Constantine

15 easter eggs do primeiro episódio da série

Embora Constantine só chegue no Brasil no dia 07 de novembro pelo canal Space, o primeiro episódio já estreou na gringa e já está bombando na locadora torrent. Se você ainda não assistiu, SAIA JÁ DAQUI PORQUE TEM SPOILERS (mas volte depois que assistir, ok?).

Eu assisti algumas vezes, visitei alguns sites, fiz minhas pesquisas aqui e ali e preparei essa matéria com o melhor que meus dons investigativos puderam oferecer pra identificar todos os easter eggs e referências que os roteiristas colocaram no episódio 01×01 da série, intitulado “Non Est Asylum”. Leia com carinho:

1 – Ravenscar

Constantine-Ravenscar-easter-egg

Logo na primeira cena, já rola um exorcismo sinistro com John Constantine (Matt Ryan) pulando em cima de um demônio e pintando as paredes com sangue, certo? ERRADO! Na real, sua primeira aparição na TV não é em um ritual sobrenatural, ou andando pelas ruas de Londres sob a escuridão, ele tá internado na “Clínica Psiquiátrica de Ravenscar para os Mentalmente Perturbados” (nos quadrinhos, se chama Complexo de Segurança Ravenscar). Esse é o lugar onde a versão dos quadrinhos de Constantine passou 2 anos internado, depois da sua primeira tentativa (falha) de exorcismo (continue lendo que você vai entender).

2 – Dr. Roger Huntoon

easter-eggs-constantine-4

Ele não é chamado pelo nome nenhuma vez, mas o médico que conversa com Constantine é o Dr. Roger Huntoon (Miles Anderson) – só olhar ali na mesa dele. Além de dirigir Ravenscar, nos quadrinhos, Huntoon já trabalhou no Arkham e escreveu o livro “Pow! Psychology: Understanding the Super-Men (and Women)” e já fez aparições em Sandman, Animal Man e Swamp Thing.

3 – Newcastle

Newcastle

Os acontecimentos de Newcastle são muito importantes pra desenvolver o personagem Constantine dos quadrinhos e estarão presentes da série de TV. Newcastle é uma cidade real do nordeste da Inglaterra (Newcastle Upon Tyne), e a trama provavelmente vai mostrar alguns insights dos eventos sangrentos que ocorreram lá, com a presença de John e outras pessoas (calma, continue lendo que eu vou explicando).

4 – Astra

constantine-condemned-girl2

astra-logueO episódio piloto mostra o que aconteceu em Newcastle e levou Constantine para Ravenscar. Claaaaro que não mostra detalhadamente, com linha do tempo correta e tudo mastigadinho. Na verdade, são apenas alguns flashes na cabeça de John, lembrando da tragédia. Eis o que rolou nos quadrinhos e, provavelmente, rolará na TV (não dou certeza que rolará assim porque adaptações podem mudar alguns pontos): Constantine e sua banda chegam em Newcastle para uma apresentação, mas se deparam com uma cena de assassinato e uma jovem possuída, chamada Astra Logue. Astra conta pra John os abusos que sofria do próprio pai e como não aguentava mais essa situação, um ser demoníaco brotou do seu sofrimento. A menina é declarada como culpada e, numa tentativa de salvá-la, John (que tinha pouco conhecimento sobre magia na época) decide invocar o demônio Sagatana para enfrentar a criatura, mas o exorcismo falha e a alma de Astra é condenada ao inferno. Quem interpreta Astra na série é Bailey Tippen.

5 – Nergal

nergal-constantine

A identidade do demônio responsável pela condenação de Astra só é dada na conclusão do episódio: Nergal. Para derrotar um demônio, é preciso saber seu verdadeiro nome, e é por isso que Nergal levou a alma de Astra, já que na época, John não sabia o verdadeiro nome do demônio quando o conjurou em Newcastle e acabou perdendo o controle da situação – isso explica por que encontrar o nome “Furcifer” foi tão importante antes de qualquer outra atitude tomada pra salvar Liv, e também justifica o fato de logo na primeira cena de exorcismo em Ravenscar, John ordenar ao demônio que possuiu a paciente que revelasse seu nome. Nergal é uma figura-chave na vida de Constantine e eles ainda vão bater de frente em vários momentos. Nos quadrinhos, rola até uma transfusão de sangue entre os dois.

