in

Proibido Ler Entrevista | Juan Gedeon o motor dos novos Motoqueiros Fantasmas da Marvel

Um dos títulos mais inusitados, divertidos e surpreendentes da conjuntura da Marvel em meio à saga Guerras Secretas é Ghost Racers. Uma revista que reúne todas as encarnações do Motoqueiro Fantasma em uma corrida mortal pelo Mundo de Batalha que se tornou o universo da editora.

Recentemente tivemos a oportunidade de entrevistar o jovem desenhista do título, o Argentino Juan Pablo Cuello Villanueva, que atende pela alcunha de Juan Gedeon.

Aqui ele revela detalhes sobre a revista, o processo de redesenho dos personagens, suas inspirações nas cenas de corrida e dá dicas para os novos artistas de como entrar no tão sonhado cast de artistas da Marvel.

Apertem os cintos!

Ghost-Racers-1
A largada da corrida infernal da Marvel.

Proibido Ler: Você pode descrever Ghost Racers para quem ainda não conhece a revista?

Juan Gedeon: Ghost Racers é basicamente Corrida Mortal (o filme de 2008 do diretor Paul W. S. Anderson) com Motoqueiros Fantasmas. Vai vai amar (o título) se gosta de Velozes e Furiosos, Twisted Metal (franquia de games originária do Playstation) ou Mario Kart (Risos). Os Motoqueiros Fantasmas são pessoas que tem o Espírito da Vingança habitando seus corpos, o que lhes confere poderes sobrenaturais. Em Ghost Racers, esses caras são forçados a lutar uns contra os outros para entreter a massa de um mundo (o Mundo de Batalha de Guerras Secretas) no qual o Doutor Destino é tipo deus.

Proibido Ler: Acabamos de ler a primeira edição de Ghost Racers e o roteiro é completamente direcionado para estas cenas de corrida insanas. Como seu primeiro trabalho para a Marvel, como foi cair de para-quedas no Mundo de Batalha já desse jeito?

ghost-racers-alejandra
Alejandra Blaze no estudo de redesenho de Juan Gedeon.

Juan Gedeon: Foi super intimidante no início, mas incrivelmente divertido depois que ganhei confiança. As cenas de corrida são complexas em qualquer mídia, então eu fiquei meio apavorado, mas tinha de fazer o meu melhor não importando o custo! Eu comecei a assistir vários filmes de corrida, animes, mangás, videogames, para absorver o tipo de energia e depois colocá-la nas páginas (espero que as pessoas notem). Eu não conseguia acreditar que eles (A Marvel) estava depositando tanta confiança em mim, então trabalhei o mais duro que pude pra fazer algo decente (Risos). Algumas vezes fiquei acordado até bem tarde para trabalhar em uma página, ou até consertar alguma página que já havia sido aprovada se eu tivesse uma ideia melhor para contar a história, porque eu quero que Ghost Racers seja o mais perfeito possível.

Proibido Ler: Assim como muitos outros artistas que estão trabalhando nos tie ins de Guerras Secretas, você teve de redesenhar alguns destes personagens, mas neste caso específico você teve de redesenhar os veículos também. Você pode nos contar um pouco sobre o processo de redesenhar este elenco?

Juan Gedeon: Redesenhar os personagens foi provavelmente a minha parte favorita. Eu tentei fazer a versão suprema de cada personagem para que os fã pudessem reconhecê-los em 1 segundo, e também fazê-los acessíveis para os novos leitores. Em alguns quadrinhos Johnny (Blaze) e Danny (Ketch) tem exatamente a mesma aparência quando estão no “modo” Motoqueiro Fantasma, então tentei fazê-los bem diferentes entre si. A mesma coisa com os veículos. Com a ajuda do Felipe (Smith, roteirista de Ghost Rider e Ghost Racers), eu queria que cada veículo mostrasse a personalidade de seu dono. Eu falarei sobre isso no final de cada edição (No título original Americano, a Marvel publica os designs originais de Ghost Racers nas páginas finais de cada edição com comentários do desenhista), então fique ligado!

Proibido Ler: Ghost Racers me lembrou tanto de videogames como Twisted Metal e Rock ‘n Roll Racing. Você é influenciado por este tipo de mídia no seu trabalho?

Juan Gedeon: Definitivamente SIM! Akira, Corrida Mortal, Tron, Redline, Mad Max, Rideback, Initial D, Carmageddon… Todos estes ajudaram a moldar Ghost Racers na minha cabeça.

Proibido Ler: Visualmente o Motoqueiro Fantasma é um dos personagens mais icônicos da Marvel e deve ser bastante divertido desenhar um título cheio de cabeças flamejantes sobre rodas. Você era fã do personagem antes de desenhar o título?

