Bicrossers

O terrível episódio do ‘Ladrão de Umbigos’

Para quem nasceu no final da década de 80 e inicio da década de 90, provavelmente vai se lembrar desse seriado. Na época que citamos anteriormente, a programação de algumas emissoras foram infestadas com séries nipônicas, mais conhecidas como “Tokusatsu“. A culpa disso tudo foi do Jaspion, bastou exibir esta série, para a TV Manchete abrir as pernas para o oriente.

Relembrando alguns nomes que fizeram sucesso na emissora como“Policial de Aço Jiban”,”Jiraiya: O Incrível Ninja”, “Esquadrão Especial Winspector”, “Esquadrão Relâmpago Changeman”, “Comando Estelar Flashman”, “Cybercops, os Policiais do Futuro”, “Black Kamem Rider”, além dos clássicos ‘infomerciais’ da Polishop.

O sucesso do segmento foi tão grande na extinta Rede Manchete de Televisão, que a Rede Globo resolveu colocar um tokusatsu na grade da sua programação também. O programa era exibido na extinta “Sessão Aventura”  após a “Sessão da Tarde”.

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Bicrossers

Para anunciar a atração, a Globo fez uma chamada usando a “voz padrão” da emissora. Dessa vez eles não aprontariam as famigeradas “altas confusões”, mas sim, dois motoqueiros escolhidos por alienígenas para salvar o planeta Terra. Veja: 

O nome era Bicrossers (Kyodai Ken Byclosser) e, nos Estados Unidos, era chamado de “Bycrossers” – um tokusatsu de um dos mais importantes autores de séries da Toei Company, o Shotaro Ishinomori, o mesmo que criou o conceito de “Sentai” e personagens como Kamen Rider, Machine Man, Patrine, etc.

Leia mais: Jaspion, Jiraiya, Jiban e outros estão disponíveis em serviço de streaming

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Bicrossers

O tokusatsu conta a história dos irmãos Mizuno, Ken e Ginjiro, nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia e dos poderes mentais, eles se comunicam entre si e conseguem ouvir qualquer som a longa distância. Eles se transportam para quarta dimensão e acabam se transformando nos “Bicrossers” do espaço quadridimensional. Assim surgia Bicrosser Ken e Bicrosser Gin, que unidos eram nada mais nada menos que  “Os Bicrossers”.

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Bicrossers

O “Terrível episódio do Ladrão de Umbigos“, ficou muito famoso nos anos 90 por aterrorizar as crianças daquela geração e, acredite, eu também fui aterrorizado por ele. A imagem abaixo é de um print retirado da extinta comunidade do tokusatsu no falecido Orkut. Ela pode dar um exemplo de quão aterrorizante foi esse episódio.

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Print de um tópico de uma comunidade do Orkut

Neste episódio, uma espécie de capeta oriental sugava o umbigo das crianças para depois conseguir um determinado poder, através dos umbigos dos baixinhos – o capiroto de olhos puxados – tinha uma senhora arma para destruir a humanidade.

Leia mais:  25 melhores animes para assistir no Crunchyroll

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Bicrossers

Mas por quê o umbigo? Simplesmente porque na série, o umbigo dava o equilíbrio à criança. Pode reparar no vídeo, como a criança fica desequilibrada quando está sem o seu umbigo. O capiroto coletando os umbigos das criancinhas conseguia o equilíbrio necessário do poder e consequentemente alcançava o seu objetivo.  Veja no vídeo abaixo como era essa bizarrice.

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

(Capa da série no Japão)

Bicrossers | O terrível episódio do 'Ladrão de Umbigos'

Procedimento de um dos golpes da dupla

Apesar do Shotaro Ishinomori ter criado o conceito de Sentai, o tokusatsu Bicrossers é enquadrada no que chamam de “MetalHero”. É a mesmo que “Metalder”, “Machine Man”, “Shaider”, “Sharivan” e “Spielvan”.  Ou seja, séries de um ou no máximo dois heróis. Os super sentais são formados por mais heróis como o caso de “Power Rangers”, “Flashman”, “Changeman”, “Cybercops”, etc. 

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.