in

Max Headroom | A misteriosa transmissão hacker completa 30 anos

Há 30 anos, acontecia um dos momentos mais bizarros da televisão americana. No dia 22 de novembro de 1987, às 11:15 da noite, em um episódio de Doctor Who no canal WWTW, em Chicago, uma misteriosa transmissão hacker de pouco mais de 1 minuto foi ao ar, deixando muitos telespectadores intrigados e assustados sobre o que estava acontecendo.

Nessa transmissão, vemos uma pessoa com a cabeça de Max Headroom, um personagem fictício que era uma espécie de inteligencia artificial muito famoso na época, tendo seu próprio programa de TV, filme e até uma propaganda da Pepsi.

Mas a versão do vídeo pirata era diferente. A pessoa estava com uma máscara de borracha, proferindo palavras difíceis de serem compreendidas e cantarolando em alguns momentos. O vídeo segue desse jeito estranho até uma parte em que o personagem faz uma referencia à propaganda da Pepsi de Max Headroom, mas em vez de falar o slogan do refrigerante, diz “catch the wave”, da concorrente Coca-Cola.

No final do vídeo, a pessoa com a máscara levanta, retira a cabeça de Max Headroom e começa a apanhar na bunda de uma figura feminina, finalizando o bizarro trecho e retornando ao episódio de Doctor Who, como se nada tivesse acontecido.

A transmissão

Até hoje não há informações sobre quem foi o misterioso hacker ou quais eram as reais as intenções dele, mas algumas pistas dadas pela polícia de Chicago ofereceram alguns detalhes sobre o ocorrido. Primeiro, a forma como os hackers conseguiram interromper a transmissão foi de que não havia nenhum técnico na torre de transmissão do canal naquela hora, sendo a oportunidade perfeita para alguém sintonizar na frequência do canal e realizar a transmissão pirata.

Segundo, analisando o cenário das imagens, a polícia descobriu que a transmissão foi gravada em um armazém perto da região. E não era a primeira vez que aquela transmissão tinha ido ao ar naquela noite, já que às 9:15 um trecho do vídeo tinha surgido por apenas 15 segundos e sem áudio. Talvez um teste dos hackers antes de sintonizarem de vez a transmissão.

A Federal Communications Commission (FCC) iniciou uma investigação na época, até mesmo oferecendo uma recompensa de $100.000 dólares para quem descobrisse quem foi o engraçadinho que hackeou a transmissão. Porém, o mistério nunca foi solucionado.

30 anos depois, a origem da transmissão mais troll da televisão americana continua um mistério. Você tem alguma suspeita de quem realizou essa transmissão?

Por Rodrigo Ribeiro, do Bastidores, nosso parceiro.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Os Senhores dos Dinossauros | Uma história mediana para uma trama meio épica

Você consegue adivinhar esses filmes com apenas um fotograma?