in

Não, a Viúva Negra não é uma vadia!

Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro) pisaram na bola em uma recente entrevista, enquanto promoviam o filme Os Vingadores 2: A Era de Ultron. Quando a repórter perguntou qual era a opinião dos atores sobre o fato da Viúva Negra, personagem vivida por Scarlett Johansson, já ter sido o interesse amoroso de seus personagens e estar envolvida com Bruce Banner (Mark Ruffalo) no novo filme, a resposta deles foi surpreendentemente negativa.

Jeremy Renner respondeu com a simples frase “She’s a slut.” (Ela é uma vadia, em tradução livre). Chris Evans automaticamente soltou uma gargalhada alta – e bastante falsa – e adicionou que a personagem é uma “whore” (prostituta, puta, etc).

Não, a Viúva Negra não é uma vadia!

Não, a Viúva Negra não é uma vadia!

As personagens femininas foram esnobadas na Marvel por muito tempo. A maioria delas serve apenas como interesse amoroso ou “enfeite” dos filmes. A Viúva Negra, em particular, é o grande alvo dessa representação, já que é a única mulher nos Vingadores, e os roteiristas não conseguem encontrar uma forma de encaixá-la nos filmes sem se envolver com alguém (ou dar a entender que está envolvida). Talvez isso exija muito deles, vai saber.

O motivo de Evans e Renner terem insultado a personagem é porque ela, supostamente, teria se envolvido com Clint Barton e Steve Rogers nos filmes anteriores, e agora estar se envolvendo com Bruce Banner. Basicamente, os atores passam a mensagem de que uma mulher que se envolve com 3 homens é uma vadiaa, Não, a Viúva Negra não é uma vadia!prostituta, puta e as demais traduções desses termos.

Há muitos erros nessa pergunta e nas respostas. Em primeiro lugar, a repórter não deveria perguntar algo assim em uma entrevista, ou pelo menos poderia se informar melhor. A Viúva Negra não se envolveu amorosamente com Clint Barton. Nem mesmo um beijo. Quanto a Steve Rogers, no segundo filme do Capitão América, os personagens se beijam numa escada rolante de shopping, enquanto se escondem de agentes que estão a procura deles. A própria Natasha justifica o beijo explicando que “demonstrações públicas de afeto intimidam as pessoas” – e funcionou! Eles conseguiram sair sem ser notados. Agora, com Bruce, parece estar acontecendo algo que realmente pode ser chamado de relacionamento, pela primeira vez desde que a personagem fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel.

A Viúva Negra carrega o público feminino da Marvel sozinha. Ela é nossa representante, nossa heroína, nossa musa e, claro, nossa protegida. Há centenas de campanhas para a personagem ganhar seu próprio filme solo, sua série em quadrinhos tem ótimas vendas e a cada filme que passa, ela conquista mais fãs. O fato dela ser sexualizada nos filmes e colocada como coadjuvante é culpa dos roteiristas e produtores, não dela e nem dos fãs. Ela é uma Vingadora, uma mulher forte, decidida, inteligente, bonita, que não precisa ser salva por nenhum super-herói e tampouco precisa de poderes para se defender. A Viúva Negra é importante.

É claro que Evans e Renner são seres humanos, e errar é humano. Nenhum fã deve esperar que eles se comportem como heróis dentro e fora das telas, mas podemos exigir respeito. No momento em que os atores insultaram a Viúva Negra de forma tão baixa, acabaram insultando cada uma das milhares de fãs da Marvel que se espelham nela. Isso sem contar a parte mais óbvia: uma mulher pode se relacionar com quantos homens ou mulheres quiser durante a vida, isso não faz dela uma “slut” ou “whore”. Estamos em pleno 2015, gente.

Hoje Chris Evans e Jeremy Renner pediram desculpas públicas, depois que tomaram conhecimento do quanto suas palavras afetaram o público:

Chris:
“Ontem nos perguntaram sobre os rumores da Viúva Negra querer estar em um relacionamento com Gavião Arqueiro e o Capitão América. Nós respondemos de maneira infantil e ofensiva que justificadamente irritou alguns fãs. Me arrependo e sinceramente peço desculpas.”

Renner:
“Eu sinto muito que essa piada de mau gosto sobre um personagem ficcional ofendeu alguém. Não era para ser séria de maneira nenhuma. Apenas um pouco de diversão durante uma exaustiva e tediosa sessão de imprensa.”

Eles não devem ser queimados em uma fogueira e você não precisa deixar de ser fã dos seus trabalhos por causa disso. Todas as pessoas erram e o fato dessas pessoas serem famosas não faz delas uma exceção. O importante é entender que algo assim não é mais piada, nem algo que passe batido. As mulheres não querem ser julgadas e insultadas por ninguém, seja desconhecido ou uma estrela de Hollywood. A representatividade no cinema (e em geral) e o respeito são essenciais. Insultar uma personagem fictícia que representa todo o gênero feminino no universo dos heróis da Marvel não é piada. Sexismo não é brincadeira.

Se você pesquisar no Google, verá diversos casos de assédio em eventos para o público nerd. Recentemente foi necessário implantar uma campanha com a frase “Cosplay is not consent” (Cosplay não é/significa consentimento) pelas paredes dos eventos, para que os rapazes lembrem que não é porque uma garota está vestida como uma personagem – sexy ou não – que eles podem assediá-la. O machismo no mundo nerd é enorme e, sinceramente, nenhuma garota tem que aguentar quieta. Nunca.

Não, a Viúva Negra não é uma vadia!

Os atores fizeram muito bem em se desculpar, embora fosse melhor que não tivessem dado motivo para tais desculpas. Que eles sirvam de exemplo para as pessoas e, principalmente, que entendam o quanto essa atitude foi errada e não a repitam. Quanto a nós, fãs, continuaremos nessa incansável luta por respeito, igualdade e representatividade em todas as mídias.

Não, a Viúva Negra não é uma vadia!

Females are strong as hell.

Leia mais Textões da Louise

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe uma resposta

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…

    Arrow e Flash Spinoff | Franz Drameh se junta ao elenco

    HQ do Dia | Convergence #3