Game of Thrones

As visões de Bran no episódio 6×06 – “Blood of My Blood”

O retorno de Bran Stark (Isaac Hempstead), que não apareceu em Game of Thrones durante a 5ª temporada inteirinha, tem se provado crucial para a qualidade da série a cada episódio que passa. Suas visões são um deleite tanto para os leitores dos livros quanto para quem unicamente acompanha o seriado, e suas revelações têm restaurado a esperança de muitos fãs que já tinham até largado o show.

game-of-thrones-mais-de-20-imagens (24)

No episódio 6×06, “Blood of my Blood”, Bran tem algumas visões bastante interessantes, mas que foram muito rápidas e difíceis de acompanhar. Também é complicado fazer todas as ligações e referências na hora em que se assiste o episódio, por isso, depois de assistir a sequência algumas vezes, tirar prints, tomar notas, pesquisar e teorizar bastante, aqui está a análise da visão com todos os detalhes possíveis. Confira:

OBS: as imagens não estão na ordem em que aparecem durante a visão, mas separadas em passado, presente e futuro. Vale lembrar também que várias imagens se repetem durante a sequência.

VISÕES DO PASSADO

Ep. 6×05 “The Door” – Crianças da Floresta criando os White Walkers durante a guerra entre seu povo e os Primeiros Homens:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (51)

Aerys II Targaryen, também conhecido como “O Rei Louco”, após perceber que tinha perdido a guerra, ordenava ao Arquimestre Rossart, Mão do Rei, que iniciasse a destruição da cidade com fogovivo – sua ideia era matar meio milhão de habitantes e reduzir Porto Real a cinzas para que Robert não a conquistasse:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (17)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (38)

Os piromantes do Rei Louco espalhando sua grande reserva de fogovivo pelas várias passagens secretas de Porto Real. O fogovivo foi espalhado em pontos estratégicos para destruir a cidade totalmente. Há quem diga que esses piromantes não são do passado e sim do futuro, mas vou manter minhas apostas no passado porque A Conspiração do Fogovivo é parte importante (e secreta) da história das Crônicas de Gelo e Fogo, e Bran está tendo essas visões com algum propósito… Portanto, passado:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (36)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (37)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (40)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (41)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (58)

Sor Jaime Lannister, o único cavaleiro da Guarda Real na cidade, descobre os planos do Rei e resolve trair seus votos. Ele encontra e mata Rossart, dirigindo-se logo depois para a Sala do Trono, onde apunhala O Rei Louco pelas costas, recebendo pelo resto da vida o depreciativo apelido de “Regicida”:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (43)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (46)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (55)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (48)

Jaime então sentou-se no Trono de Ferro com a espada ensanguentada no colo e esperou para ver quem iria chegar e reclamar o trono. A pessoa foi Eddard Stark, em nome de Robert Baratheon:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (53)

Ep. 6×03 “Oathbreaker” – Eddard Stark, após o fim da Rebelião de Robert, na Torre da Alegria para resgatar sua irmã, Lyanna Stark:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (44)

Ao que tudo indica, Ned e Lyanna Stark, em seus últimos momentos de vida. A teoria mais famosa que envolve o segredo por trás da morte de Lyanna na Torre da Alegria diz que ela morreu dando a luz a uma criança – Jon Snow. Na imagem dá para ver que o que parece ser o torso dela está com um corte profundo e pode significar que os roteiristas planejam desmentir a teoria… Ou, na minha opinião, que o parto foi problemático e por estar sozinha na Torre, Lyanna tentou fazer uma cesariana em si mesma. Já estão surgindo diversas teorias, mas só vamos saber mesmo quando a segunda metade da visão de Bran for mostrada:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (45)

Ep. 1×01 “Winter is Coming” – A queda de Bran. Vale citar que ele não se lembra que viu Cersei e Jaime naquele dia, muito menos que Jaime foi quem o empurrou:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (1)

Ep. 1×09 “Baelor” – Eddard Stark é executado:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (32)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (33)

Ep. 1×10 “Fire & Blood” – O nascimento dos dragões de Daenerys:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (27)

Ep. 2×10 “Valar Morghulis” – Sam é surpreendido por um exército de wights liderados por White Walkers no Punho dos Primeiros Homens:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (15)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (19)

Ep. 3×09 “Rains of Castamere” – Robb Stark é executado por Roose Bolton no Casamento Vermelho:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (47)

Ep. 3×09 “Rains of Castamere” – Robb Stark cai de joelhos em frente a sua mãe:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (50)

Ep. 3×09 “Rains of Castamere” – Catelyn Tully é executada pelas mãos de Black Walder Rivers no Casamento Vermelho. Ok, se a Lady Stoneheart não aparecer agora – ainda mais depois que a Irmandade Sem Bandeiras foi citada no mesmo episódio destas visões – eu juro que enterro minhas esperanças e não falo mais sobre isso. Se até Torre da Alegria e Rei Louco a gente viu, por que não Lady Stoneheart?

