mantendo-se fiel aos conceitos básicos que popularizaram e marcaram a série animada. O interesse de quem assiste é mantido por causa das situações divergentes de ação, diálogos extrovertidos e humor genial. Em especial pela exploração do “sem sentido” e nos clichês que há em filmes com viagens temporais e super-vilões obcecados.

Mais do que isso, o longa animado se sobressai do roteiro ao expressar, de forma impactante, a apresentação da relação de Mordecai e Rigby à medida que a mesma se desenvolve. Apresentando momentos em que quem assiste a animação é capaz de se identificar com o desenvolvimento proposto para a amizade dos personagens em um genial “timenado” de sentimentos e superações pessoais e inter-pessoais que uma amizade tão marcante pode apresentar.


Gostou? Tem mais:

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.