Estúdio Ghibli

9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes

Muitas pessoas acompanharam boa parte dos filmes lançados pelo Estúdio Ghibli. Mas, é possível que você não tenha percebido algumas influências que levaram o mestre Hayao Miyazaki a criar vários cenários que aparecem em seus filmes. E vamos começar!

Porco Rosso – O Último Herói Romântico (1992)

Sinopse: A animação conta a história de Marco Porcellino, conhecido como Porco Rosso, um caçador de prêmios que enfrenta piratas aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. Estes piratas resolvem se unir para contratar um americano que possa dar um jeito em Porco Rosso.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Ilha Vis – Croácia.
Sobre o lugar: A Ilha Vis está localizada no Mar Adriático, possui cerca de 17km de comprimento por 8 de largura. A ilha possui aproximadamente 3.600 habitantes e durante a Segunda Guerra Mundial foi usada como base da resistência. Na cidade de Vis está localizado um cemitério militar inglês. Suas águas foram palco de uma das batalhas mais importantes do século XIX, momento em que a frota austríaca derrotou a frota italiana.

O Mundo dos Pequeninos (2010)

Sinopse: A história se passa sob o assoalho de uma casa localizada no subúrbios de Tóquio. Arrietty vive em seu mundinho, junto com sua família, sobrevivendo como pequenos ladrões. Existem regras seguidas por Arrietty e sua família para que não sejam notados pelos verdadeiros donos da casa em que moram. Para tal, os pequenos incriminam os gatos e ratos. Todo esse isolamento é posto em risco quando um novo morador se muda para a casa. Arrietty acredita que poderá manter com ele uma grande amizade, mesmo com as diferenças entre os dois.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Koganei – Tóquio.
Sobre o lugar: Koganei é uma cidade japonesa localizada na província de Tóquio, cuja população gira em torno de 113.700 habitantes.

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Sinopse: Kiki é uma bruxinha que tem 13 anos e agora, segundo a tradição, ela precisa sair de casa durante um ano para aprender a voar por conta própria. Agora a bruxinha tem que descobrir qual é o seu dom para que possa sobreviver em sua nova cidade, Korico.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Gotland – Suécia
Sobre o lugar: Gotland é a maior ilha da Suécia e do mar Báltico. A ilha costumava ser uma nação independente até o momento em que aceitou, livremente, a soberania do Rei Sveas antes do século IX. A agricultura é o mercado dominante em Gotland e os transportes internos são assegurados por uma linha de ônibus.

Laputa – O Castelo no Céu (1986)

Sinopse: Pazu conhece Sheeta, uma menina que veio diretamente do céu. O garoto logo descobre que a menina estava tentando fugir de piratas e agentes que a perseguiam. Mas, outros mistérios envolvem essa garota. Sheeta mostra para Pazu uma pedra mágica que permite que eles possam voar em direção a um misterioso castelo no céu.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Parque Paronella – Austrália
Sobre o lugar: O parque foi construído nos anos 30 por José Paronella, um imigrante espanhol. Inclusive, as construções do parque foram inspiradas em castelos da Espanha. Várias catástrofes naturais como incêndio, ciclones e enchentes danificaram a estrutura das construções desde o falecimento de José.

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008)

Sinopse: O filme conta a história de Sosuke, um garoto que mora em um penhasco próximo ao mar. Um dia, Sosuke encontra Ponyo, uma peixe dourado que estava com a cabeça presa em um pote de geleia. Após salvar e cuidar de Ponyo, o garoto promete que sempre irá protegê-la. É amor à primeira vista. Mas, um feiticeiro do mar chamado Fujimoto exige que Ponyo retorne para as profundezas do oceano. A fim de que possa ficar sempre ao lado de Sosuke, Ponyo decide se tornar humana.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Parque Setonaikai – Japão
Sobre o lugar: Este é um parque nacional que abrange as áreas do Mar Interior do Japão e de mais 10 províncias japonesas. O local foi designado como parque nacional em 1934 e desde então já foi expandido várias vezes. Atualmente ele comporta em torno de 3.000 ilhas, dentre elas a ilha Itsukushima.

