Yesterday (2019)

O mundo precisa dos Beatles

Os Beatles influenciou e continua influenciando pessoas, até quem nasceu nas últimas décadas fica fascinado ao descobrir a banda. Os quatros jovens de Liverpool mexe com o coração de todos com suas músicas e a emoção das letras nos deixa envolvidos com seus significados. Mas e se em uma realidade alternativa os Beatles não existisse? “Yesterday” aposta nessa premissa que funciona em sua maior parte do tempo.

Dirigido por Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário),  o filme tenta deixar o significado que ídolos e suas músicas têm em nossas vidas, a relevância que tais pessoas podem ser importantes e como tal ausência traria uma carência na história, aquelas que verdadeiramente importam, a homenagem fica clara de forma singela que tais ídolos são necessários para o amadurecimento.

Yesterday (2019) | O mundo precisa dos Beatles

Cena de “Yesterday (2019)”

Jack Malik (Himesh Patel) é um músico independente e professor que ao lado de sua amiga e empresária Ellie Appleton (Lily James), tentar emplacar algum sucesso com músicas nada carismáticas, mas erro após erro, decepção após decepção, ele pensa fielmente em largar sua carreira musical e voltar a lecionar.

Leia mais: Bacurau (2019) | Lunga é o Brasil na Libertadores

Tudo muda quando ele é atropelado pro um ônibus devido a um grande apagão, ao despertar descobre que os Beatles nunca existiram, ao que parece Malik é o único no mundo que conhece e sabe todas as músicas, com uma boa ideia em sua cabeça,  porque não utilizar essas letras para conquistar o que nunca teve, fazer diferente e quem sabe impactar as pessoas. Nessa jornada, Malik vai perceber que existe muito peso em carregar e declamar algo que nunca viveu ou sentiu em seu coração.

Yesterday (2019) | O mundo precisa dos Beatles

Cena de “Yesterday (2019)”

A narrativa traz algumas novidades e surpresas, acertar em apontar que não foram apenas os Beatles que nunca existiram, como coisas ainda mais maiores e influentes. Essa descoberta se mantém com um respiro de novidade embasados em um clima maravilhoso, porém os caminhos acabam por concluir no relacionamento amoroso de Jack e Elle que sustentam o filme.

O roteiro funciona quando sabe aproveitar a premissa desse mundo caótico sem a banda, nesse foco que a história cresce e se mantém atrativa, mas ela acaba por sempre trazer conflitos amorosos do relacionamento da dupla protagonista, como se ausência dos Beatles fosse apenas uma desculpa para uma comédia romântica genérica, tanto que a primeira parte do filme separados das outras duas, têm mais peso para o telespectador.

Yesterday (2019) | O mundo precisa dos Beatles

Cena de “Yesterday (2019)”

A dupla formada pelo atores Himesh Patel e Lily James trazem uma boa química o que ajuda em toda narrativa, ambos são transparência da realidade que vivemos, pessoas perdidas e que necessitam sempre se encontrar no outro ou em algo, ainda mais que separadamente os dois funcionam bem com seus conflitos e desejos. Vale ressaltar que Patel praticou violão durante meses, não é a toa que as músicas na sua voz têm personalidade, carisma e humor.

Leia mais: Curiosidades sobre Curtindo a Vida Adoidado (1986)

A direção de Danny Boyle está muito diferente de seu habitual, câmeras frenéticas e takes panorâmicos não se destacam, o diretor está contido e tranquilo, nada que aflore a dinâmica que o filme já não mereça, muito desse autocontrole está devido ao roteiro de Richard Curtis que não soube explorar mais da premissa boa que tinha em mãos, sentido claramente a falta de caminho para o que poderíamos conseguir se fosse mais trabalhado.

Yesterday (2019) | O mundo precisa dos Beatles

Cena de “Yesterday (2019)”

“Yesterday” acerta e erra em dois pontos, o auge vem no sumiço e na importância que os Beatles têm, transparecido com uma carta de amor e um vislumbre de uma homenagem, mas erra ao explorar uma comédia romântica em sua grande parte,  o peso que deveríamos receber fica de escanteio para as amarras que o amor pode nos prender, fica a certeza que o filme deveria ter tido um caminho maior nesse quesito, afinal nós precisamos dos Beatles.

“Yesterday” estreia em 29 de agosto de 2019. 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.