Juan Gedeon: Eu amava o design, amava os brinquedos que foram lançados na década de 1990, mas não tinha a menor ideia sobre a história (Risos). Eu amava as edições desenhadas pelos irmãos Kubert (Andy e Adam) e o Motoqueiro Fantasma 2099 do (Chris) Bachallo, mas não li muita coisa antes do Felipe (Smith) e do Tradd (Moore) fazerem a (revista) All-New Ghost Rider, que explodiu a minha cabeça. Eu amo aquilo. Eu li algumas edições da década de 1970 para fazer pesquisa (especialmente porque eu não sabia quem era Carter Slade) e com isso pude comprovar que o conceito do Motoqueiro Fantasma é demais, mas não recebeu o amor que ele merecia. Espero que Ghost Racers funcione para novos e antigos leitores da mesma forma.

Ghost_Racers-Carter-Slade
O novo Carter Slade em ação no traço de Gedeon.

Proibido Ler: Pelos desenhos de prévias que vimos online parece que outros corredores farão aparições nas próximas edições. O que você pode nos dizer sobre as futuras edições da revista?

Juan Gedeon: Nós estamos trazendo o Motoqueiro Fantasma 2099, que tem o meu design favorito juntamente com Carter Slade. Nós traremos outros Motoqueiros Fantasmas, mas isso é uma surpresa! Além disso, muito coisa sombria será revelada. Então os fãs podem esperar mais caos, mas também mais história.

Proibido Ler: Você escuta música desenhando? Porque Ghost Racers me lembra antigos álbuns de heavy metal como o Painkiller do Judas Priest ou o Techical Dificulties do Racer-X

Juan Gedeon: Oh. cara sim! Eu sou muito fã de Faith No More / Tomahawk, então escuto isso. Eu não curto 100% coisas como Motorhead, mas definitivamente tento captar aquela vibração e traduzir na minha própria linguagem. Eu curto coisas como The Glitch Mob, Acid King (stoner, psicodélico), Los Natas, Iron Maiden (Caught somewhere in time e The Loneliness of the long distance runner são minhas canções favoritas), Palms. E recentemente tenho escutado MUITO a trilha sonora de Bloody Roar – melhor jogo de luta do PS1.

ghost-racers-robbie-reyes
Robbie Reyes, o mais novo Espírito da Vingança.

Proibido Ler:  Se você pudesse escolher qualquer convidado do Mundo de Batalha da Marvel para participar de uma edição de Ghost Racers quem seria?

Juan Gedeon: Alguém com um poder de destruição imenso tipo o Hulk, Colossus, Rhino ou o Fanático, mas não tenho ideia de onde eles estão agora (Risos). O Capitão América seria legal também.

Proibido Ler: Nós temos vários artistas novos batalhando aqui no Brasil. Eu sei que é um processo diferente para cada um de vocês, mas você poderia descrever como foi o processo seletivo e a sua contratação como artista da Marvel?

Juan Gedeon: Eu entrei em contato com eles (a Marvel) da maneira mais impensável, e eu ralei por mais de oito anos para finalmente conseguir entrar então sei do que vocês está falando. O que fiz foi trabalhar o mais duro possível para ter boas amostras de trabalho, e finalmente quando consegui entrar em contato com o meu editor, comecei a mandar amostras para ele toda a semana. Nove meses se passaram desde que fiz o primeiro contato com eles e me ofereceram Ghost Racers.  Então eu recomendo aos novos artistas trabalharem o mais duro possível para produzir um material matador, seja legal com todo mundo, tenha uma presença forte nas redes sociais (Facebook, Twitter, Deviantart etc) e lembre-se que isto é uma maratona de resistência, então prepare-se para trabalhar muito e por muito tempo. A principal coisa é você construir uma carreira e não ter um sucesso e depois desaparecer.

ghost_racers_personagens
O elenco de Ghost Racers redesenhado por Gedeon para Guerras Secretas.

Proibido Ler: Você fez uma bela entrada nos quadrinhos da Marvel com este título. Eu sei que é cedo, mas quando Guerras Secretas terminar você tem algum projeto futuro?

Juan Gedeon: Nada concreto ainda, mas eu adoraria. Eu amo meus editores (eles são ótimos comigo e me tratam com um rei), Felipe (Smith) e Tamra (Bonvillain, colorista) – considero meus amigos – e todos envolvidos com Ghost Racers, então eu adoraria trabalhar com todos eles novamente. Eu adoraria desenhar o Motoqueiro Fantasma 2099 e Slade novamente. Ou mesmo que não seja um título do Motoqueiro Fantasma, algum com muitas cenas de ação. Talvez Thor, Hulk, Capitão América ou o Aranha, se eu puder escolher. Mas vamos ver o que acontece.


Gostaríamos de agradecer imensamente Juan Gedeon pode ceder um pouco de seu tempo para esta entrevista. Para mais sobre o artista leia a nossa resenha da primeira edição de Ghost Racers.

Veja mais entrevistas exclusivas: Proibido Ler Entrevista

E aí, curtiu?

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Assassins Creed | O universo dos assassinos mais famosos da Ubisoft retornará aos quadrinhos

Boruto: Naruto O Filme | Confira o mais novo trailer da animação