O Castelo Animado (2004)

Sinopse: Sofia é uma jovem de 18 anos que ajuda seu pai em sua chapelaria. Em uma de suas idas à cidade, a garota conhece Hauru, um mágico charmoso porém de índole duvidosa. Ao confundir a relação existente entre o mágico e a menina, uma feiticeira lança uma maldição em Sofia, fazendo com que ela tenha 90 anos. Após fugir, a menina encontra o Castelo Animado do mágico Hauru. Com muito cuidado para que possa esconder sua identidade, ela é contratada para realizar serviços domésticos no lugar e passa a se envolver com os moradores do castelo.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Colmar – França
Sobre o lugar: Colmar é uma comuna francesa e está situada em uma paisagem relativamente plana, banhada pelo Rio Lauch. Foi fundada no século IX. A cidade foi a última a ser liberada da ocupação alemã em 1945, após uma longa resistência das forças alemãs. Por isso, é possível observar uma forte influência alemã nas construções da cidade.

Princesa Mononoke (1997)

Sinopse: Um estranho demônio invade a aldeia de Ashitaka e o corajoso príncipe resolve enfrentá-lo. Ele luta com coragem e acaba derrotando o demônio, mas durante o combate o príncipe recebe um ferimento em seu braço e, consequentemente, é contaminado por uma maldição. Agora, Ashitaka precisa buscar a cura na floresta proibida, caso contrário, ele irá se corroer em ódio até se tornar o próprio demônio que derrotou e então, morrer. Em sua jornada, o príncipe vai enfrentar animais fantásticos, mistérios da natureza e também vai conhecer a pequena San, ou melhor, Princesa Mononoke.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Yakushima – Japão
Sobre o lugar: Essa é uma das ilhas do Japão, localizada ao sul de Kyushu. A ilha está coberta por uma densa floresta, sobretudo por uma árvore chamada Sugi. A empresa Honda tem usado o lugar como área de testes de seu novo motor movido à hidrogênio. Yakushima é um modelo para a sociedade, por ser totalmente livre de emissões de gases de efeito estufa.

A Viagem de Chihiro (2001)

Sinopse: O filme conta a história de Chihiro, uma garotinha mimada de 10 anos que fica furiosa ao saber que vai se mudar. Durante a viagem, o pai de Chihiro acaba se perdendo e a família vai parar perto de um túnel que não parece ter fim. Ao entrarem neste túnel eles vão parar em uma cidade sem nenhum habitante. Enquanto seus pais resolvem parar para comer, a garotinha segue explorando a cidade. Em seu passeio, Chihiro conhece Haku, um garoto que insiste para que ela vá embora o mais rápido possível. Quando a garota retorna para encontrar com seus pais ela descobre que eles viraram porcos enormes. Aí começa a grande aventura da menina, em uma cidade fantasma onde humanos não são bem-vindos.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Jiufen – República da China
Sobre o lugar: Jiufen é uma cidade reconhecida pelo seu turismo e atrai visitantes principalmente nos finais de semana. Durante a dinastia Qing, essa ilha isolada acomodou nove famílias, das quais eram requisitadas “nove porções” do carregamento que chegava junto aos navios. Daí futuramente viria a ser tirada a referência para o nome da cidade, que significa literalmente “nove porções”. A geografia local é predominantemente montanhosa, por isso é possível observar muitas escadarias e ladeiras estreitas na cidade.

Meu Amigo Totoro (1988)

Sinopse: Uma menina chamada Mei encontra uma passagem em seu quintal que a leva até um lendário espírito da floresta, chamado Totoro. A mãe de Mei está hospitalizada e seu pai está ocupado trabalhando e cuidando de sua mulher doente. Quando a menina tenta visitar sua mãe por conta própria ela acaba se perdendo na floresta e só Totoro é capaz de ajudá-la a encontrar o caminho de volta.

Estúdio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes.

Inspiração: Sayama Kyuryo – Japão
Sobre o lugar: Sayama Kyuryo é um parque localizado à oeste de Tóquio e é comumente usado para trilhas de bicicleta, principalmente na região próxima ao lago Sayama. O parque é bastante extenso, com vários lugares isolados para aqueles que preferem aproveitar um tempo sozinhos.

Veja também: Ilustrações dos personagens do Estúdio Ghibli no cenário do jogo Limbo


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.