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (25)

Ep. 4×02 “The Lion and the Rose” – Bran tem algumas das mesmas visões que teve quando tocou um Represeiro nesse episódio:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (34)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (10)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (35)

Ep. 4×04 “Oathkeeper” – O Rei da Noite transforma o último filho de Craster em White Walker:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (29)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (28)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (30)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (31)

Ep. 5×08 “Hardhome” – Bran vê muitas passagens da maior batalha entre White Walkers/Wights e humanos que a série já teve. Várias cenas marcantes do massacre de Hardhome aparecem e se repetem, valendo destacar algumas:

A cena em que o Jon Snow mata um White Walker:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (52)

Rei da Noite levantando todos os mortos:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (4)

Karsi, a personagem que todo mundo amou instantaneamente e sofreu porque foi arrancada dos nossos braços antes mesmo que pudéssemos aproveitá-la. Espero que esse close signifique que ela vai voltar:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (24)

E todas essas outras:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (18)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (16)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (14)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (13)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (12)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (9)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (7)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (6)

Ep. 6×05 “The Door” – Bran revive o momento em que encara o exército de wights do Rei da Noite:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (8)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (5)

Ep. 6×05 “The Door” – O momento em que o Rei da Noite toca o braço de Bran se repete. Provavelmente uma lembrança de que agora ele está marcado – embora a extensão do que isso significa ainda seja incerta:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (20)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (21)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (22)

VISÕES DO PRESENTE

Em meio à toda bagunça de informações em que estava mergulhado, Bran conseguiu ver que os wights ainda estavam lhes perseguindo. Ele abre os olhos e avisa Meera alguns momentos antes deles chegarem, mostrando que mesmo que não se sinta preparado, Bran está conseguindo entender seus poderes e controlá-los. É realmente um momento muito importante, já que mais tarde Benjen Stark/Mãos-Frias lhe diz que agora ele é o Corvo:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (11)

Não consegui pensar num momento exato para essas imagens, então pesquisei a opinião de outros fãs e, aparentemente, ninguém sabe. A galera tá apostando que é Drogon sobrevoando as ruínas de Valíria, e como ele tá bem grandinho, resolvi colocar no presente. Opiniões e teorias são bem-vindas:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (26)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (23)

VISÕES DO FUTURO

Um dragão sobrevoando Porto Real. Essa é uma visão repetida do episódio 4×02 “The Lion and the Rose”, e embora possam rolar dúvidas sobre ser uma visão da chegada dos dragões de Daenerys em Westeros, ou do desembarque de Aegon, o Conquistador, há cerca de 300 anos, é fácil notar que se trata de Porto Real:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (56)

Na visão original, da quarta temporada, é possível vislumbrar a Fortaleza Vermelha e outras partes da cidade. Historicamente, quando Aegon chegou, a cidade ainda não existia, por que “King’s Landing” (Pouso do Rei, em tradução literal) recebeu esse nome por sua causa:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (59)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (60)

Fogovivo explodindo as passagens secretas de Porto Real. Já que Jaime Lannister impediu que os planos do Rei Louco se concretizassem, essa não é uma imagem do passado. Desde a época do Rei Louco, milhares de frascos de fogovivo estão no subterrâneo de Porto Real, distribuídos embaixo do Fosso do Dragão, do Grande Septo de Baelor, em cada um dos sete portões e até mesmo embaixo da Fortaleza Vermelha. Ninguém os tirou de lá:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (39)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (54)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (57)

Eis que no episódio 2×05 “The Ghost of Harrenhal”, Tyrion Lannister, então Mão do Rei Joffrey Baratheon, descobre que Cersei encomendou da Guilda dos Alquimistas milhares de jarras de fogovivo – já haviam sido produzidos mais de 7 mil naquele momento, fora os espalhados pela cidade pelo Rei Louco. Ele então diz que a Guilda não irá mais fabricar fogovivo para Cersei, mas sim para ele. Tyrion utiliza muitos desses frascos durante a Batalha da Água Negra, mas é pouco provável que tenha usado tudo, possivelmente a Guilda tenha continuado produzindo a substância e, como dito anteriormente, a herança do Rei Louco ainda está lá esperando.

O que me lembrou da visão que Daenerys tem na Casa dos Imortais, onde a Sala do Trono está em ruínas e, em um primeiro momento, achei que estivesse nevando (Winter is coming, etc), mas podem ser as cinzas de Porto Real consumida pelo fogovivo. Será?

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (3)game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (1)

Uma das visões de Bran do episódio 4×02 “The Lion and the Rose” é a Sala do Trono igualzinha à visão da Daenerys, só que sem ela:

game-of-thrones-visoes-de-bran-blood-of-my-blood (62)


Talvez Cersei se torne uma Rainha Louca devido à crescente ameaça da Fé Militante, use fogovivo pra explodir o Septo de Baelor com todos os pardais e acabe destruindo Porto Real, símbolo do poder absolutista, da monarquia em Westeros?

E quando Daenerys chegar, vai encontrar apenas as cinzas, como em sua visão?

Será que a ordem cronológica em que as cenas foram mostradas quis enviar uma mensagem sobre uma nova forma de matar wights? No caso, utilizando fogovivo?

Por que o Corvo de Três Olhos mostrou para o Bran as mortes da sua família, mas não mostrou os responsáveis pela sua queda?

Qual sua teoria? Conte nos comentários!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.