in

Resenha | Code Geass: Lelouch of the Rebellion

Se tem um animê/mangá tão interessante ao ponto de ser considerado o melhor (senão um dos) da editora Kadokawa Shoten, esse é Code Geass e através dessa resenha, eu estarei explicando os motivos que levam todos os amantes da série a concordarem comigo, em número e grau. Primeiramente, Code Geass (コードギアス, Kōdo Giasu) é um mangá com uma história interessantíssima e fictícia, claro, criada por Ichiro Okouchi. A história principal gira em torno do anime Code Geass: Lelouch of the Rebellion do renomado estúdio Sunrise, que é foco dessa resenha. Mas por que CG é um anime tão intrigante, muito conhecido e que cativou o mundo todo através do seu plot poderoso? Logo vão entender!

A história gira em torno do estudante Lelouch Lamperouge, um jovem e inocente príncipe que quando criança sofreu um ataque terrorista em sua casa, no qual sua mãe morreu e deixou, de quebra, sua irmã impossibilitada de andar e cega. Depois disso, sem qualquer base familiar devido ao ocorrido, foi obrigado a se mudar para a Área 11, que corresponde ao Japão pós-domínio do Império de Britannia, para recomeçar sua vida do zero.

resenha-code-geass-lelouch-of-the-rebellion-o-incrivel-poder-da-submissao-imediata

Anos depois, ele se encontra com uma garota pra lá de misteriosa chamada C.C. que lhe dá um poder chamado Geass, no qual torna seu usuário capaz de desferir ordens a qualquer pessoa e fazê-la suscetível a obedecê-las sem contrariar, através de contato visual. Seu olho esquerdo adquire uma cor ligeiramente avermelhada e um símbolo peculiar assume o lugar da orbe, de onde é desferido contra o alvo, fazendo-o ser fielmente obediente ao rapaz. Com esse poder incrível, ele resolve destruir o injusto mundo no qual vive para construir um novo e mais gentil, como sua irmã Nunnally sempre quis.

Seu sobrenome na verdade é um pseudônimo. Seu real nome é Lelouch vi Britannia (ルルーシュ・ヴィ・ブリタニア, Rurūshu vi Buritania) 11º príncipe do Santo Império Britanniano e filho do 98º imperador da Britannia, Charles zi Britannia, no qual confrontou quando tinha 10 anos de idade, acusando-o de deixar sua mãe indefesa e para a morte, renunciando sua posição como príncipe e seu direito ao trono real. Seuresenha-code-geass-lelouch-of-the-rebellion-o-incrivel-poder-da-submissao-imediata pai, em resposta, o baniu para o Japão, que posteriormente se torna Área 11, onde conheceu Suzaku Kururugi, personagem importante na história e melhor amigo do protagonista e, em breve, inimigo.

Com a ideia de transformar seu mundo em um lugar melhor e com a ajuda de C.C., Lelouch cria a Ordem dos Cavaleiros Negros (Kuro no Kishidan), onde expõe sua identidade como Zero, que deixa bem claro que seu objetivo é, de fato, vingar-se de seu pai pela misteriosa morte de sua mãe, do seu exílio no Japão e, como foi dito, criar um mundo melhor para sua irmãzinha.

 

Eu, sinceramente, não preciso nem explicar mais sobre a história para motivar qualquer um a assistir. Durante a trama toda, os Knightmarresenha-code-geass-lelouch-of-the-rebellion-o-incrivel-poder-da-submissao-imediatae Frames (robôs gigantes) são introduzidos e Lelouch, como Zero, cativa a resistência que luta contra o Império da Britannia para a volta da independência da Área 11, a fim de retomar o nome “Japão”. Assim consegue fortes aliados como Kallen Stadfeld, sua mais fiel e poderosa guerreira, dentre outros icônicos personagens. Muitas vezes mentindo para conseguir seus objetivos, ele usa e abusa do Geass sem sua posse e constrói todo um exército pessoal e totalmente manipulável, agindo de forma egoísta e buscando a vitória no fim. Aí eu te pergunto: estaria ele certo ou errado em erradicar todo o Império da Britannia a fim de construir um mundo ideal para sua irmã? A resistência se deixou levar pela ideologia de que Zero faria a Área 11 voltar a se tornar o pacífico Japão, então partindo desse pressuposto, estaria ele certo? Questões como essa e muitas outras são respondidas durante todo o anime que tem duas temporadas e aconselho muito a assistir essa obra prima da Sunrise, que leva à tona questões sociais, culturais, diplomáticas e, claro, humanas. Para finalizar, seria Zero herói ou vilão? Fica a incógnita no ar!

“Rurushu vi Buritannia ga meijin, kisama tachi wa… SHINE!”

resenha-code-geass-lelouch-of-the-rebellion-o-incrivel-poder-da-submissao-imediata

________________________________________________________________________________

Gostou? Confira outras resenhas aqui: Resenhas de animes e mangás

Escrito por Equipe Proibido Ler

Produzindo conteúdo sobre o universo geek há mais de uma década. Nos acompanhe também no Instagram, Twitter e Facebook.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Star Wars: O Despertar da Força | 9 Motivos que fazem de Kylo Ren um antagonista tão grandioso quanto Darth Vader

Samurai Jack | Anunciado uma nova temporada para o desenho