6 – Ritchie Simpson

089

Na série original, Ritchie Simpson é um amigo de Constantine que acaba por virar um demônio. Ele é um dos membros da Newcastle Crew, que presenciou a tragédia em Newcastle (ficou claro que, na série, ele também foi testemunha da tragédia) e depois disso, deu um rumo interessante para a própria vida. Ele uniu seu conhecimento em magia com ciência da computação e se tornou um “tecno-mago”. Com sua inteligência, magia e ciência a seu favor, Simpson foi capaz de descobrir a 5ª dimensão da existência e transportar sua consciência para lá – a má notícia é que ele acabou preso para sempre no cyberespaço. Desse ponto em diante, ele se transforma numa espécie de “tecno-demônio”, onde assume uma forma humanoide, incandescente, crepitante e elétrica.

easter-eggs-constantine-7

A versão televisiva de Simpson (Jeremy Davies) é um pouco diferente, mas a quantidade de robôs de brinquedo (destaque para o Mr. Machine) que decoram seu escritório podem ser uma referência ao seu futuro, ou apenas uma homenagem ao seu “eu” dos quadrinhos.

7 – Ivy University

constantine-ivy-university

Ainda falando do nosso tecno-mago favorito, Ritchie Simpson é PhD em Metafísica e leciona numa universidade deveras curiosa, chamada Ivy University. Pode soar como um nome genérico, mas dá uma cutucadinha na sua memória: é a mesma universidade onde Ray Palmer (e, mais tarde, Ryan Choi) também trabalhou.

Ray Palmer é um personagem presente nas séries da DC, e atualmente, é interpretado pelo ator Brandon Routh (Superman – O Retorno) na 3ª temporada da série Arrow. Imagina se rola um crossover?

8 – Elmo de Nabu

easter-eggs-constantine-2

Os fãs da DC, especialmente aqueles que assistiam Smallville, reconheceram de cara o objeto dourado que a Liv pegou assim que chegou na casa do falecido pai. Eu já vi por aí chamarem o Elmo de vários nomes, como Elmo do Destino, Capacete do Senhor Destino, Máscara do Destino, Elmo Dourado… ENFIM! O nome certo é “Elmo de Nabu”, e é o Elmo que pertence ao Sr. Destino, que permite que ele invoque magias de níveis altíssimos e que seja possuído pela personalidade de Nabu. Qualquer um que use o Elmo deve ter uma certa resistência mística ou perde a racionalidade por algum tempo. De qualquer forma, o usuário é possuído por Nabu.

9 – O cajado Ibistick

Ibis the Invincible

Na mesma cena do Elmo de Nabu, surge o Ibistick de relance, ao fundo. O cajado Ibistick é um talismã muito poderoso, criado pelo deus egípcio Tot. Seu dono era “Íbis, o Invencível”, que era capaz de qualquer feito graças ao Ibistick, como formar campos de força em volta de cidades, transportar a si mesmo e a outras pessoas pelo espaço ou tempo, curar, ressuscitar ou dar superpoderes a outras pessoas e materializar objetos no ar. O Ibstick pode ser usado por qualquer um, mas não afeta Íbis diretamente, bem como não pode ser usado diretamente contra determinados mágicos.

10 – A Caixa de Pandora

easter-eggs-constantine-1

Essa caveira macabra de três olhos é a Caixa de Pandora e, bem como o mito grego, é o lugar os deuses trancaram todos os males e pecados quando criaram o mundo. Graças à irresponsabilidade de uma menina muito curiosa, que abriu a caixa pra dar uma olhadinha no que tinha dentro, todos esses males foram liberados e assolam a humanidade desde a aurora dos tempos.

