in

8 melhores filmes do sul-coreano Bong Joon-Ho

Após entrar para a história como o primeiro filme de língua não inglesa a levar o prêmio principal do Oscar, o de melhor filme, e ser o maior vencedor da edição de 2020, com quatro estatuetas no total, Bong Joon-Ho se tornou um dos maiores cineastas do mundo.

O sul-coreano nasceu em Daegu em 1969 e decidiu se tornar um cineasta enquanto estava no ensino médio, talvez influenciado pela sua família artística (seu pai foi um designer e seu avô um autor famoso). Se formou no final da década de 80 em sociologia pela Universidade Yonsei, onde era um dos membros do clube de cinema. Na época ele gostava de Edward Yang, Hou Hsiao-Hsien e Shohei Imamura.

Leia mais: 53 filmes para assistir e nunca mais falar que cinema nacional não presta

No começo da década de 90, completou um programa de estudos de dois anos na Academia Sul-Coreana de Filmes. Enquanto estudava fez vários curtas-metragens 16mm sendo que dois deles, “Memory in the Frame” e “Incoherence”, foram selecionados para serem exibidos nos festivais internacionais de cinema de Vancouver e Hong Kong.

Seu primeiro filme, “Cão que ladra não morde”(2000), uma comédia de humor negro, teve um lançamento pequeno e limitado. Seu próximo filme, Memórias de Um Assassino, baseado em uma história real dos primeiro serial killer da Coreia do Sul, fez tanto sucesso comercial quanto crítico. Mas foi em 2006 que Bong Joon-Ho alcançou um grande reconhecimento pelo seu trabalho com o filme “O Hospedeiro” (2006), um sucesso não só no país de origem como também internacionalmente, recebendo elogios da crítica após sua estréia no Festival de Cannes.

Leia mais: 53 melhores filmes do Adam Sandler

8 melhores filmes do sul-coreano Bong Joon-Ho

Em 2013 Bong Joon-Ho fez seu primeiro filme em Hollywood, a ficção científica pós-apocalíptica “Expresso do Amanhã”. Baseado na graphic novel francesa “Le Transperceneige”, de Jean-Marc Rochette e Jacques Loeb, que foi publicada no País pela editora Aleph como  “O Perfura Neve”. O filme é estrelado por Chris Evans, Tilda Swinton, Ed Harris, Octavia Spencer e John Hurt, e foi um grande sucesso comercial e de crítica.

Quatro anos depois, em 2017, Bong Joon-Ho se juntou a Netflix para realizar “Okja”. Dessa vez, o diretor usou a amizade entre uma garota e seu porco gigante de estimação, para fazer uma crítica a indústria alimentícia e em defesa ao direito dos animais e da natureza. O filme é estrelado pela jovem Seo hyun Ahn, o filme tem no elenco Jake Gyllenhaal, Paul Dano e novamente Tilda Swinton, novamente fazendo uma vilã no filme.

Leia mais: 21 melhores filmes do Studio Ghibli

Depois disso veio “Parasita” (2019) e finalmente o auge de Bong Joon-Ho como cineasta. Ele venceu a Palma de Ouro em Cannes, além de Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro.

Para celebrar esse momento, selecionei os melhores filmes de Bong Joon-Ho na lista abaixo.

Cão Que Ladra Não Morde (2000)

110 min|Comedy|19 Feb 2000
7.0Rating: 7.0 / 10 from 4,364 users
An idle part-time college lecturer is annoyed by the yapping sound of a nearby dog. He decides to take drastic action.

 

Memórias de um Assassino (2003)

132 min|Action, Crime, Drama, Mystery, Thriller|02 May 2003
8.1Rating: 8.1 / 10 from 110,848 users
Província de Gynnggi, Coréia do Sul. O corpo de uma jovem brutalmente assassinada é encontrado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade repete-se. Num outro local onde isso nunca havia acontecido, os policias deparam-se com crimes cometidos por um assassino em série. Então começa uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.

 

O Hospedeiro (2006)

120 min|Action, Drama, Horror, Sci-Fi|30 Mar 2007
7.0Rating: 7.0 / 10 from 90,177 users
Em plena luz do dia, os habitantes de Seul observam surpreendidos um estranho ser pendurado na ponte do rio Han… É na realidade uma monstruosa criatura mutante que ao despertar começa a atacar selvaticamente aqueles em seu redor. Um dono de quiosque à beira-rio contempla horrorizado a captura da sua filha pelas garras do monstro…

 

Tokyo! (2008)

112 min|Comedy, Drama, Fantasy|16 Aug 2008
7.1Rating: 7.1 / 10 from 8,884 users
Em Tokyo, três dos maiores diretores do mundo examinam a natureza nada típipca e inesquecível da megalópole japonesa que não para de crescer. Gondry, Carax e Joohn Ho dão vida a personagens que vivem nessa cidade em constante movimento… Um filme narrado como uma grande Rapsódia, três histórias e o espírito de uma grande megalópole.

 

Mother – A Busca pela Verdade (2009)

129 min|Crime, Drama, Thriller|28 May 2009
7.8Rating: 7.8 / 10 from 40,921 users
Hye-ja é viúva e dedica a vida a seu único filho Do-joon que, apesar de ter 28 anos, é totalmente dependente dela. Quando o corpo de uma menina é encontrado num prédio abandonado próximo à sua residência, o tímido Do-joon passa a ser considerado o principal suspeito. Mesmo sem evidências incriminatórias, a vontade da polícia em fechar o caso, e a incompetência do advogado de defesa, fazem a condenação parecer inevitável…

 

Expresso do Amanhã (2013)

126 min|Action, Drama, Sci-Fi|11 Jul 2014
7.1Rating: 7.1 / 10 from 256,497 users
Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis…

 

Okja (2017)

120 min|Action, Adventure, Drama, Sci-Fi|28 Jun 2017
7.3Rating: 7.3 / 10 from 80,776 users
Uma criatura gigante, mas dócil, e a menina que a criou veem-se apanhadas no fogo cruzado entre o ativismo animal, a ganância corporativa e a ética científica.

 

Parasita (2019)

132 min|Comedy, Crime, Drama, Thriller|08 Nov 2019
8.6Rating: 8.6 / 10 from 193,674 users
Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspectivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho…

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Proibido Ler lança canal de stream na Twitch

Proibido Ler lança canal de stream na Twitch

Drácula (2020) | Boas ideias em um mau caminho

Drácula (2020) | Boas ideias em um mau caminho