O Segredo dos Seus Olhos

Remake americano ganha trailer

O Segredo dos Seus Olhos é um filme argentino de 2009, dirigido por Juan José Campanella (O Filho da Noiva) e baseado no livro “La Pregunta de sus Ojos”, do autor Eduardo Sacheri. O filme tem ampla aclamação por parte da crítica especializada, e foi o segundo filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro. A Revista Bula o descreveu como “O melhor filme da história recente do cinema“. Definitivamente é um ótimo filme e se você não o assistiu ainda, faça!

A trama original conta a história de Benjamín Espósito, um ex-servidor da justiça penal argentina que, recém-aposentado, começa a escrever um livro. Em vez de uma história ficcional, ele resolve escrever sobre o brutal estupro seguido de assassinato da jovem Liliana Colotto, ocorrido há 25 anos.

Filme original.

Filme original.

Seis anos depois, Hollywood decide fazer sua própria versão do filme argentino, que estreará em 2015.

O remake estrelará nomes fortes do cinema como Julia Roberts (Comer, Rezar, Amar), Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), Nicole Kidman (Dogville), Dean Norris (Breaking Bad), entre outros e é dirigido e roteirizado por Billy Ray – diretor dos aclamados “Quebra de Confiança” (2007) e “O Preço de uma Verdade” (2003).

Ray fez algumas mudanças na trama, que acompanhará uma equipe de investigadores do FBI que trabalha no caso do brutal assassinato de uma jovem – a filha de Jess (Julia Roberts), uma das detetives. O assassino consegue se ver livre da prisão, para desespero dos oficiais, até que um deles, Ray (Chiwetel Ejiofor) descobre uma nova pista após passar treze anos se dedicando obsessivamente ao caso.

O trailer foi divulgado essa semana, assista:

A história foi completamente modificada e, embora eu evite tirar conclusões precipitadas, me parece que foi adaptada para implorar por uma indicação ao Oscar. Os personagens-chave do filme argentino (o viúvo da vítima e o parceiro do policial aposentado) foram fundidos em Julia Roberts. O personagem que simboliza Espósito será vivido por Chiwetel Ejiofor (única parte que não vejo motivos para criticar) e a superiora dele, com quem originalmente o protagonista teria um caso, será Nicole Kidman.

O Segredo dos Seus Olhos | Remake americano ganha trailer

Mudar a atmosfera do crime, onde um homem perde sua esposa, para uma mãe perdendo sua filha é algo bastante tendencioso e audacioso. Billy Ray mostrou ser um bom diretor em seus (poucos) trabalhos, mas terá de se esforçar muito neste caso.

Eu não sou totalmente contra remakes, aliás, alguns estão na minha lista de filmes favoritos, como a versão americana de “Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres” (2011). Entretanto, fico incomodada quando além de refazerem um filme que já existe, interferem no roteiro. É o caso de “Quarentena” (2009), versão americana e mal sucedida do espanhol “[REC]” (2007).

O Segredo dos Seus Olhos | Remake americano ganha trailer

Não é como se fosse um filme antigo cuja trama tenha que ser adaptada aos dias de hoje ou não fara sentido. De 2009 para 2015 não passou tanto tempo assim. Essa mania Hollywoodiana de americanizar filmes estrangeiros nunca me parece uma boa ideia. É como se os filmes estrangeiros não são o bastante, mas a história não é de se jogar fora, então resolvem fazer sua própria versão. Juro que tenho essa impressão toda vez.

Hollywood também está trabalhando num remake do francês “Martyrs” (2008). O motivo? Nenhum. Apenas a necessidade de americanizar a história, aparentemente.

Não há muito o que fazer há não ser esperar que os filmes sejam bons e não estraguem as histórias maravilhosas contadas nos filmes originais. Saudades, criatividade.

A versão americana de O Segredo dos Seus Olhos  estreia em 23 de outubro de 2015.

Veja também: Martyrs | Primeira imagem oficial do remake americano

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.