O que me fez ficar particularmente pensativa sobre esse easter egg, foi o fato dos roteiristas da série do Flash estarem dando a entender que os rumos do Velocista Escarlate vão chegar na Crise nas Infinitas Terras. Aí o Constantine aparece com a Caixa de Pandora, que foi crucial para a Guerra da Trindade e abre brecha para o surgimento de Pandora, a personagem responsável pelo renascimento do Universo DC no final de Flashpoint. E AÍ, SERÁ QUE ROLA?

11 – A Máscara de Medusa

easter-eggs-constantine-5

Mais um artefato místico poderoso e perigoso, a Máscara de Medusa estava sob posse do Pirata Psíquico, um super vilão do Universo DC, que usava a máscara para controlar as emoções das pessoas que olhavam para sua face, causando medo, alegria, paixão, etc. O artefato também fazia com que o vilão sentisse as emoções residuais de suas vítimas, o que pouco a pouco foi desestabilizando sua sanidade. Ele foi membro da Sociedade Secreta dos Supervilões e traiu ambos, heróis e vilões, ficando do lado do Antimonitor durante a Crise nas Infinitas Terras.

Constantine-Pilot-Medusa-Mask-Psycho-Pirate-Easter-Egg

Não se sabe o porquê, mas ele é um dos pouquíssimos personagens que relembram como era o Universo DC Pré-Crise, e permaneceu como interno do Asilo Arkham desde então. A máscara está exposta ao lado do espelho que distorce o tempo, na sala da casa de Jasper.

12 – Zatanna?

easter-eggs-constantine-3new-zatanna1

Há um motivo para que os easter eggs se chamem assim: eles estão escondidos. Às vezes é preciso de paciência e de um olho clínico pra conseguir pegar as sacadas que os roteiristas deixam ali pra gente. Neste caso é exatamente o que acontece. Há uma mensagem rabiscada em um quadro-negro, onde se lê a frase “More Than This” (mais do que isso), escrita ao contrário. Ok, eu sei que existem inúmeras razões pra qualquer mente excêntrica (principalmente se essa mente saiu dos quadrinhos) escrever frases invertidas por aí, mas no reino da magia da DC Comics, o poder dos comandos invertidos é, geralmente, associado a Zatanna, uma feiticeira poderosa cujas as habilidades são, aparentemente, genéticas.

13 – Zed Martin

nbcs-constantine-could-include-swamp-thing-zantana-and-more

Zed é um antigo interesse amoroso de Constantine, filha rebelde de uma família evangélica e uma artista talentosa. Se você se apegou à Liv, sinto muito, mas já foi avisado pela produção que a atriz foi demitida e no próximo episódio a estrela será Zed, vivida por Angelica Celaya, que assumirá o posto de personagem feminina da série.

14 – Os rascunhos de Zed

constantine-comic-book-art

“Who would walk with me?”

Quem seria louco ou louca o bastante pra ficar ao lado de John Constantine? Tudo indica que a resposta é Zed, uma de suas maiores parceiras nos quadrinhos, que é vista no final do episódio fazendo vários desenhos dele. Inclusive, esses desenhos lembram várias imagens famosas e clássicas das páginas de Hellbalzer.

15 – Objetos na bancada

easter-eggs-constantine

Juro que eu tentei de todas as formas possíveis, mas não consegui chegar a uma resposta 100% específica pra essa besta e esse busto em cima da bancada na casa do Jasper. A besta pode ser algo relacionado a Demon Knights e aquele busto pode ser uma referência ao Mago Shazam ou ao Ibis (desculpa galera, foi o máximo que consegui).

VEJA TAMBÉM: Gotham | Os easter eggs do primeiro episódio da série

Perdi algum easter egg dessa estreia de Constantine? Comenta aí!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.